TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapeamento de Processos

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.014 Palavras (21 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Paulista                                            [pic 1]

ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA

Mapeamento de Processos

Professor:

Linduarte

Aluno(a):

Jessica Nascimento

São Paulo

2016


MAPEAMENTO DE PROCESSOS  

A globalização nos dias atuais obrigou as empresas a se manterem no mesmo patamar de atualização, mantendo uma ordem processual estratégica a fim de que possam competir com a concorrência, cada vez mais acirrada.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        04

2.        DEFINIÇÃO – Mapeamento de Processos        05

3.        OBJETIVO        06

4.        DIFICULDADES ENCONTRADAS        07

5.        COMO EXECUTAR         08

5.        EXEMPLOS        09

5.        CONCLUSÃO        10

5.        BIBLIOGRAFIA        18


  1. INTRODUÇÃO

Quando trata-se de manter-se no mercado, gerando lucro, a globalização dos dias atuais forçou o Administrador a buscar alternativas de manter o seu negócio perpetuando. Uma das maneiras essenciais é o mapeamento de processos.

Para a elaboração do mesmo, no entanto, faz-se necessário conhecer toda a trajetória processual da Organização, respeitando Códigos de Ética e Conduta, normas internas e externas, atividades específicas, deveres, obrigações e limitações de cada departamento que a compõe.

Aqui, o foco não é um manual sobre “Mapear Processos”, porém, de maneira abreviada explicar em si a sua definição, quais os seus objetivos, quais os problemas encontrados para executa-lo, como aplica-lo e exemplificar para melhor entendimento e compreensão.


  1. DEFINIÇÃO – Mapeamento de Processos

O Mapeamento de Processos é uma tentativa e uma forma de melhorar suas estratégias, podendo assim ter vantagem sobre o seu concorrente no quesito tempo e dinheiro. Além disso o mesmo é muito importante, pois é possível também a certo nível prever dificuldades que serão encontradas, dando tempo ao empresário de maneira antecipada para que ele possa tomar alguma atitude frente ao ocorrido, buscando um plano de ação.  

         


  1. OBJETIVO

Visto anteriormente, percebe-se que o Mapeamento de Processos é uma ferramenta de suporte visual que possibilita o melhor entendimento das atividades traçadas de cada departamento, retratando suas entradas, saídas e atividades como um todo e consiste em analisar, documentar, identificar e viabilizar melhorias em processos. Esta ferramenta possibilita a análise sistêmica de organizações.

O principal objetivo de se mapear os processos é a compreensão e a comunicação do fluxo de atividades e suas transformações internas. Desta maneira, é possível visualizar e reestruturar processos que são desde simples a complexos, onde possamos identificar melhorias que acabem gerando por consequência satisfação do cliente.


  1. DIFICULDADES ENCONTRADAS

O principal desafio de traçar o mapa dos processos de uma organização está em: primeiramente, no entendimento exato de cada atividade, quanto tempo é gasto para cada uma dela e quanto isso custará como um todo.

Depois de entendido as especificações acima, a maior dificuldade encontrada está na sua execução.

Quando é possível uma visão sistêmica da Organização, vemos muitas etapas que precisam de burocracia para serem realizadas, tanto do ambiente interno como no ambiente externo da mesma, além de enxergarmos possíveis melhorias, a questão na implantação é substituir o hábito anterior e integralizar os setores de acordo com suas urgências e limitações.


5. COMO EXECUTAR

Deve constar a instituição, título do trabalho, local e data, dispostos a critério do autor. A inclusão de outros elementos é opcional.

Nome da Instituição - centralizado, caixa alta, com tipo de letra proporcional ao tamanho do nome;

Título - centralizado, caixa alta, com tipo de letra proporcional ao tamanho do título;

Subtítulo, se houver - caixa baixa;

Autor - centralizado, caixa alta, com tipo de letra proporcional ao tamanho do nome e tamanho do título;

Número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume);

Local (cidade) – Local da instituição onde deve ser apresentado; centralizado, caixa alta;

Ano do depósito (entrega). - centralizado - sob o local.

13. Na caixa de diálogos Bordas e Sombreamento deve ser escolhida uma Definição de Borda, a mais utilizada é a tipo Caixa por ser a mais simples, a opção Aplica a: deve ser marcada como Esta Seção, deve-se clicar no botão Opções para poder configurar mais alguns recursos.

[pic 2]

Ilustração 21 - Opções de Bordas e Sombreamento

14. Na caixa de opções deve-se modificar a opção Medir a partir de: para Texto, caso essa opção não seja alterada ficará como o padrão que é Extremidade da página, que fará com que a borda saia além da área de impressão, o que ocasionará um corte na parte inferior.

  1. Folha de rosto (Anverso)

As normas NBR 10524 e NBR 14724 definem os procedimentos para elaboração da folha de rosto. Ela segue o formato da capa, com a inclusão da natureza, do objetivo e do orientador do trabalho. Os elementos devem figurar na seguinte ordem:

Nome do autor: responsável intelectual do trabalho;

Título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação;

Subtítulo: se houver, deve ser evidenciada sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos (:);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (944.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com