TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Compotamento Organizacional

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.361 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

 

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professora: Ma. Cristiane Vinholi de Brito

Introdução

Neste trabalho mostraremos os conceitos sobre Comportamento Organizacional que é um campo que estuda o impacto sobre os indivíduos, grupos e a estrutura que têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o proposito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional e também Inovar, ter novas ideias nas organizações e grandes resultados como a estabilidade da empresa, visando lucros maiores e crescimento de toda a organização.  Liderança é um dos requisitos necessários para dirigir e coordenar as atividades de um grupo e alimentar o trabalho em equipe, acima de tudo é uma questão de sobrevivência e exige dedicação e persistência.

A percepção pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. A importância da percepção para as organizações, é que o comportamento das pessoas baseia-se em sua percepção da realidade, e não da realidade em si e trataremos a organização mais especificamente como um conjunto de relações de ordem estrutural (direção, planejamento, operação e controle), que mantém uma empresa em funcionamento. Apesar dessa especificidade, compreendemos que a comunicação organizacional abrange todo tipo de organização social, pública ou privada.  As estratégias da comunicação devem estar centradas nos três elementos do discurso, a estratégia focada no ethos visando às credibilidades pessoais do emissor.  Deve reforçar o seu caráter tornando visível o seu conhecimento na atuação, o seu caráter ético e profissional.  A estratégia focada no pathos deve buscar e despertar as emoções dos ouvintes de modo a fazê-las concordar com a mensagem.  O conceito de comunicação esta intimamente ligada a competitividade da empresa e a sua sobrevivência e a capacidade do administrador de obter bons resultados utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis no qual todo trabalho realizado em conjunto geram resultados satisfatórios.

Capitulo 1

Definição de Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático de Comportamento Humano focando ações e atitudes dos indivíduos.  As finalidades do Comportamento Organizacional correspondem a Explicação, Previsão e Controle que nos ajuda a identificar determinados acontecimentos, tomarmos a decisão correta e assim contribuir valiosamente para o trabalho eficaz evitando assim baixa produtividade, absenteísmo e alta rotatividade.  Devemos nos preocupar muito dentro das empresas com relação à estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho e habilidades pessoais e isso requer um bom planejamento.  O Comportamento Organizacional é um campo que estuda os indivíduos, grupos e a estrutura de trabalho dentro das organizações, com o proposito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.  Uma empresa bem estruturada com certeza terá a Satisfação constante de seus clientes, e organizações bem sucedidas precisão encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade, ou estará fadada a morte.  Os funcionários de uma empresa podem contribuir para o sucesso ou não dela, por isso devemos investir muito nas habilidades humanas, bem como, motivação, liderança, treinamento, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, qualidade e acima de tudo aprender a trabalhar com pessoas de diferentes culturas.   Dentro do Comportamento organizacional que tem uma ampla análise, tanto interna, quanto externa, que possibilita o acompanhamento e o monitoramento da satisfação, e do comprometimento dos colaboradores com a empresa.  Essas análises contribuem para o desenvolvimento de estratégias e ações que visam a potencialização das pessoas e a máxima produtividade e qualidade nos serviços prestados. Desafio importante no comportamento organizacional: motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações. Levando a mesma a obter um diferencial competitivo.

Temos alguns comentários de excelentes mestres no assunto e suas definições com relação a Comportamento Organizacional e aos sistemas Abertos e Fechados, que nos dão uma pequena visão da grande necessidade de estarmos atento a estas novas mudanças no mercado.

Autores

Comportamento Organizacional

Sistemas Abertos

Sistemas Fechados

Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner

Livro: Gestão Estratégica de Resultado

Publicado em: 2004

Pag. 65

Nosso ponto de partida são determinados pressupostos sobre o comportamento humano, hoje aceitos pacificamente na Psicologia Social. Uma imagem que nos permite compreender a complexidade do Comportamento é a de um iceberg.

Sistemas Abertos como os sistemas biológicos e sociais, as células, a planta, o homem, a organização e a sociedade.

Sistemas Fechados os sistemas físicos, as máquinas, o relógio ou termostatos.

James L. Bowditch e Anthony F. Buano

Livro: Elementos de Comportamento Organizacional

Publicado em: 2000

Pag. 15

O campo do Comportamento Organizacional tornou-se um elemento de importância crescente na formação de Administradores.

Sistemas que interagem com seu meio ambiente e sejam influenciados por forças externas são definidos como Sistemas Abertos.

Sistemas completamente auto-suficientes, que não envolvam qualquer interação com o meio ambiente são chamados de Sistemas Fechados.

Capitulo 2

Conceito de Inovação

        Inovar é ter como objetivo trazer ganhos para a empresa, atingir metas e principalmente reduzir custos, e ter capacidade de agregar valores aos produtos de uma empresa diferenciando ainda que momentaneamente no ambiente competitivo, criando novos produtos, serviços e gerando novo método de trabalho que quando aplicado gera resultados melhores para a empresa do que os resultados que tinham antes da aplicação.  Onde estabelece um crescimento junto à empresa pela inovação tanto tecnologicamente quanto na pratica, investir nos funcionários é uma ação fundamental tão importante quanto inovar na tecnologia trazendo resultados positivos.  Inovar é ter novas ideias, nas organizações tem grandes resultados como crescimento da empresa, visando lucros maiores e crescimento de toda a organização.   Pode ser visto como processo que se desenvolve ao longo do tempo buscando opiniões, avaliando propostas e aplicação de novas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com