TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Feminino

Por:   •  18/5/2021  •  Monografia  •  6.675 Palavras (27 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES - UNIBF

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NOME COMPLETO: (EM MAÍSCULO)

TEMA: (Título e subtítulo do trabalho em minúsculo com a primeira letra da sentença maiúscula e Nomes Pessoais)

NOME DO CURSO: (EM MAÍSCULO) 

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CIDADE–ESTADO (CIDADE/UF, MAISCULO E CENTRALIZADO)

2019 (ANO DA PUBLICAÇÃO, CENTRALIZADO)

[pic 2]

[pic 3]

IMPORTANTE: APÓS FINALIZAR TODAS AS DISCIPLINAS E REALIZAR O ENVIO DO TCC OU DISPENSA, A TUTORIA TEM 10 DIAS ÚTEIS PARA VERIFICAR TODO O SEU ACADÊMICO E REALIZAR A CORREÇÃO/APROVAÇÃO, NO QUAL RECEBERÁ ATRAVÉS DO SEU E-MAIL

INFORMAÇÕES PESSOAIS

NOME DO ALUNO

ENDEREÇO

CONTATO

OBSERVAÇÃO

Nome do aluno conforme a certidão de casamento ou Nascimento.

Endereço informado será encaminhado o seu certificado. Lembrando que é necessário ter qualquer pessoa no endereço, pois será necessário alguém para assinar.

RUA, NUMERO DA CASA, NOME E NUMERO DO PRÉDIO (CASO RESIDA EM APTO), NUMERO DO APTO, BAIRRO, CEP, CIDADE/UF

E-mail e telefone


[pic 4]

     TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO E APROVAÇÃO

AUTOR (NOME DO ALUNO COMPLETO E EM MAÍSCULO)

REPRESENTAÇÃO FEMININA E AS DESIGUALDADES ENFRENTADAS NAS EMPRESAS

Autorizo que o presente artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da UniBF – União Brasileira de Faculdades , como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em (Nome do Curso), e aprovado pelos professores responsáveis pela orientação e sua aprovação, seja utilizado para pesquisas acadêmicas de outros participantes deste ou de outros cursos, afim de aprimorar o ambiente acadêmico e a discussão entorno das temáticas aqui propostas.  

TÍTULO: NOME DO ARTIGO

AUTOR: NOME DO AUTOR

ORIENTADOR: Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

RESUMO

Este artigo é uma análise de literatura sistemática sobre a representação das mulheres no mundo dos negócios, analisando suas características, conceituando empreendedorismo e arguindo sobre empreendedorismo feminino, abordando, ainda, o papel da mulher gestora e traçando o seu perfil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada em artigos publicados entre os anos 1980 a 2020, nos bancos de dados Scielo, Biblioteca Virtual de Dissertações, Periódicos sobre Empreendedorismo Feminino. Os resultados fizeram referência sobre as definições de empreendedorismo, os tipos de empreendedores existentes, as principais características das pessoas que empreendem, com foco nas qualidades necessárias para ser uma mulher que, ao mesmo tempo em que ocupa seu lugar no mercado de trabalho, também realiza seu papel de dona de casa e provedora das necessidades da família. A contribuição desse estudo foi a apresentação de um referencial teórico sobre empreendedorismo feminino e sua importância para o desenvolvimento econômico do país.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedorismo Feminino; Mulher Empreendedora; Características da Mulher Empreendedora.

PALAVRAS-CHAVE: Palavra um, Palavra dois. (no mínimo 2 e no máximo 5 palavras, palavras que dão sentido ao Artigo).


1 INTRODUÇÃO

A mulher introduziu um novo paradigma no cenário corporativo quando decidiu sair da condição de simples empregado para empregador. Antes o mercado do trabalho era comandado por homens, que ocupavam os principais cargos de chefia nas organizações. O reconhecimento da mulher como portadora de capacidade para ocupar chefias e posições de destaque nas empresas, é um fato recente na história. Precisou que a mulher enfrentasse uma luta de poder com os homens, e onde ela construía, a cada batalha vencida, subir um degrau no processo de construção de sua identidade no mundo dos negócios.

Foi preciso quebrar estereótipos que foram construídos por sociedades ancoradas em base familiar patriarcal, cuja figura principal e provedora da família era o homem. Esse estereótipo se transformou numa cultura, em que o papel da mulher deveria ser de genitora e educadora dos filhos, relegado ao papel de secretária do lar. Romper esse paradigma não foi fácil, foram necessários vários movimentos feministas para chamar a atenção de todos sobre a mulher enquanto ser criador, capaz de governar não apenas uma casa, mas também uma organização.

A identidade feminina sempre foi concebida numa base de inferioridade, em que a mulher seria frágil, delicada, preocupada com a beleza, detentora de um perfil mais voltado para trabalhos leves, que não precisasse de raciocínio lógico ou força física. E durante muito tempo essa visão prejudicou a inserção da mulher em postos de trabalho importantes, de comando. No processo de reconstrução de uma nova identidade, a mulher precisou se deparar com questões morais, políticas, éticas, familiares, dentre tantas que exigiram um esforço no sentido de mostrar para a sociedade sua importância em ocupar postos de trabalhor que antes só aceitavam homens: comando em forças armadas, cargos políticos, médicos, engenheiros, cargos executivos, construção civil, etc.

Mas o tempo passou e as conquistas chegaram, a mulher conseguiu ocupar seu espaço no mercado de trabalho, ganhando cargos importantes, se inserindo até mesmo na indústria aeroespacial e no mundo corporativo. Percebe-se que a mulher pós-moderna foi além em suas conquistas, conseguiu absorver características masculinas e aliá-las com outros perfis relacionados à liderança, à sensibilidade, à inteligência. Embora tenha que associar o trabalho com a família, a mulher não perdeu a feminilidade e mostrou que sua participação no mercado foi benéfico para o mundo, para o desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (284.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com