TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerente Minuto

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDERP

ELAINE DE SOUZA OLIVEIRA

RESENHA – O GERENTE MINUTO

Campo Grande – MS

Abril 2016

ELAINE DE SOUZA OLIVEIRA 5471127077

RESENHA – O GERENTE MINUTO

Trabalho parcial de graduação apresentado como requisito para aprovação da disciplina de Comportamento Organizacional da Universidade Anhanguera UNIDERP, turma N81, sob a orientação da Prof. Ms. Michelle da Rosa.

Campo Grande – MS

Abril 2016

RESENHA - O GERENTE MINUTO

Blanchard, Kenneth H; Johnson, Spencer. Tradução de Ruy Jungman. O Gerente-Minuto. 28º Edição. Rio de Janeiro: Record, 2007.

        

A busca por um gerente eficaz é feita por um jovem, que busca entre oficiais, mestres de obra, ou executivos, em diversas configurações conheceu sempre gerentes durões, sempre focados em resultados, realistas, orientados para o lucro, conheceu também os conhecidos como bonzinhos pelos subordinados, porem não vistos desta forma por seus superiores. Os gerentes mais interessados em resultados eram considerados autocráticos, enquanto os mais interessados em pessoas eram considerados democráticos.

Observou-se que em cada um dos tipos, só um lado ganhava ou a empresa ou as pessoas, porem a busca era por um tipo de gerente onde ambos os lados pudessem ganhar.

Nesta busca por um gerente que englobasse ambas as características, foi encontrado um que “atendia” às expectativas, este falou da valorização das pessoas na sua pratica, pois entende que as pessoas produzem mais e melhor quando se sentem satisfeitas consigo mesmas. Ao ser questionado sobre que tipo de gerente ele era, o mesmo se definiu como um “gerente-minuto”. Ele se auto intitulava assim pois necessitava de muito pouco tempo para alcançar grandes resultados.

Ao ser indagado sobre sua metodologia o “gerente –minuto”, ele solicitou que a busca por respostas fosse feita com seus subordinados, e a primeira característica foi que o gerente não dava soluções, antes, ele estimulava o questionador a identificar o problema, traçar objetivos a serem alcançados e elencar as possíveis soluções.

Ao indagar um segundo subordinado, foi falado que não apenas são estabelecidos “objetivos-minuto”, como também são feitos “elogios-minuto”, que seria um feedback dado de forma muito transparente e próxima ao subordinado, observou-se também que uma característica muito forte do gerente, é que ele diferente dos demais tipos de gerentes, não busca erros, mas busca as acertos e elogia seu subordinado, promovendo assim uma valorização desta pessoa. “Quanto mais certeza tiverem de que estão sendo bem-sucedidos, mais vocês subirão dentro da empresa”.

Dirigindo-se ao terceiro subordinado foi possível observar que além dos “objetivos-minuto” e os “elogios-minuto” são feitos também as “repreensões-minuto”, onde se uma pessoa realiza bem o trabalho e sabe como fazê-lo e comete um erro, o gerente reage prontamente, confirma os fatos e mostra-se realmente como se sente seja aborrecido, zangado, frustrado, tudo isto em não mais que trinta segundos.

Até a página 53

Assim, o livro traz uma reflexão não apenas para a postura gerencial, mas que pode ser aplicada para a vida, sobre a importância de examinar seus objetivos, examinar seu desempenho, e verificar se seu comportamento  está realmente de acordo com seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com