TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dossiê Liderança

Por:   •  30/4/2017  •  Dissertação  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Questões - Dossiê Liderança

Curso: Ciências Contábeis

Matéria: Introdução a Administração

Professor: Juliano Uecker de Lima

Aluna: Pricila de Oliveira Scapin

1) Qual o papel do líder em um ambiente dinâmico e de constante mudança? Comente sua resposta com base no pensamento arquitetônico, arquitetar problemas, comportamento de arquiteto, arquitetura do ambiente e arquitetura da mudança.

O líder, é aquele que tem papel de liderar os demais, ele pode ser um gestor, um dirigente, uma pessoa encarregada de mostrar o caminho e ainda de trilhar esse caminho junto com os seus subordinados dependendo de seu estilo de liderança. O líder é aquele que tem o poder de exercer influência sobre outras pessoas. Em um ambiente de constantes mudanças, ele deve motivar sua equipe, mostrar que está ali disponível para o que precisarem, traçando um objetivo e buscando com o auxílio dos demais a melhor forma de o alcançar

Para o pensamento arquitetônico, o gestor, deve se comparar a um engenheiro, sendo assim, ele terá metas terá que desempenhar seu trabalho com muita eficiência. Já o líder seria algo completamente diferente, com foco em mudar o que fazemos e como fazemos, o que lhe requer trabalhar fora das metas e procedimentos definidos.

Em arquitetar problemas, entendemos que o líder tem o papel de identificar problemas interessantes e repassar para que as pessoas resolvam. Outra modalidade interessante dessa abordagem, é a forma com que se trabalha, tendo menos hierarquia e mais parceria, dessa forma não apenas se passa problemas complexos para os outros resolverem, mas também se senta junto e ajuda na resolução.

Comportamento de arquiteto se refere a agir como arquiteto mesmo, ter a mesma facilidade e agilidade que os arquitetos tem para identificar problemas e apontar soluções, são quatro os requisitos: criar capacidade para que as informações fluam em todos os sentidos; provocar ruptura na organização para que ela seja constantemente desafiada; descobrir como manter a organização coesa, por meio de significado ou de propósito; e fazer grandes perguntas de forma que os demais sintam que são convidados a fazer parte da solução.

Arquitetura de ambiente o líder não deve ser o protagonista, ele deve agir por trás, fora de cena e permitir então que os esforços de sua equipe ganhem o merecido reconhecimento.

Arquitetura de mudanças: trata se de colocar o colaborador no centro de tudo, fazer com que ele se sinta importante e sinta prazer em fazer parte dessa empresa, consequentemente seus esforços e desempenhos serão melhores.

2) Quais são os 3 modelos de liderança que levam a formação do modelo de líder integral?

Modelo Gestão, onde se acredita que pessoas e grupos devem ser gerenciados, que reuniões devem possuir pauta, que membros de equipes devem ter tarefas definidas e prazos a cumprir. É onde se encontra os elementos de planejamento, organização e controle.

Modelo Direção: Surge a necessidade de o líder não ser só mais um gestor, mas também dirigir. Encontramos aqui os elementos visão, alinhamento e motivação.

Modelo Engajamento: Devido a esse mundo nada estável, os lideres precisam de pessoas engajadas com seu trabalho, aquelas que respondem e reagem sempre que necessário, não apenas quando alguém pede. Aliados ao engajamento, temos envolvimento, clareza e valores.

Para completar esses três modelos “Gestão, Direção e Engajamento”, surge o modelo de líder integral que é na verdade a junção de todos os elementos, o líder que manter todos os elementos alinhados verá que um reforça o outro e certamente será um líder efetivo capaz de trilhar pelos caminhos pedregosos da atualidade.

3) Como pode-se identificar o líder total? Quais são os comportamentos necessários deste estilo?

O líder total é aquele que é equilibrado, é quem sabe dar atenção para todos os aspectos de sua vida, sabe equilibrar a vida profissional com a pessoal, não deixando a desejar em nenhuma delas e não sendo egoísta, o líder total separa um tempo para si e para a família, o que faz dele um gestor ainda melhor e com resultados mais positivos, diferente dos líderes normais, que geralmente focam apenas em seu trabalho, que também alcançam resultados satisfatórios, porém não se sentem completos ou satisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (455.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com