TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento De Equipe Visando Produtividade Com Redução Da Quantidade De Colaboradores Em Linhas De Transmissão

Por:   •  1/4/2023  •  Monografia  •  5.497 Palavras (22 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 22

Gerenciamento de equipe visando produtividade com redução da quantidade de colaboradores em linhas de transmissão

Rafael José Vanalli¹*; Paulo Mantelatto Pecorari²

1 Estudante. Pós-graduando em Gestão de Projetos. Engenheiro Civil. Rua Margarida Correa Veneziano, 541 – Jardim Nova Esperança; 14930-000    Boa Esperança do Sul, SP, Brasil

2 Diretor Proprietário na P8 tecnologia & consultoria. Pecege. Profissional Associado. Rua Rubiácea, 369 - Colinas do Piracicaba; 13432-584     Piracicaba, SP, Brasil

*autor correspondente: rafael_vanalli@hotmail.com

Gerenciamento de equipe visando produtividade com redução da quantidade de colaboradores em linhas de transmissão

Resumo

Com a crescente demanda energética no país, o setor de construção de linhas de transmissão estava aquecido, e com isso, as empresas vinham contratando cada vez mais colaboradores para atender a demanda de obras. Porém, com a crise pandêmica atual, as empresas viram-se obrigadas a reduzir gastos e contratações. O objetivo deste trabalho foi o de propor o dimensionamento de colaboradores que seja satisfatório para a execução das atividades em linhas de transmissão de energia até 138KV. Foram feitas entrevistas com profissionais experientes dos setores de construção de linhas de transmissão, consultas em Relatórios de Obras e Manuais de Construção de Linhas de Transmissão das concessionárias energéticas do Brasil, com intuito de confrontar as informações e de propor um quadro de funcionários reduzido, que seja satisfatório para realização das etapas da obra. Pelo estudo, foi possível notar que, algumas poucas atividades não têm como serem realizadas com equipes reduzidas, porém, na maioria das atividades propostas foi obtida alguma redução.

Palavras-chave: funcionários por atividade; energia elétrica; execução de atividades; redução de funcionários.

Team management aiming productivity with reducing the number of employees in Transmission Lines

Abstract

With the growing energy demand in the country, the transmission line construction sector was booming, and with that, companies were hiring more and more employees to meet the demand for works. However, with the current pandemic crisis, companies were forced to reduce expenses and hiring. The objective of this work was to propose the dimensioning of employees that is satisfactory for the execution of activities in Power Transmission Lines up to 138KV. Interviews were made with experienced professionals in the sectors of construction of Transmission Lines, consultations in Work Reports and Construction Manuals of Transmission Lines of energy concessionaires in Brazil in order to compare the information to propose a reduced staff that is satisfactory for carrying out the stages of the work. Through the study, it was possible to notice that a few activities cannot be carried out with reduced teams, however, in most of the proposed activities some reduction was obtained.

Keywords: employees by activity; eletric energy; execution of activities; reduction of employees.

Introdução

A energia elétrica é um importante favor de desenvolvimento para todos os países. Para estudiosos modernos da área da economia levarem em conta o grau de desenvolvimento de um país, é considerado o consumo per capita de energia elétrica e o seu índice de crescimento (Fuchs 1977).

O começo da distribuição de energia teve seu início na reta final do século passado, tendo como marco a construção da primeira central elétrica de distribuição de energia à cidade de Nova York. O fato histórico foi conquistado por Thomas Alva Edison em 1879. Já no Brasil, a primeira cidade a receber energia elétrica foi a cidade de Campos em 1883, tornando-se a primeira da América do Sul a ter iluminação pública elétrica. A distribuição elétrica, consolidou-se em um serviço público em São Paulo e no Rio de Janeiro somente no início desse século, mais precisamente em 1899 e 1905 respectivamente.

Atualmente no Brasil, há cerca de 145.600 km de linhas de transmissão construídas e a meta para 2025 é que sejam 184.054 km de linhas construídas segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) (Site do ONS).

No Brasil, a energia elétrica é provinda 60,6% de fontes hídricas (Usinas Hidrelétricas), 12,3% da energia é provinda da força que o vento gera ao girar as hélices das torres de captação (Usinas Eólicas), 9,1% de fontes térmicas (Usinas Termoelétricas) abastecidas por gás e GNV, 8,3% de biomassa (Usinas de Biomassa), 4,2% da captação da energia solar, 4,1% de energia provinda de carvão mineral, óleo diesel (Termo Elétricas) 1,1% de energias nucleares (Usinas nucleares) e 0,3% de outras fontes (Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS 2021).

Em meio a pandemia mundial, muitas empresas estão tendo que operar com horários e funcionários reduzidos, mas buscando manter a produtividade em alta. Não foi diferente para as empresas no setor de linha de transmissão. Reestruturar a produtividade envolve a estrutura econômica como um todo e suas entidades regulamentadoras (legislação e regulamentação de mercados, direitos trabalhistas, direitos de consumidores, papel do Estado, mercado financeiro etc.); envolve as relações entre empresas e mudanças internas à própria empresa (Salerno, 1999).

Nas construtoras de LT’s, a maior parte da mão de obra é direta, e ela representa o maior custo para as construções, é nela também que está a maior possibilidade de economia em uma obra segundo consultores da área (DTC, 1996). Baseado nesse contexto e com o cenário atual, precisa-se desenvolver formas e métodos de conseguir conciliar produtividade com baixo custo e baixo número de colaborados.

O objetivo deste trabalho foi o de propor o dimensionamento de colaboradores que seja satisfatório para a execução das atividades em Linhas de Transmissão de energia até 138KV. Esse estudo teve como diretriz avaliar se é possível trabalhar com uma quantidade de funcionários inferior ao que é proposto para as empresas terceirizadas prestadoras de serviço. Tal medida se fez necessária para gerar menos despesas e acrescentar lucros para as empresas terceirizadas no segmento de construção de linhas de transmissão de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (310.9 Kb)   docx (276.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com