TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

1. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Planejamento e Controle da Produção consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção.

Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento, programação e controle bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas.

Uma das dificuldades que podem ser encontrada no planejamento e controle de produção é a categorias dos serviços que podem ser prejudicada pelas dificuldades encontrada na mão de obra, devido o absenteísmo, férias ou falta de qualificação.

Mesmo que ocorra ocasiões que possam fazer com que a empresa oscilem como rotatividade de mão de obra, troca de operador de atividade importante, a empresa deve se adequar e ser projetar para que esses fatores não influencie o seu nível de serviço.

  1.  Posicionamento Estratégico da Organização

O posicionamento estratégico da organização tem como o maior objetivo aumentar a capacidade de competição. Para isso tem como necessidade elaborar estratégias para identificação de possíveis fatores críticos estratégicos.

Esses fatores estão ligados ao negocio organizacional, como variáveis internas ou externas.

O posicionamento estratégico da organização juntamente com o planejamento e o controle são muito importantes para uma organização.

Pois o planejamento e o controle são necessários, porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas de qualidade adequados e as variáveis do o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

  1.  Níveis Hierárquico do Planejamento e Controle de Produção

O PCP tem três níveis hierárquico no qual atua na organização, são eles:

Nível Estratégico – São estabelecidos planos de longo prazo. Neste nível é elaborado e definido a capacidade de cada planta e estratégia de produção.

Nível Tático – São estabelecidos planos de médio de prazo, de produção.

Nível Operacional – São preparados planos de curtos prazo. São gerenciados os estoques, as ordens de produção, as ordens de compras são emitidas e liberadas e são executados os acompanhamentos e controle .

  1. O Planejamento e Controle de Produção e os Objetivos de Desempenho

A melhoria continua do desempenho das organizações dos indicadores de produtividade qualidade e de flexibilidade é a forma que as empresas  tem encontrado para se manter competitivas, criando um ambiente  que buscam melhores maneiras de produção.

São também utilizados a cadeia de suprimentos, Manufacturing Resource Planning (MRP) e Just in Time, para que possa responder à demanda determinado, sob condições normais de operação com o objetivo a aumentar a capacidade de produção da empresa, evitando desperdícios, prejuízos econômicos e, principalmente, evitando pausas na produção.

O planejamento e controle da cadeia de suprimentos trazem benefícios estratégicos para a empresa, de suprimento, pois visa a velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade. Este planejamento e controle envolvem desde o fornecimento de matérias-primas, compras, gestão da distribuição física, logística até a gestão de materiais.

2. CONTROLE DE PRODUÇÃO

As operações de produção transforma recursos de entrada (input) em saídas (output) sob forma de bens e serviços.

O ambiente de produção, e as instalações produtivas num modo geral podem ter um padrão de chegada dos pedidos e a existência de outras condições da produção de alternativas dos fatores relevantes em aspectos na programação da tarefa.

Alguns desafios para organizar e desenvolver operações produtivas estão relacionados com as diferenças econômicas, sociais, culturais e políticas que existem entre sistemas produtivos localizados em diversas regiões.

  1. Classificação do Sistema de Produção

O sistema de produção são classificados de diversas maneira, a classificação mais conhecida são pelo grau de padronização dos produtos, pelo tipo de operação que sofrem os produtos, pelo ambiente de produção e pela natureza do produto.

Tipos de Classificação

Caracteristicas

Grau de padronização dos produtos

Produtos padronizados                                               Produtos sob medida ou personalizados

Tipo de operação

Processos continuo (larga escala)                          Processo discreto                                                    Respetitivo em massa (larga escala)                 Repetitivo em lote (flow shop, linha de produção)      Por encomenda (job shop, layout funcional)                Por projeto (unitaria, layout posicional fixo)

Ambiente de produção

Make-to-stock (MTS)                                                  Assemble-to-order (ATO)                                                   Make-to-order (MTO)                                                          Engineer-to-order (ETO)

Fluxo de processos

Processo em linha                                                              Processo em lote                                                              Processo por projeto

Natureza dos produtos

Bens                                                                                     Serviços

                             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com