TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Papaiz

Por:   •  23/11/2020  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 4

Como você caracteriza o cenário competitivo atual e futuro para a linha de cadeados da Papaiz? Quais são os pontos mais críticos desse cenário e porquê?

O cenário competitivo atual é crítico, uma vez que as vendas, principalmente as de cadeados – receita de maior importância da empresa, estão caindo à níveis alarmantes. Tal fato ocorre devido ao crescimento do mercado popular, com o surgimento de marcas nacionais sem tradição com qualidade inferior e preços mais baratos, bem como devido à ameaça da entrada de fabricantes chineses, que, no passado, já entraram no mercado e praticaram dumping. O cenário futuro ainda é incerto, pois depende de muitos fatores. O primeiro cenário dependeria da renovação das leis antidumping que foram aprovadas para proibir tal prática, que era comum das empresas, geralmente, da China, bem como também dependeria do analise de oportunidades, por exemplo, de outsourcing na Ásia, por parte das empresas brasileiras para reduzir custos, manter qualidade e competir de “igual para igual”. Dessa forma, o cenário pode vir a ser negativo, caso não haja renovação das leis antidumping, ou positivo, se surgirem ideias de estratégias para se posicionar com diferenciação no mercado ou aproveitamento de oportunidades de parcerias, compras ou produção na Ásia.

Logo, os pontos mais críticos do cenário futuro é a forte concorrência da china, e da sua tática de redução de preços abaixo do valor de mercado para acabar com concorrentes, devido ao fatos já mencionados acima.

A Papaiz deve sair do marketing indiferenciado e escolher segmentos de mercado para atuar? Que critérios de segmentação (bases e variáveis de segmentação) você julga que deveriam ser adotados pela empresa? Justifique.

Sim, para ter um resultado mais positivo, é de muita importância que haja a segmentação de mercado, uma vez que serve para conhecer melhor os clientes, identificar características de consumo e criar campanhas mais direcionadas. Acredito que a marca deve continuar sim investindo em cadeados com qualidade, ainda que sejam mais caros, para continuar com a confiança dos clientes, mas, mais do que isso, deveriam expandir a noção de seu uso para além do setor da construção, transformando o cadeado não apenas em um item de necessidade, mas de desejo. Ou seja, criando mais opções de cadeados (cadeados mais decorados e bonitos, por exemplo), para que haja a expansão das vendas para além de lojas de material de construção, mas também para lojas de departamento, de moda, de esportes ou para uso em faculdades/escolas.

Quais seriam os trade-off se os potenciais impactos envolvidos na eventual decisão de abordar o mercado de produtos de preço inferior?

Ao escolher entrar no mercados de produtos de preço inferior, o possível risco que a marca poderia sofrer é a perda de confiança dos consumidores. Uma vez que o cadeado é um item para promover segurança, o mínimo que se espera é que ele ofereça proteção necessária, logo, se tiver o item oferecer uma menor qualidade e gerar o medo de perdas pessoais, pode não ser uma boa estratégia de mercado a liderança de custo, mas sim a de diferenciação do produto.  Pois, gerando valor ao cliente, e mostrando que seu produto oferece qualidade e segurança, você ganha sua confiança e deixa um nome positivo atrelado a sua marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com