TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Destaque na Internet

Por:   •  9/10/2018  •  Monografia  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

        Introdução

        É notório que o Brasil está tomando um local de destaque na internet. No ano de 2016, a marca de 116 milhões de pessoas conectadas à internet foi atingida no país, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isto, equivale a 64,7% da população tupiniquim acima de 10 anos de idade. Com estes dados é certo afirmar que cada vez mais a internet esta fazendo parte da vida dos brasileiros. Todavia, a mesma ferramenta que possui um vasto leque de possibilidades e vantagens, em paralelo nutre ônus que necessitam ser mencionados.

        Em 1969, foi criada a primeira rede de internet, desde então o mundo se interligou. O fenômeno da globalização surgiu e a sede por conhecimento rápido e de fácil acesso foi aumentando cada vez mais. Socialização rápida e sem distâncias, troca de informações de maneira rápida e eficaz, essas e outras são qualidades que a internet trouxe ao nosso mundo, com essas qualidades, o ser humano notou que poderia transformar a internet em uma verdadeira sala de aula, educando sem a necessidade de um espaço geográfico. Porém, esta inclusão digital ainda não é disponível a todos e isso torna as condições mais desiguais, pois nem todos possuem o devido acesso a informação e isto é um dos grandes desafios a serem superados pela humanidade.

Ensino a Distância

        O ensino a distância não é uma modalidade dos dias atuais, há relatos de uma oferta de tutoria por correspondência, em meados de 1728, oferecida pelo jornal Gazeta de Boston. Após um século, o EAD se fez presente no país Sueco com o instituto Líber Hermondes. A evolução continuo sendo inaugurada, no ano de 1840, a primeira escola de ensino por correspondências da Europa   em solo Britânico.

        Wikipédia[1], define o estudo a distância como uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. O conceito desta modalidade esta focado em facilitar a aprendizagem do aluno, viabilizando a disponibilidade do conteúdo 24 horas a disposição do aprendiz, para que o mesmo possa adaptar o aprendizado a sua rotina.

        O ensino a Distância alavancou-se junto com a internet, a ideia de não haver distância para a grande rede network e a troca de informações rápidas, levou a rede de internet ser o maior aliado do ensino a distância. Nos dias atuais, os ultimos dados obtidos pelo Censo da Educação Superior, mostram o crescimento dos alunos ingressantes ao curso superior a distância e a diminuição do ingresso as faculdades presenciais. Segue abaixo a tabela que confirma as afirmações:

ENSINO A DISTÂNCIA

ENSINO PRESENCIAL

1.113.850 - 2012

6.486.171 - 2012

1..153.572 - 2013

6.152.405 - 2013

1.341.842 - 2014

5.923.838 – 2014

Tabela 1- Fonte: Censo da Educação Superior do Ministério da Educação  

Ambiente Virtual de Aprendizagem

        A tabela 1 acima, comprova o crescimento de alunos preferindo o estudo a distância. Baseado neste crescimento, os ambientes virtuais foram desenvolvendo novas ferramentas para aumentar o aprendizado:

  • vídeo-aulas;
  • conferência ao vivo;
  • Fóruns;

        É carácter de muita importância o conhecimento do professor, afim de utilizar o máximo de cada ferramenta acima listada. A instrumentalização do professor com técnicas para administrar e moldar um curso a distância, está agregada ao sucesso do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com