TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolve competência – Competência/Frequência

Por:   •  13/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.757 Palavras (16 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 16

Projeto Integrador

Alunas: Gretch Silva Vidal e Priscila Angélica de Oliveira Cristo

Turma: 025.2021.0040

Modelo da turma: Desenvolve competência – Competência/Frequência

Título Plano de Ação: A busca para uma educação de qualidade e igualdade

Status: ( x ) Ativo  (   ) Inativo

Unidade Curricular:

Tema gerador: Educação x Pandemia

Problematização: Desinteresse do professor em dar apoio ao alunos nas atividades e do aluno para estar realizando as tarefas; acessibilidade.

Recursos necessários: Equipamento que possa atender aos alunos e professores.

Abrangência: Docentes e discentes.

Resultados esperados: Motivação dos discentes nas aulas; sala de recursos; combater a deficiência no alfabetismo; responsabilidades de gestores; gestão escolar focada em resultados.

Formas de apresentação: Slides.

Atividades de aprendizagem/contribuições de cada unidade curricular:

  1. INTRODUÇÃO

Desde março de 2020, cerca de 48 milhões de estudantes deixaram de frequentar as atividades presenciais nas mais de 180 mil escolas de ensino básico espalhadas pelo Brasil como forma de prevenção à propagação do coronavírus, dados de acordo com o último censo escolar divulgado pelo Inep (2019). Contudo, educadores e educadoras tiveram que rapidamente se adaptar, não somente a um novo estilo de vida frente à necessidade do afastamento social, mas também a ensinar (e aprender) dentro de um novo modelo de educação mediada por tecnologia, garantindo a oferta de aulas e atividades e, ao mesmo tempo, oferecer em tempo real formação aos seus educadores. O presente trabalho se caracteriza por pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, trata-se de uma revisão bibliográfica baseada em, revistas e sites relacionados com o tema. O texto será elaborado com as conclusões tiradas a partir dessas leituras. Partindo do que pode ser observado através da mídia, revistas e site, alegando sobre a educação em meio a pandemia e as dificuldades enfrentadas pelos os alunos das escolas públicas.

Apesar de todo o suporte, a enorme diversidade de realidades educacionais, sociais e econômicas dentro do país é, por si só, um grande desafio mesmo em períodos não emergenciais. A pandemia trouxe um cenário ainda mais desafiador e que precisa ser compreendido de maneira aprofundada, a fim de gerar novos conhecimentos e mapear possibilidades de ações para o presente e para o futuro.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Motivação de alunos e professores nos estudos em tempos de pandemia na escola pública

A suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de coronavírus trouxe uma mudança repentina na rotina escolar. Atualmente, a mais de um ano de aulas online, grande parte das pessoas já estão cansadas e sobrecarregadas com o excesso de informações. Assim, os professores precisam encontrar novas formas de continuar motivando os alunos até a retomada das aulas presenciais. Sabemos que a motivação dos alunos é fundamental para o aprendizado e as aulas online exigem uma dinâmica de ensino diferente das aulas presenciais. No entanto, se manter os alunos motivados já era uma tarefa difícil no início da pandemia, hoje em dia o desafio é ainda maior. A falta de motivação pode afetar o aprendizado do aluno e levar até mesmo à evasão escolar, uma das grandes preocupações dos gestores neste momento. Assim, para ajudar os professores a manterem a motivação dos alunos, reunimos algumas dicas importantes:

2.1.1. Crie um ambiente agradável e interativo        

A pandemia trouxe diversas preocupações para o dia a dia dos alunos que podem deixá-los ansiosos e com dificuldade de concentração. Por isso, é importante que o professor crie um ambiente leve e agradável para estimular o aprendizado e ajudá-los a entender a importância do conteúdo. Para isso, a interação entre professor e alunos, e também entre os alunos, é fundamental para gerar uma troca positiva. A didática deve ser mais convidativa para não tornar a aula monótona e evitar que as distrações presentes na internet prejudiquem o aprendizado.

Essas ações ajudam a estimular os alunos que estão sentindo-se cansados ou sobrecarregados com as aulas online. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada dos profissionais da educação.

Ao utilizar ferramentas de vídeo, envio de mensagens, apresentação de mapas, gráficos e outros recursos, o professor consegue tornar as aulas mais divertidas e interativas, o que ajuda a prender a atenção dos alunos por mais tempo.

2.1.2. Faça vídeos curtos e atividades desafiadoras

A atenção dos alunos no ambiente online é diferente das aulas presenciais e os docentes devem levar esse fator em consideração ao realizarem o planejamento das atividades. Por isso, evite fazer vídeos muito lo

ngos e muito expositivos, com apenas uma pessoa falando para a câmera. Em vez disso, utilize recursos visuais, músicas, desenhos e, se necessário, divida o assunto em temas mais específicos e faça vídeos separados. 

O ideal é que cada vídeo tenha até 10 minutos de duração, para que os alunos não percam o foco e continuem assistindo até o final. Além disso, sugerir atividades diferentes e desafiadoras é uma forma eficaz de motivar os alunos e ajudá-los a sair da rotina.

Criar um problema relacionado ao tema da aula e separar os alunos em equipes para que encontrem uma solução, por exemplo, ajuda a estimular a criatividade e a autonomia no aprendizado. Dessa forma, eles também passam a interagir entre si e construir relacionamentos mesmo à distância.

  1. Conte com o apoio dos pais ou responsáveis

O apoio dos pais ou responsáveis é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente no momento de suspensão das aulas presenciais. Por isso, é importante que a escola mantenha um canal de comunicação aberto e oriente os pais a se envolverem na vida escolar dos filhos.

Nesse sentido, os professores podem sugerir atividades que envolvam a família, como assistir a um filme ou ler um livro que será discutido na aula, por exemplo.

O professor também pode perguntar aos pais como está sendo a rotina de estudos dos filhos e dar sugestões para que a família esteja envolvida nesse processo, de forma que o aluno não se sinta sozinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com