TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE CONFLITOS ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Kamille Janira de Souza Fernandes

Tema: Administração de conflitos

Resenha do artigo

O GERENCIAMENTO DE CONFLITOS ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM*

Os conflitos estão intrínsecos na vida das pessoas, e podem ser considerados como desentendimentos, sejam eles internos ou externos. O conflito é o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte se frustrou ou vai frustrar seus interesses, de caráter relacional, envolve relações de poder (pessoa-pessoa; pessoa-grupo; organização-grupo, etc). As organizações com base na gestão de pessoas consideram-nas realmente como capital humano e como diferencial para o alcance de resultados e oferecem apoio especial para o clima interno de trabalho, intercalado pela qualidade do relacionamento entre as pessoas.

As relações de trabalho são um processo complexo, pois cada profissional traz consigo ligações por laços profissionais, afetivos, amizades e afinidades, dependente de uma série de atitudes recíprocas. Na prática profissional reconhecer mal-entendidos, desconfianças, sentimentos de coerção, egoísmo, desrespeito e irritação mostrando diferenças individuais manifestas no ambiente de trabalho, decorrentes de um mau relacionamento. A percepção sobre os conflitos está mais relacionada a sentimentos negativos, pois envolve quebra de ordem, por uma experiência negativa, proveniente de erro ou falha; ou, em outra percepção, entende-se como uma batalha de interesses incompatíveis (“bem” contra “mal”); ou ainda, refere-se a algo com potencial destrutivo de relações. Concordo que geralmente só e visto de maneira negativa, mas e possível que seja positivo, depende da maneira que se lida com ele, pois há necessidade de aperfeiçoamento das habilidades de gerenciamento dos conflitos.

A necessidade contínua do desenvolvimento das competências e habilidades para o trabalho em equipe é um dos desafios dos gestores enfermeiros, pois existem as diversidades culturais, sociais, e econômicas das pessoas envolvidas na organização, visto que o trabalho em equipe na área da saúde requer trabalho coparticipante, percepção criativa, visão positiva de conflitos, e outras habilidades dos enfermeiros para gerir inter-relações de forma competente e sincronizada em busca de objetivos comuns.

Para administrar o conflito com satisfação, é necessário entender o processo que ocorre em 5 etapas: o primeiro é o latente que são situações que ainda não ocorreram, mas que representam condições para o seu surgimento; o segundo é ao conflito percebido, aquele o qual os envolvidos percebem que está ocorrendo; o terceiro é o conflito sentido (sensação causada pelo conflito e se torna emoção); o quarto é o conflito manifesto, estágio em que se manifestam ações e busca de soluções para sua resolução; e por último a consequência do conflito, que avalia como o mesmo foi resolvido.

O enfermeiro como gestor deverá gerenciar os conflitos, logo deverá conhecer e aplicar quatro estratégias: acomodação, dominação, compromisso e solução interativa dos problemas. Na acomodação ocorre o encobrimento dos problemas, buscando resgatar a harmonia. A dominação é a disputa pelo poder, prevalece à decisão de quem tem mais representatividade. No compromisso cada parte cede um pouco, a fim de resolver o conflito. Por último, a solução interativa dos problemas visa buscar soluções alternativas que satisfaçam as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com