TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Métricas de Marketing

Por:   •  22/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Atividade individual

Matriz para registro

ENTREVISTA

Disciplina: Métricas de Marketing

Módulo: 4

Aluno: Juliana Resende Batista

Turma: ONL017ZOMKTSJ02T1

Título da atividade

Gestor de Marketing no Segmento da Educação

Indicação do tema e do objetivo

O objetivo da entrevista é saber  sobre os pontos mais relevantes que um gestor de marketing analisa hoje em seu dia-a-dia do trabalho, como ele enxerga as vantagens e desafios nesta profissão e como a profissional analisa das métricas em seu dia-a-dia.

Apresentação do entrevistado

 Carla Pereira, 30 anos, Coordenadora de Marketing na empresa Conexão Desenvolvimento Empresarial.

Desenvolvimento da atividade - entrevista

1-Quais os desafios que você enfrenta em seu dia-a-dia como gestora de marketing para alcançar os resultados esperados?

“Nos dias de hoje tudo muda muito rápido, o que é novidade hoje, amanhã já não é mais. É de uma velocidade desafiadora de se acompanhar. Até porque as mudanças não apenas para novas tecnologias e produtos, mas sim de novas ideias, pensamentos, desejos e necessidades das pessoas, os consumidores.

 O cliente das empresas de educação ele analisa opções, levanta benefícios e compara fornecedores. Em resumo, não realiza compra por impulso: salvo raras exceções, um aluno pondera muito bem antes de decidir pagar por uma Pós ou MBA renomado.”

2-A empresa que atua hoje procura por competências específicas na contratação do profissional de marketing?

Quando falamos de competências ligadas e valores, referente ao comportamento humano, acredito que todas empresas devem buscar sempre alguns fatores básicos, como: caráter, comprometimento e ética.

Quanto às demais competências voltadas a conhecimento, habilidades e atitudes.

Para o profissional de Marketing tem sim suas competências específicas. Como: Orientação para a Inovação e Mudança, Comunicação, Análise de Informação e sentido crítico. O que não se faz uso em outras áreas.

3- Quais as características, vantagens, processos e aplicabilidade do planejamento estratégico de marketing aos processos decisórios na sua empresa?

O planejamento estratégico é fator indispensável para que a instituição aumente sua competitividade diante do mercado. Dentro todas as estratégicas traçadas para conquistar nosso público, o posicionamento é sempre alinhado a missão, visão e valores da empresa que sustentam nossa estratégia de mercado. Assim temos a definição e caminho a seguir com o processo decisório que está embasado nas estratégias adotadas pelas organizações com vista a enfrentarem os desafios que o mercado impõe.

4- Há alguma avaliação de desempenho específica para a sua área?

A avaliação de desempenho adotada é voltada para gestão de pessoas, no qual acompanhamos o desempenho individual e de grupo. Com isso temos um papel estratégico para a empresa, na medida em que facilita a compreensão do quanto cada colaborador contribui para o negócio.

5-Como funcionam as métricas de marketing na empresa que atua?

“Os indicadores são fundamentais para acompanhar os resultados das nossas Campanhas. Assim, identificados os gargalos e o que precisam ser melhorados. Para garantir mais oportunidades de negócios e resultados mais expressivos.

Com as ferramentas de marketing digital disponível, conseguimos medir esse desempenho. As ferramentas são bem completas, onde você define suas métricas e avalia de maneira constante. Com o universo digital, você tem uma entrega completa de análise de resultados, identificando se seus recursos de tempo e dinheiro estão sendo investidos. Usamos muito aqui taxas de conversão, taxas de cliques que são as métricas de campanhas pagas e a métrica de receita de vendas, essas que usamos com mais frequência.”

Conclusões

Pode-se observar na entrevista que hoje o consumidor final da empresa do ramo da educação, se atualiza constantemente, e por este motivo a empresa demonstra que a atualização das estratégias adotadas para conquistá-los em curto prazo são cada vez mais desafiadoras. Com base neste desafio a seleção de profissionais que a empresa busca nesta área são cada vez mais um perfil que apresentem as competências específicas para o cargo, como um profissional inovador, comunicativo e com senso crítico apurado, isso faz parte da estratégia da empresa para que possam ser competitivos no mercado, além de seguirem um planejamento estratégico para enfrentar os desafios que este mercado impõe.

Em entrevista realizada com a gestora Carla, observou-se que na empresa que atua o uso das métricas em campanhas que realiza semanalmente para todas as filiais da Conexão é constante e indispensável. Ela mostra a importância do acompanhamento dos resultados e a identificação destes através das ferramentas do marketing digital, otimizando seu tempo e identificando seus recursos de tempo e dinheiro investidos pela empresa. Segundo Souza, 2015, algumas métricas mais frequentes como a taxa de cliques que foi citada na entrevista, você pode avaliar diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como: a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos. A métrica de receita de vendas que envolve o ROI, no marketing, é fundamental conhecer o retorno gerado por uma determinada ação, como uma campanha de anúncios específica, ou mesmo por toda a estratégia. E por fim  a taxa de conversão que é um passo que o visitante dá rumo a se tornar cliente. Esse passo pode ser assinar sua newsletter, cadastrar-se em uma promoção, baixar um e-book no blog, usar a versão de teste do seu produto ou até mesmo tornar-se um novo cliente.

De acordo com Zambaldi 2016, As empresas precisam empurrar a demanda de seus produtos por meio de sua força de vendas. Para tanto, precisam medir a efetividade de como entregam aos clientes oportunidades para que consumam seus produtos. As métricas de força de vendas determinam se os esforços de vendas e sua cobertura geográfica são suficientes. Além disso, auxiliam na previsão de vendas e na alocação de recursos à força de vendas, em diferentes estágios do processo de venda.

Referências bibliográficas

18 métricas de Marketing Digital que são relevantes para seu chefe. Marketing de Conteúdo, 2015. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/metricas-de-marketing-digital/>. Acesso em: set. 2018.

PROFISSÃO: Analista de Métricas (BI e Web Analytics). Internet Innovation, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.internetinnovation.com.br/blog/marketing/profissao-analista-de-metricas-bi-e-web-analytics/>. Acesso em: set. 2018.

SOUTO, R. 12 métricas de marketing importantes que você já deveria estar acompanhando. HubSpot, 2015. Disponível em: <http://br.hubspot.com/blog/12-m%C3%A9tricas-de-marketing-importantes-que-voc%C3%AA-j%C3%A1-deveria-estar-acompanhando>. Acesso em: set. 2018.

ZAMBALDI, F. Métricas de Marketing. FGV Online 2018. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/142020/viewContent/1609112/View. Acesso em: set.2018.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com