TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

O papel estratégico da gestão de marcas

Gerenciar marcas é transferir atributos que vão além das características do produto, ou seja, é oferecer ao cliente valores agregados que possam contribuir para o posicionamento, o que possibilitara atingir as necessidades dos clientes ampliando a satisfação e assim conquistar os resultados financeiros.

Para construir uma marca, a empresa deve gerenciar muito bem os relacionamentos e os processos organizacionais, atender os clientes de forma holística, entender muito bem os movimentos do mercado e adaptar as novas realidades e tendências e diferenciar-se dos concorrentes.

É fundamental que o posicionamento da marca na mente do consumidor seja em evidencia e, por isso é fundamental uma estratégia de comunicação e uma política de preço e ações nos pontos de venda.

O consumidor tem um papel importante no posicionamento de uma marca, pois muitas delas acabam se associando a emoções, prazeres, segurança, confiança e outros sentimentos que a marca proporciona.

O segredo de construir uma marca está na capacidade da empresa de entender o mercado, identificar quais sentimentos associados e as necessidades e desejos do consumidor em relação a produtos, serviços e formas de comercialização, e transformar esse conhecimento em ações organizacionais eficientes e eficazes.

A importância da embalagem no contexto da marca

A embalagem nasce por meio de um projeto, que deve ser bem elaborado, de forma a agregar valor para o produto. Em geral, os projetos de embalagens são concebidos por designers. Cientes de que para alcançar um bom resultado final é necessária responsabilidade e participação, estes profissionais devem seguir uma metodologia, que é composta por 10 postos-chave (Mestriner, 2002), a saber:

  • Conhecer o produto;
  • Conhecer o consumidor;
  • Conhecer o mercado;
  • Conhecer a concorrência;
  • Conhecer tecnicamente a embalagem a ser projetada;
  • Conhecer os objetivos mercadológicos;
  • Ter uma estratégia para o design;
  • Desenhar de forma consciente
  • Trabalhar integrado com a indústria;
  • Fazer a revisão final do projeto

Antes a embalagem tinha o papel apenas de proteger e conservar o produto para facilitar o seu transporte, com o tempo as empresas foram percebendo que as embalagens poderiam chamar a atenção dos consumidores no ponto de venda e diferenciar-se dos concorrentes.

Empresas como a Coca-Cola e muitas outras passaram a patentear suas embalagens em razão do valor que passaram a ter. essas embalagens passam mensagens importantes para o consumidor, aguçam os sentidos humanos e criam uma forte identidade.

A empresa deve fazer um estudo sobre a história do produto, características, perfil do público alvo, sobre tendências do ambiente onde atua, para poder desenvolver e criar uma embalagem que possa ter um papel estratégico.

Citando como exemplo o estilista Karl Langerfeld em colaboração com a Coca Cola lança três vertentes da embalagem do refrigerante light: romântica e moderna, rock chic e ousada, assim atendendo um público alvo cada vez mais diferenciado e transforma a embalagem em objetos de colecionadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com