TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Case Argo

Por:   •  3/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

EQUIPE ZETES - DESAFIO 1

O que está acontecendo entre o Board e o CEO da Argo Menthor?

A equipe ZETES procurou entender todo o contexto da Argo Menthor, integrantes do Board e acontecimentos através das pesquisas sobre históricos publicados, respostas do oráculo Pitonisa, mas, principalmente, associando à metáfora condutora Argonautas.

Primeiramente, entendemos que a crise na empresa começou com a publicação em 15 de abril de 2012 no Daily Community Alert sobre o derramamento de produtos químicos no rio Gâmbia ocorrido em janeiro do mesmo ano. Isso acarretou a abertura de uma sindicância interna a partir dessa mesma data, para avaliar as causas do que, segundo o novo CEO Jason Higgins, foi um infeliz acidente.

Essa sindicância, com certeza, irá envolver profundas auditorias sobre as práticas realizadas até aquele momento. Isso também passará por avaliar as tomadas de decisões dos principais gestores, que atuavam até aquele momento e hoje fazem parte do Conselho Efetivo da empresa.

Segundo respostas do oráculo Pitonisa, a crise entre Board e CEO é referente à responsabilidade ambiental. Nessa mesma linha das respostas, também temos a informação de que o desastre não foi proposital, não foi desenvolvido produto fora de compliance e o acidente não foi responsabilidade de alguém da liderança executiva.

Partindo para associação à metáfora condutora Argonautas, temos similaridades de personagens que podemos desenvolver um raciocínio comparativo para entender melhor o contexto.

O CEO anterior a Jason Higgins, John Pelias, é tio de Jason, um dos fundadores da Argo Menthor e que foi CEO por mais de 10 anos.

John Pelias pode ser associado ao personagem da mitologia rei Pélias, que incumbiu a Jasão, seu sobrinho (Jason Higgins), a missão entendida como impossível de trazer o velocino de ouro, que podemos associar à estabilidade, credibilidade, sustentabilidade da empresa.

Na mitologia, o rei Pélias tem em Jasão uma ameaça a seu trono. Isso pode ter relação, no caso da empresa, ao fato de Jason Higgins assumir a função de CEO após o “reinado” de John Pelias, que ainda está no Board e tem relação com a gestão envolvida na ocasião do acidente ambiental.

Nessa missão, Jasão (Jason Higgins) tem ao seu lado 50 heróis Argonautas para ir em busca do velocino de outro. Isso pode ter associação ao novo grupo de executivos e grupos de trabalho que Jason tem e está formando ao seu lado para a busca das respostas para a estabilidade da empresa.

Na mitologia, há a citação de que os Argonautas foram enganados pela noite por cruel tempestade que mataram amigos por não conseguir reconhecê-los como tal. Aqui, pode ser feita uma alusão à crise gerada pelo vazamento de poluição e com o cuidado em apurar e averiguar para não “matar” amigos, condenar sem provas.

Na missão de Jasão em Argonautas, venceram um gigante, Amico, que desrespeitava as regras de hospitalidade e recebia com luta e morte todos os visitantes. Isso pode indicar a necessidade de muita atenção nas tratativas com Robert Amico, que hoje é diretor jurídico da Argo Menthor e passou a ser membro efetivo do Conselho há três anos, acumulando as funções de Conselheiro e diretor da área Jurídica. Ele pode ser um resistente à sindicância por estar envolvido na gestão averiguada.

Outro personagem é Phineu, que pode ser associado ao presidente do Conselho e membro efetivo Michael Fineas. Ele atuou na Argo Menthor por 25 anos, chegando ao posto de diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, onde atuou até a perda completa de sua visão. Na mitologia, Phineus ignorou a recomendação de Zeus em jamais revelar os segredos dos deuses do Olimpo e como castigo Zeus tirou-lhe a visão e enviou as Harpias para persegui-lo.

Phineu pediu ajuda aos Argonautas para livrar-se das Harpias e prometeu revelar o melhor caminho para atravessar as Simplégades, que eram as rochas azuis que se abriam com a aproximação dos navios, mas, que se fechavam antes que o navio tivesse feito a travessia e esmagava toda tripulação.

Nessa linha de raciocínio, Michael Fineas seria um aliado de Jason Higgins na busca da verdade e sustentabilidade da empresa. Pelos seus 25 anos na empresa, ele conhece muitas informações, decisões e pode ser grande aliado de Jason.

A informação do melhor caminho para atravessar as rochas azuis pode ter alusão a Peter Benson. Peter, Pedro, significa pedra, rochedo. Peter Benson é ex-diretor financeiro da Argo Menthor, trabalha há 18 anos e é membro efetivo do Conselho há três anos. Nesse sentindo, também estaria envolvido no grupo de executivos que administravam a empresa na ocasião do acidente em Gâmbia e pode ter resistência na apuração e exposição de toda verdade.

O Board da Argo Menthor é formado por sete profissionais. Dentre eles, John Pelias, Peter Benson e Robert Amico, Conselheiros Efetivos e com passado nas operações da empresa. Eles podem representar um problema para Jason na apuração da veracidade e legitimidade das informações necessárias para a solução da questão da infração ambiental.

Dos outros quatro membros do Board, o presidente do Conselho Michael Fineas pode representar um importante ponte para adquirir respostas em como lidar com as questões e apuração junto aos três membros mais antigos, indicando que por seu histórico esteve envolvido em muitas decisões e descobertas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com