TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO E PROJETO DE ARRANJO FÍSICO

Por:   •  21/10/2022  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Artigo:

PLANEJAMENTO E PROJETO DE ARRANJO FÍSICO (PLANT LAYOUT) DE UMA FÁBRICA DE MOTORES

Todas as empresas, tanto as de maior quanto as de menor porte, desde que sejam industrias e tenham linhas de produção, necessitam de um projeto de arranjo físico- uma definição em relação a localizalçao das maquínas e esquipamentos, considerando seu processo produtivo e visando melhorar a logística interna, transporte de insumos e produto final e organização do processo produtivo, também considerando o tempo de fluxo estoques, avaliações de qualidade, etc. Grandes empresas realizam estudos por contratados especializados.

O artigo estuda sobre o layout de uma fábrica de motores para veículos compactos na cidade de Taubaté-SP. Nesta fábrica, foi escolhido como melhor layout, o arranjo físico linar, considerando a pouca variedade de produtos, porém o grande volume de vendas. Neste tipo de arranjo, o produto se movimenta o mínimo possível. A Fábrica escolheu o modelo de arranjo linear para os subconjutos como bloco, cabeçote, bieta e virabrequim e o modelo selecionado para a montagem dos motores foi o arranjo em U. Além disso, o espaço físico das linhas são separados por categorias como caminhões, automóveis e motores.

A empresa utilizou a filosofia de produção leamn, que permite a movimentação das peças da usinagem à montagem. Foram instalados transportadores aéreos para a linha de montagem, facilitando o transporte das grandes peças.

As pessoas em que desenvolveram este estudo sobre o aranjo físico das máquinas implantaram diversas dicas para que se mantenha um fluxo logístico interno de peças nas linhas de produção dos subconjuntos e na linha de montagem dos motores finais. Este layout economizou tempo, funcionários (que movimentavam as empilhadeiras), o fluxo de empilhadeiras e acima de tudo, como consequencia, gerou uma economia financeira para a empresa.

Referência Bibliográfica:

Artigo_-_Arranjo_Fisico_Motores-with-cover-page-v2.pdf (d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com