TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Conceitual

Por:   •  2/10/2021  •  Resenha  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 15

UFRJ – Instituto de Matemática

Ciências Atuarias

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2020

Disciplina: Introdução à administração

Alunos: Antonio Bernardino da Silva Junior – DRE: 111318491

          Sérgio Vinicius da Mota Nascimento – 117047886

Resenha capítulo I do livro “Introdução à administração”

Administração e Administradores

        O primeiro capítulo tem como objetivo definir e explicar o conceito de administração e sua importância para as organizações de todos os tipos. Assim como as principais funções administrativas, que envolvem negociação, tomada de decisões, estabelecimento de metas, identificação e resolução de problemas, liderança de pessoas, organização de recursos materiais, financeiros, humanos e mercadológicos. Estabelecendo uma visão do papel do administrador, em realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos.

Abaixo é apresentado alguns conceitos e palavras ligados a administração.

  1. Administração

Um dos significados é denominado como o conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado, diretamente relacionado a gestão.

  1.  Gerência

Ato de gerir / As funções do gerente e administrador.

  1. Gestão

Ato de gerir; gerência, administração

  1. Administrativo, administrativos

Administração, tomar conta das coisas.

  1. Management

Ação ou maneira de administrar; manejo, direção ou controle. Pessoa ou pessoas que controlam e dirigem os negócios de uma instituição ou empresa.

  1. Manejo

Administração, gerência, direção: Manejo de negócios.

A definição de administração é apresentada em quatro eixos centrais, nos quais são detalhados pontos fundamentais para a compreensão do conceito, como seguem:

1- Ação!

         Administração significa, em primeiro lugar, ação. Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle (fig 1.1). Os processos administrativos são também chamados funções administrativas ou gerenciais. Outros processos como coordenação, direção comunicação e participação também contribuem para a realização dos quatro processos principais (fig 1.2).

Figura 1.1 -  O Processo administrativo

[pic 1]

Fonte: Adaptado de Maximiano (2000, p.27).

Figura 1.2  O Processo administrativo

PROCESSO OU FUNÇÃO

Descrição

Planejamento

Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos.

Organização

Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério.

Direção

Execução é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir objetivos. O processo de execução envolve outros processos, especialmente o processo de direção, para acionar os recursos que realizam as atividades e os objetivos

Controle

Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.

Fonte: Adaptado de Maximiano (2000, p.27).

        No início do século XX, Henri Fayol criou o enfoque funcional, ou abordagem funcional da administração, que propõem separar a tarefa da administração das tarefas operacionais e técnicas, uma distinção importante para as pessoas que administram organizações.

2- Um grupo de pessoas

        As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são administradores ou gerentes, eles fazem o processo administrativo funcionar. Um dos recursos de alguns gerentes é a autoridade, que os dá a capacidade ou poder de tomar decisões e acionar o trabalho de seus funcionários e outros recursos, e com isso vem um importante passo, que é a responsabilidade e a cobrança.

        Os gerentes formam um grupo, chamado a administração ou gerência e as pessoas que integram o grupo desempenham um mandato, chamado administração ou governo.

3 - Uma arte que exige habilidades

        O desempenho dos gerentes depende de suas competências gerenciais, assim como diversas habilidades. Essas habilidades podem ser adquiridas ou aprimoradas por meio de experiência e estudo. Muitas pessoas, neste século, demonstraram um alto grau de habilidades, as grandes organizações despersonalizam as realizações individuais, mas sempre há talentos, muitas vezes anônimos, por trás das realizações coletivas.

4 - Uma disciplina

        Embora seja uma arte ou prática antiga, a administração tem uma história recente como corpo organizado de conhecimentos. Desde a antiguidade há registros de princípios de administração, e com o passar do tempo essa ferramenta foi profissionalizada e o processo administrativo aprimorado, tornando as organizações mais eficazes. Surgiram livros, escolas, pesquisadores e consultores de administração. O processo se transformou em disciplina, e assim o objetivo de estudos sistemáticos, que produzem um corpo de conhecimentos organizados, chamados teorias.

 Figura 1.3  Administração como corpo de conhecimentos[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Fonte: Adaptado de Maximiano (2000, p.29).

        A prática compreende as soluções criadas no mundo das organizações reais. A teoria compreende os conhecimentos abstraídos dessa prática e sistematizados.

Somos todos administradores

        O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos. Há exemplo dele em todo o processo de vida humana, seja no planejamento de férias ou no dia a dia com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com