TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico de Gestão do Conhecimento

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Dianiséli Guilherme; Juliana Siqueira; Letícia Miranda; Thauana Ceretta

Santa Maria, Dezembro de 2017.

DIAGNÓSTICOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

A EMPRESA:

O diagnóstico da gestão do conhecimento foi feito em uma empresa do ramo de intermediação financeira e correspondente bancário, que presta serviços operacionais bancários, como depósitos, transferências, recebimento de contas, saques, recarga de celular. Como intermediadora financeira atua nos segmentos de crédito pessoal, crédito consignado, com desconto em folha de pagamento, empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e forças armadas, atuando desde 1987 neste ramo.

No último ano iniciou parcerias com empresas de máquinas de cartão, trabalhando com a venda, instalação, manutenção e pós-venda.

        

O CARGO DO RESPONDENTE DOS QUESTIONÁRIOS:

Os 7 questionários foram aplicados com um dos executivos comerciais que hoje é responsável pelas vendas de máquinas de cartão, mas iniciou vendendo empréstimos pessoais e consignados. No cargo atual o funcionário é responsável por vender, negociar e dar suporte pós-venda, além de treinar e supervisionar as equipes criadas para atuar na parte de vendas em outras cidades e regiões.

  1. OBTENHA

Obtenha é o primeiro passo do processo de gestão do conhecimento e está vinculado à descrição da necessidade de informação, bem como saber solicitar, entender, comunicar e capturar a informação.

Para a seção Obtenha foi alcançada a média 60%, revelando que de forma moderada, as pessoas conseguem localizar as informações as quais necessitam no momento em que as procuram. Tal fato revela certa capacidade de articular as necessidades de informação, demonstrando que as pessoas têm consciência de quais informações precisam em determinado momento e qual o seu uso pretendido, direcionando as solicitações de informação adequadamente. Entretanto, percebe-se que os indivíduos não documentam e compartilham informações sobre as suas experiências rotineiramente, o que representa um ponto fraco na seção obtenha. Como sugestão, criar o organograma e fluxograma da empresa, como forma de manual impresso e online, definindo todos os cargos e funções e todos os processos por setor. E adquirir um sistema intranet onde cada um possa registrar suas atividades e status dos seus processos facilitando o compartilhamento e o alcance das informações.

  1. UTILIZE

Utilize é quando ocorre a combinação de informação de formas novas e interessantes para promover a inovação organizacional. Para que isto ocorra da melhor maneira possível é indispensável derrubar as barreiras estruturais, sejam hierárquicas ou físicas, que impedem que o conhecimento obtido se dissemine pela organização.

 A seção utilize apresentou como resultado a média de 55%. De acordo com os dados obtidos, as pessoas utilizam o conhecimento interno, e interagem algumas vezes com os demais parceiros externos para melhorar suas informações. Como sugestão, desenvolver um conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno. Estimulando o compartilhamento de informações.

  1. APRENDA

Aprenda seria a forma como a empresa é apresentada no meio dos competidores, deixarem seus colaboradores bem informados e atualizados de qualquer coisa que seja de importância a eles, é uma maneira de incentivar a cada vez mais apreender sobre a organização e equipe na qual fazem parte.  Deixando claros dois importantes nomes para agregarem no conhecimento da empresa visibilidade e familiaridade ao andar juntos esses nomes facilitam o entendimento sobre o que representa a organização frente à equipe passando assim uma visão diferente para o mercado que aguarda para competir.

Com isso a organização obteve 55% de aproveitamento na seção 3, destacando que apresenta ser muito moderado em suas atitudes levantadas pelo respondente, no qual se chama atenção o porquê de ser assim, talvez com algumas sugestões de mudanças pudesse melhorar o desempenho avaliativo apresentando uma visão significativa perante seus concorrentes. Como por exemplo criação de comunicativo externo, para que os clientes tenham ciência das questões de gestão do conhecimento e a vinculação da gestão do conhecimento no planejamento estratégico com planos anuais da empresa. Como sugestão, construção de modelos de tomada de decisão para melhor entendimento dos processos decisórios.

  1. CONTRIBUA

Analisando o questionário, de acordo com o respondente, 60% utilizam os conhecimentos vindos da parte da empresa, sendo que 40% ainda não utilizam dessa ferramenta, e ainda existem barreiras impostas, não tendo um espaço para interação entre colaboradores e empresa.

Salientando duas questões que identifica a falta de expor o conhecimento, “Os espaços eletrônico e físico onde armazenamos o nosso conhecimento tem uma estrutura que ajuda as pessoas a direcionar as suas contribuições”, aqui fica visto que na empresa, não tem um lugar ou até mesmo um dia para direcionar seus conhecimentos e nem de interagir sobre o assunto.

A questão “A nossa empresa procura maneiras de remover as barreiras impostas ao compartilhamento de conhecimento”, avaliando a resposta destaca que a empresa não tem interesse em eliminar as barreiras, não ajudam a equipe a mostrar seus conhecimentos.

Como sugestão dê tempo e espaço para que os colaboradores contribuam com o melhor do trabalho deles, fazendo reuniões mensais para contribuir e trocar conhecimentos, deixando o colaborador com um tempo para interagir entre os colegas e até mesmo um tempo para que o gestor também ouça o que todos têm a agregar para a empresa.

  1. AVALIE

Avalie passa a ser a representação de uma visão apresentada pelos colaboradores e mercado, começando de dentro para fora, obtendo informações do que a empresa está passando para os consumidores e equipe em geral, assim podem-se avaliar quais problemas ou decisões precisam ser tomadas ou fazer uma revisão de capacidade sobre o conhecimento. Baseado em dois conceitos importantes perspectiva e integração com isso ajuda a formar uma opinião mais concreta do que realmente fazer, obtendo mais visibilidade conseguindo ser um destaque no meio competitivo, a organização que visa crescimento está sempre aberto a sugestões de melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (725.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com