TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendimento

Por:   •  3/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Novos empreendimentos:

Novos empreendimentos estão em alta ultimamente, devido ao grande índice de desemprego ou desvalorização no mercado de trabalho, muitas pessoas estão optando por criar um negócio próprio, fazer seu próprio horário, criar suas próprias regras, e assim ter seu lucro no dia a dia, não há como definir uma área específica que esteja em alta, mas temos como falar a maioria das áreas que as pessoas estão optando por investir seu dinheiro e ter um retorno mais fácil. Como por exemplo: Ramo Alimentício, Estética, Comercio, entre outros ramos que estão fazendo grandes sucessos.

Atualmente encontramos diversos níveis de empreendedores, aqueles que já estavam no mercado de trabalho a algum momento ou aquele que não faz ideia de como funciona o ramo do empreendedorismo, existem vários tipos de empreendedor, mas os mais comuns são apenas dois, o Empreendedor Start-up e o Empreendedor Social.

  • Empreendedor Start-up: é um empreendedor que cria algo, como por exemplo, o empreendedor irá criar um ramo de estética, mas para isso ele tem que inovar a sua ideia, para isso ele irá pegar exemplos de como funciona alguns ramos de estética já existentes e inovar o seu com algum tipo de diferencial para chamar a atenção dos clientes. Geralmente alguns iram pesquisar bastante sobre o assunto e abordar as melhores formas de trabalhar, mas neste caso este empreendedor quer inovar, então ele irá sim pesquisar, mas ele vai por algo diferente neste ramo, algo com um diferencial para que fique conhecido por seu potencial.
  • Empreendedor Social: é um empreendedor que cria algo com uma missão social, como por exemplo ele cria uma empresa de ramo comercial, mas esta empresa trabalha apenas com alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, alimentos totalmente naturais, e suas embalagem são biodegradáveis, com a missão de ajudar o meio ambiente, além de ter o seu lucro. Pessoas assim são conhecidas pelos seus atos e fazem diferença no mercado de trabalho, e também para seus clientes.

O empreendedorismo é um processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação e inovação dentro da organização existente.

O processo empreendedor geralmente é determinado ou influenciado pelo ambiente, pelas oportunidades, e pelos indivíduos empreendedores na organização, o contexto em que a organização está inserida, os conceitos de negócio e valores praticados internamente, e os recursos disponíveis.

A intensidade empreendedora é determinada por três variáveis fundamentais: a inovação, a propensão para assumir riscos e a pro atividade (iniciativa).

Empreender em organização já estabelecida pode ser até mais difícil do que iniciar uma nova empresa sem vínculo corporativo, pois existem regras a serem seguidas, a burocracia pode ser um fator limitante e o controle normalmente não está nas mãos do empreendedor. Por outro lado, ao se iniciar um negócio novo, os recursos nem sempre estão presentes, a empresa não tem nome no mercado, a gestão dificilmente é profissionalizada, o que pode levar ao ceticismo. 

                                           Dificuldades de ser um empreendedor

Todo empreendedor, tem dentro de si aceso uma vontade enorme de querer realizar, que transforma as dificuldades em incentivo.

  • Focar e se entregar a sua ideia, produto ou serviço: Um desafio grande de quem quer empreender é focar e acreditar 100% naquilo que deseja criar. Um detalhe interessante é que existem raras ocasiões em que tornar-se empreendedor não necessário largar o emprego, e algumas empresas até incentivam essas atitudes e veem o empreendedor como um parceiro. Comece dedicando parte do seu dia para trabalhar seu negócio, até que ele esteja maduro e você se sinta seguro o bastante para trabalhar somente nisto.
  • Investimentos para sua ideia: Temos duas formas de investimento, aquele que você mesmo irá investir ou aquele que irá procurar pessoas ou empresas para investirem no seu negócio. No caso quando você mesmo investe, terá que ter certeza do investimento, uma boa pesquisa sobre como irá gastar, pois demora um pouco para se ter devido retorno de determinado investimento. Agora se irá procurar um investidor para seu negócio, então procure pessoas ou empresas que possam realmente de dar não apenas o investimento, mas o reconhecimento no seu trabalho, o que provavelmente você terá que dar uma porcentagem de lucro em troca do investimento, mas se calcular corretamente poderá ter um retorno bom e ainda passar uma porcentagem parcial para o investidor. Mas lembre-se veja bem o quando dará de porcentagem, através do valor investido, pois não vá querer dar um lucro muito grande a uma pessoa ou empresa que está investindo pouco, assim sairá no prejuízo.
  • Conquistar espaço no mercado de trabalho: Conquistar espaço no mercado de trabalho é uma tarefa muito complicado, pois ter uma ideia sobre um negócio próprio, desenvolver, pôr no mercado é simples, mas fazer com que as pessoas o vejam com outros olhos, é complicado, pois eles não conhecem seu produto ou serviço, não faram ideia se realmente é bom, pois não tem um certo marketing sobre o que está desenvolvendo. Uma boa ideia é criar uma forma de divulgação através de familiares, amigos, colegas, tanto por meio de conversas, quanto por rede sociais ( Facebook, Gmail, Outlook, Watsapp, Instagram, etc). Conquistar seu espaço no mercado é algo que acontece com o tempo, com a qualidade do seu produto ou serviço, com seu empenho e dedicação para seu negócio. Busque crescer a cada resultado, entenda as necessidades de cada cliente e com o tempo você vai perceber que eles serão pessoas influenciadoras a seu favor e por consequência ganhará conceito, visibilidade e seu espaço no mercado. 
  • Não precisar de outro emprego para se manter: Praticamente todas as vezes é impossível se manter apenas com o sustento do novo investimento, então tem que se manter trabalhando em outra empresa, até que seu empreendimento tenha uma estrutura adequada para se manter somente com ele, pois é necessário ter dinheiro para continuar a evolução do seu novo empreendimento, então é aconselhável se manter em um emprego.
  • Falta de experiência: A falta de experiência de administrar seu próprio negócio pode tomar muito seu tempo, e assim acabando com noites de sono, falta de relacionamento com o mundo, pouca convivência com a família e amigos. No começo tudo é difícil e cheio de dificuldades, mas com o tempo e muita dedicação, o lucro será certo.

[pic 2]

O empreendedorismo tem sido o motor que vem impelindo uma boa parcela do crescimento do setor dos negócios, além de ser a força responsável pela rápida expansão desse setor. Ao fazer uma comparativa do empreendedorismo comercial e do social, valendo-se de um modelo analítico prevalecente, proveniente da área de empreendedorismo comercial. Destacam-se as principais similaridades e diferenças entre essas duas formas de empreendedorismo e apresenta-se um arcabouço para uma abordagem mais sistemática e eficaz do processo empreendedor. Exploram-se as implicações dessa análise de empreendedorismo social tanto para seus praticantes como para seus pesquisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com