TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO

Por:   •  4/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

FTC – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

GESTÃO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

NEIRANE BRITO DE SOUZA EGÍDIO

OS DESAFIOS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO

SALVADOR

2018           

RESUMO

O presente projeto tem como fator principal mostrar a importância do relacionamento interpessoal no alcance dos objetivos e metas das organizações e que, provavelmente, ele é um dos principais desafios organizacionais nos tempos contemporâneos, frente à gigantesca diversidade de gerações, crenças, culturas, ideologias e uma série de outros aspectos que influenciam nos comportamentos e atitudes das pessoas, impactando no resultado final das organizações. O estudo será realizado através da pesquisa bibliográfica e entrevistas, utilizando questionário eletrônico previamente elaborado, possibilitando conhecer as características que permeiam os relacionamentos, seus efeitos e possíveis estratégias de fortalecimento equipes, tornando as relações mais harmônicas e produtivas.

Palavras-chave: Desafios; Relacionamento interpessoal; Diversidade; Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Quais os fatores que dificultam as relações interpessoais e os seus efeitos, positivos e negativos, na produtividade e no alcance dos objetivos e metas organizacionais?  

O relacionamento interpessoal é um fator extremamente importante para o bom desempenho das pessoas e das organizações. Saber se relacionar no trabalho, com os colegas e líderes parece ser algo fácil, mas nem sempre é. Observa-se que no mundo contemporâneo a diversidade aumenta a cada dia, quando pensamos em religião, política, diferença entre gerações, cultura, ideologia, estilo de liderança, e outros aspectos, podemos observar que tais fatores podem aproximar ou afastar as pessoas.

Manter o equilíbrio, saber lidar com as diferenças de forma harmônica e conduzir as relações no trabalho de forma respeitosa e produtiva é o ideal para o alcance dos objetivos de todos.

Conhecer as características das relações interpessoais, seus aspectos, a forma como as pessoas lidam com suas emoções no trabalho, como transmitem o que sentem, como digerem os acontecimentos, possibilitará uma análise profunda para a elaboração de estratégias e ferramentas que facilitem tais relações.

Os profissionais de recursos humanos e a liderança das organizações têm um papel fundamental na mediação dos conflitos nas relações interpessoais, portanto é fundamental para eles conhecer todos os aspectos que norteiam os relacionamentos, para agir com segurança e conhecimento, por isto o resultado desta pesquisa será de grande valia para tais profissionais.

O fato é, que, o relacionamento entre as pessoas é um grande desafio, que vem se tornando cada vez maior. Quanto mais os homens evoluem em tecnologia, conhecimento e idade, mais complexas se tornam as relações entre eles.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Realizar análise detalhada dos relacionamentos interpessoais, seus impactos e efeitos nos resultados das organizações.

2.2 Específicos

  • Conceituar o relacionamento interpessoal e suas características.
  • Identificar os principais fatores que dificultam os relacionamentos interpessoais e os aspectos do mundo contemporâneo que geram interferências.
  • Identificar os efeitos positivos e negativos nos resultados pessoais e organizacionais.
  • Elencar possíveis estratégias e ferramentas para a harmonização das relações interpessoais no trabalho.

3 JUSTIFICATIVA

As relações interpessoais nos ambientes de trabalho têm relevante importância, visto que o comportamento das pessoas e a forma como elas se sentem implicará significativamente no desempenho individual e coletivo. A produtividade e o alcance dos objetivos e metas das organizações dependem dos seus colaboradores, logo a relação entre eles, a sinergia, têm influência direta no ritmo de trabalho e nos resultados. Desta forma, o tema é demasiadamente significativo e seu estudo contribuirá para o avanço do conhecimento e melhoria das relações de trabalho.

Sabemos que não se trata de uma receita pronta, um método imutável, quando pensamos que as pessoas e seus comportamentos são imprevisíveis e variáveis, dificultando assim uma conclusão absoluta sobre o tema de estudo, porém a pesquisa possibilitará uma melhor compreensão e identificação de estratégias para melhor condução dos conflitos.

4 METODOLOGIA

A metodologia que será utilizada é baseada na pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sites sobre Relacionamento Interpessoal, Comportamento Organizacional, Conflitos, Mediação, Administração, onde serão desenvolvidos vários estudos e análises. Será realizada uma pesquisa com um grupo de profissionais, através de um questionário previamente definido, possibilitando conhecer os principais fatores e aspectos que influenciam nas relações interpessoais. Existe ainda a possibilidade de realizar algumas entrevistas presenciais com funcionários de empresas variadas.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

É extremamente importante chamar a atenção para o tema relacionamento interpessoal, visto que ele é um dos principais fatores geradores de estresse, problemas de saúde emocional e física, queda na produtividade, aumento do absenteísmo, redução da qualidade de vida e outros graves problemas.

Segundo Maslow (2000) o relacionamento entre as pessoas é uma das principais necessidades humanas, a necessidade social. Desse modo, podemos dizer que as pessoas não vivem sozinhas, elas precisam umas das outras, precisam se comunicar, trocar informações e sentimentos, para nutrir-se e viver.

A comunicação é o meio de interação entre as pessoas, que acontece de forma verbal e não verbal, tendo o diálogo como principal ferramenta, que pode evitar ou gerar conflitos, sendo necessário bom senso, cautela e ética no convívio cotidiano. A ética é fundamental para que as relações interpessoais sejam saudáveis, construídas através de comportamentos respeitosos e empáticos, possibilitando uma fluidez de ideias e crenças individuais que devem ser respeitadas independentemente da escolha de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com