TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  1/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A empresa Ella atua no mercado de São Paulo-SP, no ramo de higiene e beleza, há mais de 20 anos. Com uma estratégia voltada para os mercados A e B da capital paulista, a empresa sempre foi vista pelos seus clientes como uma fornecedora de produtos de qualidade, mesmo cobrando altos preços por eles.

A Ella sempre foi considerada pelos concorrentes, fornecedores e parceiros como uma empresa que preza pela marca de seus produtos, sempre valorizando seus recursos humanos e tendo uma preocupação com a comunidade do bairro onde está localizada (Mooca-SP). Suas políticas sociais incluem desde creches para funcionários até programas de educação de jovens e adultos do bairro. Suas atitudes foram merecedoras de prêmios concedidos à empresas que se preocupam com o social.

Isso se deve também ao nível de exigência de seus consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa com as consumidoras de seus produtos pertencentes à classe A e B, a maioria afirmou que valorizam mais a qualidade em detrimento ao preço. Outros pontos citados foram a valorização dos locais onde o produto era vendido (geralmente butiques localizadas em bairros de classe média-alta ou shoppings), uma boa tecnologia de fabricação e um serviço de reclamação eficiente.

No início de 2009, os conselheiros da empresa se reuniram para avaliar o ano de 2008, que não foi nada bom. A empresa sofreu um decréscimo de vendas que comprometeu os lucros. Segundo dados da contabilidade, os prejuízos no exercício de 2008 foram de R$ 500 mil, para uma receita de 5 milhões, ou seja, aproximadamente 10% de prejuízo em relação à receita. Esse prejuízo não foi causado pela margem de lucro dos produtos, que em média são da ordem de 40%, e sim pela diminuição da demanda (venda).

Essa situação levou o presidente da empresa, o Sr. Rosemberg, a tomar medidas drásticas como substituir o pessoal de diretoria e de gerência. No decorrer do segundo semestre, verificou-se que a situação não melhorara, o que levou a crer que o problema não estava nas pessoas. O Sr. Rosemberg trouxe de volta boa parte do pessoal demitido no início do ano.

Acredita-se as causas da diminuição das vendas se devem à vários fatores. Para se ter uma idéia, o governo aumentou os impostos de fabricação de produtos classificados como supérfluos (que incluem os itens fabricados pela Ella) em torno de 20%, que aliada às recentes crises financeiras que o país passou, fez com que o poder de compra dos consumidores caíssem vertiginosamente. O governo tem ainda, incentivado as exportações para outros países, principalmente produtos industrializados, através de benefícios fiscais.

Sabe-se também, que as consumidoras que antes compravam os produtos da Ella adquirem agora produtos mais em conta, como das concorrentes Beleza e Glamour, que apesar de não atuarem na faixa de mercado da empresa, vem absorvendo essas demandas. Para se ter uma idéia, essas empresas experimentaram um crescimento acentuado no ano de 2008.

Já com relação à sua concorrente direta, a Charm, verficou-se que os impactos das variáveis colocadas acima não foram tão significativos.

A Charm, que tem produtos similares aos da Ella e atende ao mesmo público, adotou uma estratégia de crescimento para cidades do interior de São Paulo (São José do Rio Preto, Campinas e Ribeirão Preto) e vem conseguindo excelentes resultados. Apesar disso, a Ella ainda lidera o mercado de venda de produtos de higiene e beleza, participando com 40% das vendas para a classe A e B (já foi 50%) e 20% no total (já foi 25%).

No entanto, nem tudo é desvantagem para a Ella. A empresa conta com um excelente relacionamento com seus fornecedores, pois sua solidez financeira, aliado ao tempo de mercado, fazem com que a Ella compre matérias-primas com preços e prazos melhores que seus concorrentes diretos e indiretos. Isso faz com que seus produtos cheguem com um preço cerca de 10% inferior em relação aos produtos de seu concorrente direto, a Charm.

No entanto, os preços dos produtos da Ella poderiam ser menores se levado em conta que a tecnologia empregada na fabricação de seu portifólio está há muito ultrapassada. As máquinas tem em média 10 anos de uso e seus níveis de produtividade não permitem à empresa fabricar em maior escala, além de produzir batons com um nível de tecnologia inferior. Sob o ponto de vista da baixa produtividade, os custos fixos são diluídos por uma menor quantidade de produtos. Estima-se que a produtividade de sua concorrente direta esteja num patamar de 15% acima da produtividade da Ella.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com