TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing sob medida.

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução........................................................................................................1

Marketing........................................................................................................2

Marketing sob medida para o nordeste...........................................................3

Conclusão........................................................................................................7

Bibliografia.......................................................................................................8

Introdução

O objetivo dessa pesquisa é abordar sobre Marketing, uma palavra que está presente no nosso dia-a-dia, porém, muitas pessoas ouvem falar mais não sabem o que é e qual o seu objetivo. Será apresentado um pouco de sua origem e de sua função dentro mercado empresarial. Porém, o objetivo principal dessa pesquisa e falar como as empresas estão desenvolvendo produtos e serviços com enfoque no marketing aplicado para a região nordeste. Uma região que é bastante castigada pela desigualdade social, mas, que nos últimos anos tem mostrado um crescimento econômico acima do normal, isso tem atraído grandes empresas para lá. O grande desafio está em como desenvolver produtos e serviços para essa região. Algumas empresas estão demonstrando que é possível desenvolver produtos e serviços com a mesma qualidade das outras regiões. Isso mostra como é importante as empresas utilizaram o marketing a seu favor, através dele elas vão conseguir conquistar clientes.  

MARKETING

A expressão anglo-saxônica marketing deriva do latim “mercare”, que definia o ato de comercializar produtos na antiga Roma. Enquanto tudo que se produzia era vendido, ou melhor, era comprado, não havia a necessidade de um esforço adicional de vendas e, portanto, o marketing era desnecessário. Somente no século passado constatou-se a necessidade do marketing.

Marketing é a área do conhecimento que envolve todas as atividades concernentes às relações de troca, visando a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Essas necessidades e desejos são satisfeitos a partir da compra de produtos e serviços, esta compra é impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, frio, abrigo), ou psicológica (segurança, status, diversão).

As empresas conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, elas procuram produzir bens e serviços que atendam o publico alvo. Através do markenting que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

O marketing conta com quatro instrumentos básicos que são:

- Produção de bens e serviços que atendam os desejos do público

- Escolha do preço certo para esse produto

- Distribuição eficiente e ágil

- Comunicação com o público, (propaganda na mídia imprensa, eletrônica, promoção em pontos-de-venda, sorteio, brindes, etc...)

Marketing sob medida para o Nordeste

Como vender mais e melhor no Nordeste? Essa questão tem rendido pesquisas, congressos, teses acadêmicas e debates acalorados entre profissionais de marketing das indústrias de olho na região, principalmente daquelas voltadas à fabricação de alimentos e bebidas. Não é difícil entender por quê.

Produtos desenvolvidos sob medida, a partir de estudos do perfil social, econômico e cultural dos nordestinos têm obtido desempenhos melhores no mercado do Nordeste do que as apresentações tradicionais, vendidas no eixo Sul-Sudeste. Um estudo publicado em 2010 pela Nielsen, com base nas quarenta maiores empresas de alimentos e bebidas do Brasil, detalha essa conjuntura.

Segundo o levantamento, enquanto as receitas das indústrias que investiram em produtos especiais para o Nordeste tiveram um aumento médio de 12,9%, o das demais não ultrapassou 5,5%.

Dentre as companhias que têm optado por lançar produtos específicos para o Nordeste está a Danone. Em 2008, a multinacional de origem francesa promoveu uma extensa pesquisa na região. Foram visitados mais de 3 000 pontos de venda, de quinze cidades nordestinas, no sentido de entender melhor o consumidor local, seus hábitos e necessidades.

A partir do trabalho de campo, a Danone colocou em curso uma estratégia de aceleração do crescimento no Nordeste, fundada em três pilares: regionalização, acessibilidade e disponibilidade. O plano contemplou, por exemplo, o lançamento de uma versão do iogurte Corpus em embalagem unitária e com preço estampado (49 centavos), para favorecer o acesso ao produto.

Outro fruto do projeto foi o lançamento, em 2009, do Danoninho Cremoso, versão do queijinho petit suisse da empresa rica em vitaminas e minerais para ajudar a combater as carências na alimentação das crianças da região – a fórmula foi desenvolvida a partir de estudos da Universidade de Pernambuco e a Universidade do Rio Grande do Norte. Assim como o Corpus “precificado”, o produto é também comercializado em pote individual de 100 gramas, e não somente em bandejas com múltiplas unidades, como acontece nas demais praças brasileiras.

Graças à estratégia traçada, a Danone vem obtendo taxas de crescimento consideráveis na região, bem acima da média nacional. “Nos últimos três anos, as vendas na região evoluíram 150%, resultado das expressivas taxas de crescimento acima de 30% ao ano”, informou a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa.

Oferecer produtos de marcas notórias em embalagens menores, que exijam menores desembolso, parece ser uma tática que faz todo sentido para o mercado nordestino. Não obstante o padrão de vida dos moradores da região venha melhorando a olhos vistos, a reboque de investimentos do governo e das empresas, o Nordeste ainda concentra 64% da população de baixa renda no Brasil. Mais parcela significativa das compras é feita em mercearias e mercadinhos de bairro, para o consumo imediato.

De acordo com a Nielsen, sobressaem num raio-x do Nordeste os fatos de as famílias serem mais numerosas que as dos demais centros (têm geralmente entre quatro a cinco pessoas), de terem mais crianças e de as donas de casa serem mais jovens. “O consumidor nordestino é fortemente atento e sensível a promoções”, repassa Rodrigo Portela, analista de mercado da Nielsen.

Tais informações não têm passado em brancas nuvens para a Bauducco (Pandurata). A empresa garante vir obtendo sucesso na região a partir do trabalho com embalagens menores. Enquanto os biscoitos recheados da marca são oferecidos em embalagens de 140 gramas nas demais regiões do País, no Nordeste são vendidos em pacotes de 65 gramas. O wafer, por exemplo, é vendido em porção de 140 gramas, contra 165 gramas no restante do mercado nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com