TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro do Trabalho

Por:   •  21/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.378 Palavras (26 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 26

1. INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho se encontra imerso em um cenário onde ocorrem constantes e ligeiras modificações, agregadas às transformações pelas quais atravessa a sociedade no geral, por conta da entrada da geração y no mercado de trabalho. Por este motivo, é necessário fazer uma reflexão à cerca do comprometimento organizacional, um aspecto essencial para que uma organização atinja o êxito.

Serão observadas as alterações no processo de recrutamento e seleção de jovens da geração y no mercado de trabalho, à forma que as grandes empresas estão se preparando para selecionar e recrutar os melhores jovens, novas técnicas e métodos específicos para geração atual, maneira mais criteriosa para entender como pensam o que querem esses novos jovens que entram freneticamente todos os dias em nosso mercado de trabalho.

Analisando dessa forma observamos que o recrutamento faz parte do gerenciamento das grandes empresas, assim descrito por (CHIAVENATO, 2009, p.16) “Saber recrutar e selecionar colaboradores com eficácia faz parte do gerenciamento estratégico das organizações, contribuindo com metas de crescimento e desenvolvimento”.

1.1 Problema de pesquisa

Sendo assim, a problemática de pesquisa a se identificar é: Quais são as alterações no processo de recrutamento e seleção das grandes empresas de Londrina para contratação de jovens da geração y?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Analisar as alterações no processo de recrutamento e seleção de jovens da geração y nas grandes empresas Londrinenses.

1.2.2 Objetivos específicos

A fim de traçar um caminho coerente para o desenvolvimento do tema, elencam-se como objetivos específicos:

• a) Identificar as técnicas de recrutamento das grandes empresas londrinenses;

• b) Levantar as etapas do processo de seleção no recrutamento das grandes empresas; e,

• c) Identificar o perfil da geração y no mercado de trabalho londrinense.

1.3 Justificativa

O estudo resultante do projeto pretende contribuir para o âmbito acadêmico, oferecendo através da pesquisa em tela uma visão diferenciada à cerca do tema, ampliando o material teórico, que poderá ser utilizado a fim de desenvolver estudos e pesquisas, estimular o aprofundamento sobre o tema, assuntos relacionados e demais vertentes científicas que possam originar-se a partir deste.

Além da relevância acadêmica, a pesquisa em questão também intenciona servir como fonte de informações para o âmbito social, podendo oferecer dados relevantes para que os públicos de interesse, envolvidos na área, colham dados para notar a importância da abordagem e aplicabilidade do tema.

Para além, o trabalho tem a finalidade de fomentar conhecimento no pesquisador, e de seu leitor, que durante o desenvolvimento da pesquisa terá condições de desenvolver um pensamento reflexivo-crítico a fim de formar uma trajetória analítica do tema, culminando assim em sua conclusão apresentada como resultado preliminar deste estudo, podendo resultar em aprofundamentos, demais vertentes e debates acerca do assunto.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Recrutamento e seleção: generalidades

O mercado dos dias atuais é notavelmente competitivo, onde empresas fornecem produtos e serviços cada vez mais parecidos, afinal com os adventos da globalização e difusão tecnológica, as possibilidades de acesso e aplicação de informação e de sistemas permeados pela tecnologia são cada vez maiores. O valor a esses elementos já foi reconhecido e é aplicado para o crescimento das empresas. Justamente na aplicação destes recursos pelas pessoas envolvidas nestes processos, que se tornam o verdadeiro diferencial competitivo, como ratifica o trecho a seguir:

“O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E, de lambuja, provoca o aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Tudo isso para se assegurar que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial”. (CHIAVENATO, 2010, p. 4).

O autor aponta ainda que as pessoas como centro das organizações ficam inclusive refletidas nas mudanças em relação ao papel do departamento responsável pelos recursos humanos nas instituições, que atravessaram mudanças ao longo dos anos.

“Saber recrutar e selecionar colaboradores com eficácia faz parte do gerenciamento estratégico das organizações, contribuindo com metas de crescimento e desenvolvimento” (CHIAVENATO, 2009, p.16), Sabe-se hoje, que o processo de recrutamento é preocupação constante porque influencia diretamente no custo, na produtividade, no clima do trabalho, na rotatividade de pessoal, na evolução das carreiras, na interrupção das atividades.

O prognostico depende da observância do princípio do recrutamento e promoção de pessoal: colocar a pessoa certa no lugar certo, ou seja, no serviço para o qual possui respectivamente requisitos de qualificação, aptidão e habilidade do contrário tem-se pessoas desajustadas ao trabalho, desgastadas, frustradas, estressadas, prejudicando a autoconfiança, auto-estima e a aquisição de experiência. Envolve um processo que varia conforme a organização.

Em muitas organizações, o início do processo depende de decisão da linha. O órgão de recrutamento não tem qualquer autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. Chiavenato (2010, p. 8) conceitua que:

A Gestão de Pessoas (GP) é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com