TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo De Caso Pluribiz

Por:   •  19/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO PLURIBIZ

QUESTÃO 1) 

A Pluribiz pode considerar várias alternativas de departamentalização para organizar suas atividades de vendas.

  1. Departamentalização por Produto: agrupa as atividades de vendas com base nas categorias de produtos, como alimentos, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

  1. Departamentalização por Cliente ou Região: Agrupa as atividades de vendas com base nos clientes ou regiões geográficas atendidas.

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14]

QUESTÃO 2)

A departamentalização por produto oferece vantagens, como a especialização profunda das equipes de vendas e o desenvolvimento de estratégias específicas para cada categoria. No entanto, apresenta desafios na coordenação entre unidades de negócios e dificuldades na integração de soluções para clientes que desejam produtos variados. Por outro lado, a departamentalização por cliente ou região proporciona atendimento personalizado e simplifica a coordenação em áreas geográficas específicas. No entanto, enfrenta desafios na especialização de equipes para produtos específicos e o risco de redundância de funções e custos em regiões com menor demanda.

QUESTAO 3)

 As condições que favorecem cada uma das alternativas são:

 Manter a estrutura de vendas atual:

 - Vantagens:

   - Conhecimento especializado: A estrutura atual permite que os vendedores sejam especializados em suas áreas de produtos, o que pode levar a um melhor entendimento e atendimento das necessidades dos clientes em cada segmento.
- Prestação de serviços diferenciados: A especialização dos vendedores pode levar a um serviço mais personalizado e adaptado às necessidades específicas de cada cliente.
- Manutenção da posição de mercado: Evitar mudanças na estrutura de vendas pode ajudar a manter a posição da Pluribiz no mercado de higiene e limpeza, onde é dominante.

Unificar a estrutura de vendas:

   - Vantagens:

- Simplificação do processo: Ter um único vendedor responsável por todos os produtos pode simplificar o processo de compra para os clientes e potencialmente aumentar a eficiência.
- Redução de custos: Consolidar a estrutura de vendas pode levar a uma redução nos custos operacionais da empresa, pois elimina redundâncias e otimiza os recursos.
- Melhoria da experiência do cliente: Oferecer um ponto de contato único para os clientes pode melhorar sua experiência e satisfação, facilitando a comunicação e o relacionamento com a empresa.

QUESTÃO 4)

Considerando os desafios e oportunidades apresentados, minha recomendação seria unificar a estrutura de vendas. Apesar dos benefícios da especialização atual, a unificação oferece vantagens significativas, como simplificação do processo, redução de custos e melhoria da experiência do cliente. Além disso, com a possível aquisição da Saudável, a unificação da estrutura de vendas se torna ainda mais crucial para integrar efetivamente os novos produtos e vendedores à operação existente da Pluribiz. Embora haja desafios de integração, a unificação oferece uma oportunidade única para a empresa melhorar sua eficiência e competitividade no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com