TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo como uma alavanca para o desenvolvimento local

Por:   •  12/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Heloisa Slompo                                Curso: Administração – 1º ano

GOMEZ, A. F. O empreenderorismo como uma alavanca para o desenvolvimento local. Revista Eletrônica de Administração. V. 4, n. 2.07 (Julho – Dezembro 2005) p. 1 – 14.

Almiralva Ferraz Gomes é mestre em Administração e professora do departamento de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

O artigo apresentado fala sobre o empreendedorismo em geral. Desde a sua origem e desenvolvimento de seus conceitos ao decorrer dos anos, até sua importância na sociedade atual.

Em seu primeiro tópico a autora relata as origens da palavra empreendedorismo e suas diversas definições e diz que há um equivoco em acreditar que o empreendedorismo surgiu das ciências econômicas. Embora haja uma variedade de autores definindo o empreendedor de diferentes maneiras, foram estabelecidas duas correntes principais  a dos economistas, que tomam o empreendedor como um elemento útil à compreensao do desenvolvimeto e o associaram à inovação, e a dos comportamentalistas, onde o empreendedor é visto como pessoa e associado à criatividade e inovação. Em virtude dessa ampla rede de definições o tema ainda está sendo estudado e expandido.

Muitos estudiosos dizem que a origem do conceito se encontra nas obras de Richard Cantillon (1680 – 1734), que denominava empreendedor aquele que compravam a materia-prima por um determinado preço, processava-a e vendia por outro preço. Jean-Baptiste Say também teve um importante pael na construção da definição do empreendedor.

O segundo tópico trata do desenvolvimento econômico que o empreendedorismo traz à sociedade. A importância do empreendedorismo  se dá devido ao fato de que o empreendedor é inovador e responsável pela criação de novos negócios, assim acaba tendo um papel importantíssimo na economia.

No terceiro tópico a autora fala sobre a importância dos empreendimentos de menor porte e também os fatores que caracterisam as micro e pequenas empresas. Além de contibuirem na constituição do PIB do país os pequenos negócios geram muitos empregos. Os empreendimentos nascem com características próprias, vindas principalmente da pessoa que o criou. Portanto, cada micro e pequena empresa terá uma particularidade adiquirida daquele que a criou, ou seja, do empreendedor. A autora ainda revela que um dos problemas encontrados neste tipo de empreendimento é que os empreendedores não reconhecem que a gestão é algo que vai se construindo aos poucos a partir do momento de abertura da empresa.

Por fim, no quarto tópico é abordado o papel que a pequena empresa tem no desenvolvimento local. A autora traz também a definição dos clusters, que são as aglomerações econômicas competitivas, úteis no desenvolvimento da econimia de uma determinada região.

Para finalizar ela comenta que pelo fato da mecanização das grandes empresas elas passaram a precisar de menos mão de obra, fazendo com que as micro e pequenas empresas começassem a gerar muito mais empregos. Ela ainda deu ideias de como o desenvolvimento deste tipo de negócio poderia ser incrementado.

A autora conseguiu atingir seu objetivo de conceituar o empreendedor e o empreendedorismo, de maneira clara e objetiva. O artigo foi muito bem escrito, com a linguagem simples e de fácil compreensão, o que é muito importante para o meio acadêmico. Foram apontados diversos autores para sustentar a ideia principal da autora, o que comprova a veracidade dos fatos.

O desenvolvimento dos tópicos e a devida evolução destes seguem uma determinada lógica, o que facilita a compreensão por parte do leitor, embora haja repetições e ideias similares muito distantes umas das outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com