TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DE MARKETING

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAGUÁ

ALINE HAZLER LIMA DA SILVA

BEATRIZ HADASSA NUNES ALVES

PLANEJAMENTO DE MARKETING: ÁPICE TRANSPORTES E LOGÍSTICA

PARANAGUÁ - PR

2018

ALINE HAZLER LIMA DA SILVA

BEATRIZ HADASSA NUNES ALVES

PLANEJAMENTO DE MARKETING: ÁPICE TRANSPORTES E LOGÍSTICA

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Administração Mercadológica como requisito integral para obtenção da nota do 2º bimestre do Curso de Administração do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus Paranaguá.

Prof. Sandro Deretti

PARANAGUÁ-PR

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

1.1. Descrição da Empresa.............................................................................4

1.2. Orientação de Mercado Atual...................................................................5

2. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL..............................................................................6

2.1. Satisfação do Consumidor e Qualidade Percebida..................................6

2.2. Análise Servqual.......................................................................................6

2.3. Dados e Resultados da Pesquisa Servqual.............................................7

2.4. Análise OPM.............................................................................................8

2.5. Dados e Resultados da Pesquisa OPM...................................................9

3. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS...............................................................10

3.1. Análise de SWOT...................................................................................10

4. PLANEJAMENTO DE MARKETING......................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

APÊNDICES...............................................................................................................13

APÊNDICE A..............................................................................................................13

APÊNDICE B..............................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade apresentar o desenvolvimento de um planejamento de Marketing criado especificamente para atender aos objetivos estratégicos que encontramos durante a análise na empresa Ápice – Transportes e Logística. Inicialmente, apresentamos a empresa, sua história, seus serviços, sua estrutura e definimos sua orientação de mercado. Posteriormente, discorreremos sobre: o diagnóstico feito diante das análises, a interpretação dos resultados obtidos e por fim, o planejamento de marketing desenvolvido a partir das informações coletadas.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Ápice Transportes é uma empresa de origem familiar, fundada em 2008 na cidade de Paranaguá pelo Sr. Adriano Coelho. Em 2011, ele associou-se ao seu irmão, Paulo Coelho, que havia saído de outra empresa do ramo, aumentando assim sua caderneta de clientes. Em 2017, houve a dissolução da sociedade, ficando apenas um sócio, o Sr. Paulo Coelho, que se juntou com seu filho, Guilherme Coelho, atualmente o Gerente Comercial, para dar continuidade à empresa.

Apesar de ser uma empresa nova no mercado, conta com funcionários e parceiros que possuem enorme experiência no ramo do transporte. Buscam zelar sempre pelos interesses de seus clientes e colaboradores, onde a responsabilidade pesa mais do que qualquer mercadoria que carregam e descarregam diariamente. Através de um contínuo aprimoramento de seus serviços, encontram soluções rápidas que atendam as necessidades de cada cliente, minimizando custos e otimizando benefícios, de forma a satisfazer um mercado de transporte cada vez mais exigente.

Estão aptos a atender em todo o território nacional, com foco na região sul e sudeste, onde se concentram a maioria de seus clientes. Preparados para atender as diferentes necessidades de logística e movimentação de carga em geral, independente do produto transportado. Para atender seu objetivo, contam com agregados comprometidos e uma frota própria, monitorada via satélite, com seguro de frota, além do seguro de carga em todos os carregamentos efetuados. Contam, também, com assessoria em logística e desembaraço aduaneiro, ampliando suas atividades através da preparação dos documentos para embarque de carga seca, reefer, container ou granel em trânsito aduaneiro (DTA) e confeccionando requerimentos e liberação junto aos órgãos competentes como Receita Federal, Ministério da Agricultura e IBAMA.

  1. ORIENTAÇÃO DE MERCADO ATUAL

Com as constantes mudanças do mercado, ocorre o surgimento da necessidade de criar ou adaptar-se a uma orientação de mercado, seguindo as propostas das filosofias autênticas de marketing. Desta forma, uma empresa que deseja tornar-se eficaz diante da concorrência, necessita determinar seu foco, direcioná-lo a produção, ao seu produto ou serviço, a promoção de vendas, ao marketing estratégico ou societal. Seguindo este pensamento, a empresa analisada neste relatório possui uma orientação para o produto, o qual se identifica como o serviço prestado. A Ápice Transportes busca atender as diferentes demandas dos clientes com qualidade, segurança e rapidez em seus serviços.

De acordo com Kotler (2006), pode-se identificar o mercado-alvo ideal com base nos níveis de segmentação pré-dispostos. As abordagens conhecidas são marketing de segmento, definido como foco em um grupo de consumidores com as mesmas preferências, marketing de nicho, apresentado como enfoque em um grupo de consumidores que buscam um mix de benefícios mais restritos, marketing local, concentração em um grupo de clientes de uma determinada área, e um marketing personalizado que se atenta em suprir as necessidades particulares dos consumidores, o marketing individual. A Ápice Transportes se enquadra na abordagem de marketing de segmento em razão da flexibilidade de atendimento, a empresa não estreita seu foco de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com