TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento e Cultura Organizacional

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Rio Claro

2017


Márcia Mendes[pic 6]

[pic 7]

Comportamento e Cultura Organizacional

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera Educacional de Rio Claro.
Orientador: Deise Veríssimo Ferreira
.


Rio Claro

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

APÊNDICE        11

ANEXO        12


1 INTRODUÇÃO

As empresas estão sempre em constantes adaptações, e com os avanços tecnológicos são necessárias mudanças tanto de visão como de comportamento.

Entretanto algumas empresas possuem gestores que ainda utilizam de métodos antigos de trabalho, e estes tem certas dificuldades em se relacionar com seus colaboradores e de motivar sua equipe.

Empresas que tem como objetivo seus colaboradores, acaba ganhando destaque sobre as outras, agregando valor a sua imagem perante o cliente e as pessoas ao seu redor. Na organização há diferentes pessoas com diversidades de cultura, idéias e gerações.

Durante a execução deste trabalho serão apresentados alguns conflitos entre as gerações X e Y, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre a área de comportamento organizacional. Entender sobre a cultura e hierarquia de cada empresa, os conflitos individuais e coletivos com todos os envolvidos com a mesma seus colaboradores.

1.1 O Problema

Quais os impactos que o clima organizacional pode ocasionar?


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Elaborar uma pesquisa que permita o entendimento sobre comportamento organizacional e tudo que se engloba dentro do assunto.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Estudar e analisar as necessidades de cada indivíduo a fim de perceber como as diferenças podem impactar na cultura organizacional.
  • Analisar as interferências pessoais e do ambiente no clima organizacional.
  • Definir as características principais da cultura organizacional de uma empresa.


3 JUSTIFICATIVA

O comportamento organizacional é de grande importância para qualquer empresa, pois ela interfere no valor que a empresa vai apresentar aos clientes, fornecedores e se não obter um bom comportamento e um bom relacionamento entre os colaboradores, pode haver problemas futuros com a empresa.

Portanto podemos definir comportamento organizacional como cada individuo reage aos acontecimentos dentro da empresa, ou seja, sua maneira de pensar, agir e se relacionar.

O mercado atual é altamente competitivo e de constantes mudanças e é indispensável que as organizações avaliem o clima organizacional para que as empresas tenham o conhecimento dos fatores que possam influenciar de forma positiva ou negativa nos comportamentos e ações de seus colaboradores por isso, é imprescindível que elas mapeiem e identifiquem constantemente as reações internas e externas que interferem no desenvolvimento de suas atividades.

O clima organizacional poderá ser um indicador tanto dos pontos fortes da organização como da necessidade de melhorar e mudar, porque conhecer o clima interno da empresa poderá de alguma forma possibilitar a avaliação dos conflitos entre as práticas organizacionais e as pessoas, constituindo um modelo de diagnóstico capaz de obter subsídios para a estruturação de um ambiente de trabalho mais harmonioso, saudável e produtivo.


[a]

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste tópico é importante apresentar o referencial teórico pesquisado pelo autor sobre o tema. É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico.

Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de acordo com a Norma da ABNT atualizada para o ano de 2016.

A fonte do texto deve ser Arial, com tamanho 12. Exceto nas legendas de figura relativas à Fonte, e nas citações diretas com mais de 3 linhas, onde utiliza-se o tamanho 10.  

Quanto as citações, atente-se para que as faça de acordo com as normas. No livro de Metodologia disponível no AVA, o aluno encontra as instruções detalhadas para a inserção dos diferentes tipos de citação. Observe algumas dicas no Quadro 1.

Quadro 1 – Tipos de citações

Tipo de citação

Observação

Citação direta curta

Citações diretas com menos de 3 linhas devem ser apresentada diretamente no corpo do texto. Coloca-se a citação entre aspas ou itálico no corpo do texto, contendo sempre a referência ao devido autor. (AUTOR, ANO, páginas).

Citação direta longa

Uma citação direta longa é utilizada quando se apresenta trechos de mais de 3 linhas de uma obra. Neste caso faz-se um recuo de 4 cm, a fonte utilizada é Arial 10 e espaçamento simples, sem aspas ou itálico.

Citação Indireta

É a citação de um texto, escrito por outro autor, sem alterar as idéias originais.

Na citação indireta reescreve-se a idéia do autor com suas palavras, e deve-se obrigatoriamente referenciar o autor também no esquema chamado de autor-data (AUTOR, ANO, páginas).

Citação de citação

É a citação que se faz de outro pesquisador que ampara o trabalho. Utiliza-se neste caso o apud.

Fonte: Dos autores (2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (521.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com