TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA LIDERANÇA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/9/2015  •  Artigo  •  6.135 Palavras (25 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 25

Luiz João dos Passos Filho

O PAPEL DA LIDERANÇA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Projeto de Pesquisa apresentado como parte

dos  requisitos para a obtenção do título de

Bacharel em Administração na Universidade

Metropolitana de Santos.

Orientador: Prof. Me. Elias Salim Haddad Filho

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

SANTOS – 2013


1 INTRODUÇÃO

A competição no mercado de seguros requer das corretoras capacitação e aperfeiçoamento para se destacar entre a concorrência, visando uma prestação de serviços de boa qualidade.

O foco desta pesquisa é entender a importância do líder para o sucesso organizacional, no tocante a motivação de seus subordinados liderados.

A Emdoc Corretora de Seguros vem operando no mercado há mais de 18 anos, nas diversas modalidades de seguros, buscando sempre a excelência na prestação de serviços. Dentro dessa organização existem departamentos formados por equipes especializadas em produtos direcionados a cobertura de determinados riscos, comandadas por um líder capaz de motivar, orientar e transmitir segurança aos seus funcionários. A liderança se faz presente em todos os setores da empresa. Na área de vendas, por exemplo, existe uma pesquisa de mercado buscando novos nichos a serem explorados. Além de mostrar os caminhos para prospecção de negócios, cabe ao líder a tarefa de motivar sua equipe de trabalho para atingir as metas estabelecidas pela diretoria da empresa.

O corretor de seguros como principal líder da empresa, deve saber compartilhar e investir nas pessoas para um melhor comprometimento de todos. Deve também vislumbrar as tendências do mercado acrescentando conhecimentos atualizados aos funcionários, tornando sua empresa mais competitiva.

A corretora como qualquer outro segmento, também encontra dificuldades quando enfrenta uma crise econômica. A queda do dólar, por exemplo, reduz o volume de exportações prejudicando por conseqüência os seguros das mercadorias exportadas. Por outro lado, o líder da corretora deverá encontrar no mercado alternativo para compensar a queda da produção, oferecendo através de sua equipe de trabalho, produtos que de certa forma não foram afetados pela oscilação daquela moeda.

Outro aspecto relevante é a fidelização da carteira de clientes. O cliente ao contratar um seguro espera ser prontamente atendido na reparação de danos ocasionados por sinistros. A corretora mantém em seu quadro, funcionários treinados e capacitados para esse atendimento, acionando a seguradora e orientando o cliente sobre a documentação necessária para o pronto ressarcimento dos prejuízos. O sucesso dessa operação também depende de uma boa liderança.

Compete à corretora de seguros difundirem na sociedade o conhecimento do seguro, disseminando informação e fazendo com que as pessoas compreendam que o seguro é necessário na atualidade.

Para isso ele opera com uma equipe técnica treinada e personalizada em todos os ramos de seguros. A equipe tem como prioridade proporcionar o melhor serviço em descobrir o resultado mais indicado para cada tipo de cliente.

É imprescindível um corretor de seguros obterem particularidade de liderança nas colocações na administração da empresa. Esse administrador colabora para a edificação de um envolvente ambiente de trabalho, entusiasmando os funcionários que estão a sua volta, auxiliando na resolução dos problemas , atuando diante das normas e atendendo os problemas individuais de toda sua equipe de trabalho, sempre visando o que é melhor para a corretora.

Os funcionários são motivados pelas habilidades de suas tarefas e pelo apoio oferecido pelo seu líder. Quanto maior a motivação da equipe, melhor será o nível de atendimento e a colaboração de todos na geração dos interesses que conduzem a expansão, a predisposição e a qualidade dos resultados da empresa.

Liderar é uma maneira de agir, uma maneira de ser.  Liderar é desenvolver a visão do que é possível e ser capaz de inspirar outros a ajudá-lo no cumprimento das metas estabelecidas.

2 PROBLEMA

Uma situação comum em qualquer seguimento de mercado é o consumidor obter, de dois ou mais fornecedores diferentes, o mesmo valor para um produto ou serviço. As diferenças que conquistarão o cliente dependem do tipo de produto/serviço ofertado e o quanto se consegue agregar valores, personalização e especialização. Estas diferenças são o que definem a escolha pelo melhor local onde adquirir o que se deseja.

São realizados estudos e pesquisas para saber o que mais agrada ao consumidor e a partir daí, buscar não só atender às suas necessidades como também criar novas, fazendo-o perceber que precisa de determinado produto ou serviço, aguçando a sua vontade e motivando-o a efetuar a compra.

Nas corretoras de seguros não é diferente, porém com uma dificuldade: para as que representam as mesmas seguradoras e oferecem o mesmo tipo de seguro, não há o que se falar em valor agregado por serviço personalizado (referindo-se aos seguros e suas garantias). Como então, vencer a concorrência e “ganhar” o cliente? O que o líder pode fazer para munir sua equipe de artifícios e argumentos que convençam o consumidor a optar por sua empresa? Como manter sua equipe motivada a superar este obstáculo e cumprir metas, vender mais, fidelizar mais?

Este é um desafio enfrentado no dia-a-dia da Corretora estudada e ao longo deste projeto de pesquisa iremos explorar as possíveis soluções e encontrar, nos caminhos da Administração e na sua literatura, a melhor ou as melhores práticas de mercado que prometem resolver a questão. A pretensão é chegarmos ao final convencidos da vital importância de um líder para o sucesso de uma organização, comprovando que a sua capacidade de percepção, inovação e motivação transformam o ambiente organizacional e o leva a enfrentar e vencer desafios todos os dias, como o aqui apresentado.

3 HIPÓTESES

Visto que o produto ofertado por corretoras não dá margem para muitas modificações a fim de atender o desejo de cada cliente, uma das hipóteses para se destacar entre os concorrentes é investir em treinamentos na área para que o vendedor tenha domínio do assunto e transmita segurança na hora de negociar.

Por ser uma área complexa e com muitas variáveis, é bastante comum encontrar pessoas que precisam de seguros, mas não entendem do assunto. Se o profissional que está ofertando o seguro utiliza seu conhecimento na área para dirimir dúvidas, apresentar todas as possíveis soluções, dando base para que o cliente consiga escolher o melhor para o se u caso, além de segurança transmite também confiança, duas qualidades que podem ser decisivas no fechamento do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (213.6 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com