TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Básico

Por:   •  13/9/2019  •  Seminário  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

MARKETING BÁSICO

QUESTÃO – A Academia Saúde Mais atua de forma inovadora junto ao público da terceira idade, oferecendo sistema exclusivo de transporte para seus clientes. Ela não é a única no seu mercado de atuação. Outras três academias focam o mesmo público-alvo e todas, inclusive a Saúde Mais, dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com as necessidades individualizadas de seus clientes. A Saúde Mais gostaria de estar instalada na avenida principal do bairro, mas uma lei de zoneamento urbano impede a construção de novos pontos comerciais nessa avenida. Isso traz alguns problemas de visibilidade para a academia, já que suas concorrentes estão localizadas em espaços mais visíveis, como shoppings, por exemplo. Outro fator a se destacar é que a prefeitura local está construindo um centro de convivência para a terceira idade, onde oferecerá, de forma gratuita, além de outros serviços, uma academia. No entanto, após pesquisa, verificou-se que 70% da população da terceira idade da cidade não trocariam uma academia paga pela gratuita. Construa a matriz SWOT da Academia Saúde Mais e dê sugestões de crescimento para a mesma.

A partir dos pontos apresentados no texto e, conforme materiais estudados durante a disciplina, é possível construir a seguinte matriz SWOT para a Academia Saúde Mais.

MATRIZ FOFA (SWOT)

FORÇAS

- Oferta sistema exclusivo de transporte para seus clientes;

- O serviço prestado é concentrado em uma parte do mercado de consumidores: população da terceira idade.

FRAQUEZAS

- Localização fora da avenida principal do bairro, sendo um local com menor visibilidade do que dos seus concorrentes;

- Oferta o mesmo tipo de serviço dos concorrentes, sem diferencial.

OPORTUNIDADES

- Aumento da expectativa de vida da população em geral;

- 70% da população da terceira idade da cidade não trocaria uma academia paga por um espaço gratuito na prática de exercícios físicos.

 

AMEAÇAS

- Outras três academias focam o mesmo público-alvo e dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com as necessidades individualizadas de seus clientes;

- Lei de zoneamento urbano da cidade, uma vez que impede a academia de se instalar na avenida principal do bairro, o que prejudica sua visibilidade.

Em termos de sugestões para o crescimento da Academia Saúde Mais, com base nas informações coletadas para a construção da Matriz SWOT, é possível elencar as seguintes:

1. A partir da oportunidade sinalizada pelo mercado, população da terceira idade, é possível notar que a empresa deve buscar diferenciar dos seus concorrentes para maximizar a oportunidade de 70% dos idosos da cidade não trocarem uma academia paga pelos serviços gratuitos prestados pela prefeitura da cidade. O que demonstra que há um potencial de cliente a ser cativado para se manter fiel à academia. Para isso, faz-se necessário no investimento de diferenciais dos concorrentes, além do transporte exclusivo. Uma das ações que poderiam ser adotadas são os exames de saúde dos idosos periódicos com avaliação quadrimestralmente de forma gratuita, dentro dos planos de contratação da academia. Proposição de convênios com clínicas geriátricas da cidade para os clientes da Academia Saúde Mais, como forma de demonstrar a preocupação com a qualidade de vida e saúde do idoso que frequenta a academia. Investir nas orientações afixadas em diversos locais da academia com letras maiores para auxiliar os idosos no conforto visual. Treinamento dos funcionários para simplificar o atendimento e dar atenção (criar laços de empatia) com os idosos que frequentam a academia.

2. Para minimizar a localização fora da avenida principal do bairro, o que impacta na visibilidade da academia, esta poderia propor atividades diferenciadas aos idosos sem custo adicional fora do espaço da academia, como caminhadas, passeios de bicicletas, lanches nutritivos com cardápio definido por nutricionista em parques da cidade e aulões de dança na rua da cidade, com periodicidade mensal, para estimular os alunos que já fazem parte da academia e divulgar a mesma a outros idosos da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (766.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com