TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO RAYOVAC

Por:   •  7/2/2021  •  Artigo  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7


[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

RENATO CARDOSO DE OLIVEIRA – 229092012

Guarulhos

2020

RENATO CARDOSO DE OLIVEIRA

ESTUDO DE CASO RAYOVAC

Artigo apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário ENIAC.

Prof. Enrio D’Onofrio

Prof. Maria Cristina Tagliari Diniz

Guarulhos

2020

Resumo

Com o mundo globalizado, tornou-se imprescindível as empresas investirem em inovação e tecnologia. Com a mutação ocorrendo em um ritmo cada vez mais acelerado, somente investir em inovação e tecnologia não é o suficiente, é preciso algo a mais. E, este algo a mais está presente em um controle eficaz que abrange a processos internos como um todo, para se manterem competitivas ou no mínimo sobreviverem, tendo em vista que precisam melhorar continuamente seus produtos e serviços.

Introdução

Em mundo contemporâneo aumentar suas fontes de receitas tem se tornado um desafio cotidiano, pois a competitividade acirrada tem contribuído de forma significativa para a redução de seus índices de receitas. Com as margens cada vez mais estreitas, é notório que as empresas busquem meios para projetarem seus negócios a um nível superior. Uma forma para que isso aconteça são investimentos em tecnologia e inovação, buscando estar um passo a frente em relação à concorrência. Mas para a Rayovac, apenas esse investimento não é suficiente, pois a tecnologia está disponível a todos, então, é preciso algo que de fato faça a diferença, e esse ativo intangível é o capital humano, que certamente é capaz de projetar as empresas a um nível superior utilizando-se de suas experiências e inteligência aplicadas nos números apresentados pela empresa, na gestão interna e visão estratégica.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é apurar as principais dificuldades da Rayovac, ao tentar implantar no mercado novo produto com a ajuda de um controller recém contratado, além de analisar o fluxo de caixa, estratégias, e propor melhorias que leve a empresa ser mais competitiva no mercado.

Metodologia

  • Método utilizado: Estudo de caso

  • Objetivos de aprendizagem: Este caso pode der usado como estudo estratégico para a introdução no mercado de um produto inovador, competitivo, e os desafios de um gestor que está à frente do negócio.

  1. Desenvolvimento

1.1 Apresentação da Empresa

A Rayovac está presente na vida dos consumidores há mais de cem anos. Oferece variados tipos de tecnologias e aplicações para diferentes momentos da vida. Além das famosas Amarelinhas (pilhas de zinco), o portfólio atual conta com pilhas alcalinas, recarregáveis, eletrônicas, assim como as linhas de lanternas e lâmpadas.

Desenvolver produtos que levam mais energia para a vida do consumidor final é o objetivo da empresa, sempre buscando soluções inovadoras e tecnológicas.

A Rayovac busca desenvolver produtos que tornem o dia a dia mais simples, sempre prezando pela qualidade. Todos os produtos são certificados de acordo com as exigências do mercado e cumprem exatamente tudo o que prometem.

  1. Gestão interna

1.2.1 Sistemas Empresariais

Toda empresa deve ser entendida como um sistema composto de diversos elementos. A Rayovac é uma empresa tradicional, cuja cultura organizacional ainda não acompanha as mudanças de mercado, e os controles são centralizados nas áreas, sem ferramentas adequadas ou padronização, o que impacta na interação entre os departamentos, que agem de forma individual.

O novo controller preparou uma proposta de melhoria para ser discutida com a diretoria, contendo os seguintes itens:

  • Sugestão de ferramenta que permita a interação com as informações empresariais.

A ferramenta mais adequada é um sistema integrado no qual as informações são compartilhadas entre os departamentos e de fácil acesso. Por exemplo: software ERP.

  • Indicação dos departamentos que devem estar inseridos no sistema.

Todos os departamentos ligados à produtividade devem estar integrados no sistema. São eles: Vendas, Recursos Humanos, PCP (Planejamento e Controle de Produção), Financeiro, Contábil e Controladoria.

  • Indicação de informações que serão confidenciais e de acesso apenas da controladoria, gestão e diretoria.
  • As informações financeiras, contábeis e de RH devem ser confidenciais e de acesso à controladoria e à gestão.

1.2.2 Controladoria

A Controladoria é uma função que suporta o sistema de gestão de uma organização, de modo de modo a propiciar informações necessárias ao processo de tomada de decisões. O lucro é a medida eficácia da empresa. Assim, o foco da controladoria deve ser a gestão com base em resultados.

No modelo de controladoria trabalhado pela Rayovac, alguns departamentos de apoio aos outros departamentos produtivos da empresa não são fornecedores de informação à controladoria. Por exemplo: administrativo, recepção, manutenção, marketing e pós-vendas. Já os departamentos ligados à produção contribuem com informações gerenciais. São eles:

  • PCP (Planejamento e Controle de Produção): fornece informações sobre recursos para produzir. Exemplos: cálculo de matéria-prima, recursos de pessoas, equipamentos, entre outros.
  • Compras/estoque: fornece um inventário rotativo do que tem armazenado em estoque e o que precisa comprar.
  • Vendas: de acordo com os pedidos de vendas, é possível fazer todo o planejamento, pois movimenta toda a empresa, desde o PCP até o financeiro.
  • Recursos Humanos: índices de rotatividade de pessoal, férias, entre outros.
  • Financeiro: fornece indicadores financeiros, fluxo de caixa e aplicações.
  • Contabilidade: fornece o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Pode ser mensal, trimestral ou anual, dependendo da necessidade da empresa.

  1. Visão Estratégica

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (376.5 Kb)   docx (85.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com