TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerente Minuto

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1º PERÍODO – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

BRUNA MARIA SILVEIRA DE CAMARGO

Resenha do Livro: O Gerente Minuto

Passos - MG

2019

KENNETH BLANCHARD, PH.D.
DR. SPENCER JOHNSON, M.D.

O GERENTE MINUTO

30ª Edição.

Resenha apresentada à Universidade do Estado de Minas Gerais para conclusão de trabalho avaliativo proposta pela professora Estefânia Portomeo em 17 de Abril de 2019.

Professora:

Prof. Estefânia Portomeo.

Passos - MG

2019

“O símbolo do Gerente Minuto destina-se a lembrar a todos nos a reservar um minuto em nosso dia para observar as fisionomias das pessoas que gerenciamos.”

(BLANCHARD, Kenneth; JOHNSON, Spencer. O Gerente Minuto, 30ª ed.)

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO......................................................................................

05

2

DESENVOLVIMENTO........................................................................

06

3

FICHAMENTO......................................................................................

08

4

CONCLUSÃO........................................................................................

10

REFERÊNCIAS......................................................................................

11

  1.  INTRODUÇÃO

Baseado em uma parábola, a história surge com o objetivo de analisar e estudar o comportamento humano, e compreender o modo com a qual as pessoas produzem melhores resultados e se sentem bem consigo mesmas, principalmente dentro de uma empresa e com os demais constituintes dela. Desenvolvida a partir desta curta história, seu principal personagem busca se tornar um profissional melhor e nessa jornada encontra o Gerente-Minuto, na qual após buscas frustradas mostra-lhe os três passos para se tornar um melhor profissional e principalmente uma pessoa eficiente e eficaz.


  1. DESENVOLVIMENTO

A história do personagem se embasa na busca pelo gerente “perfeito”, em sua jornada encontra diversos perfis de profissionais, entre eles o primeiro, de perfil autocrático, que busca manter o controle da situação, preocupado com os fatores básicos, é prático, realista e se orienta para o lucro. Conhece também gerente “bonzinhos”, cujo pessoal parecia ganhar enquanto a empresa perdia. Sendo este, o gerente democrático, participativo, apoiador, atencioso e humano.

Assim, se portavam então os autocráticos como os que se interessavam por resultados e os democráticos com os que se preocupavam com as pessoas. Porém, não estava satisfeito, pois sabia o que queria, ele buscava o Gerente eficaz, que gerenciavam a si mesmos, a empresa e sua parte mais importante, as pessoas.

Enfim, soube de um gerente que todos falavam muito bem, foi atrás e marcou um horário para conhecer a forma com a qual ele trabalhava. Chegando lá, começou seus questionamentos, e aos poucos foram conversando. “Pessoas satisfeitas consigo mesmas produzem bons resultados”.

Ele aprende que a chave para obter mais resultados é a produtividade, que se resumem em qualidade e quantidade. E a sua melhor forma de obter esse resultado é através das pessoas. E finalmente lhe é apresentado o Gerente-Minuto, uma pessoa que obtém bons resultados sem precisar de muito tempo.

Após sua reunião é convidado a conhecer seus funcionários para realmente descobrir se o modelo Gerente-Minuto funciona, com o primeiro funcionário é apresentado aos três segredos na qual o Gerente-Minuto transforma e aplica sua função. A primeira é os Objetivos-Minutos, dessa forma o funcionário tem de forma clara e objetiva o que se espera dele e quais suas obrigações, dessa forma o funcionário tem sua função e expectativa visível de forma clara.

O Estabelecimento de Objetivos-Minuto consiste em: 1. Concordar sobre seus objetivos; 2. Definir o que será considerado bom comportamento/desempenho; 3. Escolher seus objetivos numa única folha de papel, utilizando menos que 250 palavras. 4. Ler e reler cada um dos objetivos, o que requer em torno de um minuto cada vez que se fizer isso. 5. Reservar um minuto todos os dias para rever o desempenho; e 6. Verificar se o seu comportamento combina ou não com seus objetivos.

Em seguida o segundo passo, o Elogios-Minuto. “Ajude as pessoas a alcançarem seu pleno potencial. Flagre-as fazendo alguma coisa certa.”. O Elogio-Minuto produz resultados quando você: 1. Diz a pessoa, com antecedência, que vai informa-la sobre como ela está se saindo; 2. Elogia imediatamente a pessoa; 3. Diz essa pessoa o que ela fez certo – e de modo específico; 4. Diz a ela o quanto você ficou satisfeito com o que ela fez de certo e como isto ajuda a empresa e as outras pessoas que nela trabalham; 5. Faz uma pausa, para permitir que elas realmente “sintam” o quanto você se sente satisfeito; 6. Encoraja-as a continuar procedendo assim; e 7. Dá um aperto de mão ou um toque no ombro de modo a deixar claro que você apoia o sucesso delas na empresa.

Já durante o terceiro passos temos a Repreensão-Minuto que funciona bem quando você: 1. Diz a pessoa, com antecedência, que vai informá-la sobre como está se saindo, e isto claramente e sem rodeios; A primeira parte da repreensão: 2. Repreende imediatamente a pessoa; 3. Diz a ela o que fez de errado – especificamente; 4. Informa-a sobre como se sente em relação ao erro – e de modo bem claro; 5. Para por alguns segundos de silêncio embaraçoso para que ela sinta como você se sente; A segunda parte da repreensão: 6. Aperta a mão da pessoa ou toca-a de uma maneira que a deixe convicta de que está honestamente ao lado dela; 7. Lembra-lhe quanto a tem em alta conta; 8. Reafirma seu respeito por ela, mas que não gostou de seu desempenho naquela situação; 9. Esteja ciente de que, uma vez terminada a repreensão, o assunto deve ser dado por encerrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com