TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fundamento do Marketing

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

          

        ATIVIDADE AVALIATIVA [pic 1][pic 2]

CURSO

DISCIPLINA

 Ciências Contábeis

Fundamentos de Marketing Prof. Godinho

MATRICULA

NOME

 20201101824

Bruno Porto Ramos

 

 

 

EMPRESAS CENTENÁRIAS  

 

  1. Realizar uma pesquisa e escolher UMA empresa (marca) com mais de 100 anos de existência.
  2. Descrever a história e a evolução da empresa escolhida.
  3. Quais foram as orientações da empresa em relação ao mercado durante sua vida? E em quais momentos houve a mudança.
  1. Identifique a missão, a visão e os valores da empresa.
  2. Quais as são as unidades de negócio atuais da empresa?
  3. Com base na análise Macro ambiental, explique os fatores que exercem mais influência na empresa nos dias atuais.

NESTLÉ

O início, em 1866, começa ser contada a história da Nestlé, pois foi nessa época que surgiu a primeira fábrica de leite condensado na Europa (Anglo-Swiss Condensend Milk Company), mais precisamente na Suíça, em 1867 um visionário de nome Henry Nestlé, cria um alimento para crianças, o que seria revolucionário. O grupo que hoje nos conhecemos como Nestlé, foi uma fusão da sua empresa fundada em 1905 com a Anglo-Swiss. Nesse período estimulado pelo os avanços das cidades e a melhoria para transportação, cresceria o comércio internacional.

A anglo-Swiss, fundada pelos irmãos Charles e George Page, que com seus conhecimentos, passaram a utilizar leite fresco na fabricação de leite condensado. E passaram a fornecer esse produto para as grandes cidades europeias, com a ideia que tal produto teria mais duração que o leite natural.

O farmacêutico e fundador da marca de mesmo nome, Henry Nestlé, desenvolveu seu produto “farinha Láctea” na Suíça, utilizando leite bovino, farinha de trigo e açúcar, que seria destinada aos bebês que não poderiam ser amamentados, e assim ajudaria a combater as taxas de mortalidade que eram muito altas. Foi nesse período também que surgiu o logotipo do ninho de passarinhos, mas 1875 Nestlé decide vender sua empresa e sua unidade fabril localizada em Vevey para empresários locais. Assim eles empregaram trabalhadores especializados no intuito de expandir a produção e comercialização dos seus produtos.

Nesse período surge uma grande concorrência entre a Nestlé e a marca dos irmãos Page (Anglo-Swiss), eles lançavam produtos para rivalizar com seus concorrentes, e assim, ambas as empresas se expandem no exterior, comercializando leite condensado e cereal infantil. A Anglo-Swiss chega aos Estados unidos, mas essa expansão acabou não sendo tão feliz para os irmãos Page, pois com a morte de George, a empresa então decide vender suas operações em solo norte-americano, abrindo caminho para que talvez houvesse uma fusão com a Nestlé.

A empresa de Henri assumi os negócios de exportações de Peter & Kohler, e começava a vender chocolate, já que alguns anos antes Hernri Nestlé teria sido peça importante na criação do chocolate ao leite, fornecendo leite condensado para seu vizinho em Vevey, Daniel Peter, que teve seu primeiro produto comercializado na década de 1980.

Com a fusão das duas empresas nasceu a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, passando a constituir duas sedes na Suíça, uma em Vevey e a outra em Cham e abrindo caminho para um terceiro escritório em Londres, para que a assim pudessem gerenciar suas exportações de produtos lácteos, passando a expandir cada vez mais suas linhas de produtos, começando a produzir leite condensado sem açúcar e leite esterilizado.

Em 1914 com início da guerra, cresceram as demandas dos produtos Nestlé, mas a falta de matéria prima e a limitação do comercia entre fronteiras prejudicaram sua produção, e para contornar o problema a organização adquiriu instalações de processamento na Austrália e nos Estados Unidos. Como leite condensado tinha longa duração e era de fácil transporte, tornou-se popular entre os guerrilheiros, o Exército Britânico por exemplo passou a consumir o leite condensado em suas porções de emergência, essa grande demanda levaram as fabricas a trabalharem a todo vapor.

Depois da guerra o consumo de leite condensado diminui, causando uma certa instabilidade na empresa, a quebra das bolsas e diminuição dos preços, fizeram que a Nestlé perdesse uma grande parte dos seus lucros em 1921. E assim eles contratam um gestor de crises para contornar os problemas. Com os problemas controlados a organização comprar uma das (se não a maior) empresa de chocolate da Suíça, e assim o chocolate passa a fazer parte dos produtos comercializados da Nestlé & Anglo-Swiss, mas com um mercado de chocolates muito competitivo, o grupo Nestlé decide inovar com os chocolates branco (Galak) e o Rayion um tipo de chocolate recheado com mel, logo em seguida lançaram um suplemento vitamínico, e em 1938 é lançado o Nescafé, extrato de café com sabor natural.

Mesmo com início da segunda guerra mundial, a Nestlé continua suas operações mesmo com redução das suas vendas, ao final da guerra e com ‘’sucesso’’ do Nescafé, é lançado o Nestea. Depois desse período complicado, a Nestlé se funde com a Alimentana, empresa de sopas e caldos Maggi e lançam vários produtos, como nesquik, chás, sopas e temperos. Com a grande expansão dos seus negócios, a Nestlé passa a investir em novas áreas do ramo alimentício, como os de alimentos enlatados, e a consolidação dos seus produtos tradicionais. Em 1970 torna-se a primeira empresa do ramo, a aplicar o código da OMS em todos os seus produtos.

Ainda na década de 1960, o grupo Nestlé continua a expansão da sua marca e passa ter em seu portifólio, produtos como iogurte e água mineral, já na década seguinte a empresa diversifica mais ainda seus produtos, passando a ser acionista de uma empresa de cosméticos, a L’Oréal. Ainda na década de 1970 o grupo passa a se chamar Nestlé S.A. Nessa referida década a empresas recebem muitas críticas por suas estratégias de marketing, para aleitamento materno, o que causou boicote a Nestlé e seus produtos. Mas o grupo continuava com seu crescimento e passaram a ter no seu portfolio produtos para petshop.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com