TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA: UM ESTUDO SOBRE A EFICIENCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

RESENHA

O planejamento estratégico é o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica facilitando a gestão de uma empresa, auxiliando na definição de objetivos e estratégias para alcançar seus objetivos.

Nas pequenas empresas, o planejamento é muito importante, o problema é que essas empresas de pequeno porte os gestores acabam tendo pouco tempo para pensar na estratégia.

O planejamento colocado em prática e não executado corretamente o micro e pequeno empresário vai se deparar com a infeliz mortalidade da empresa, ou seja, podendo ir à falência.

Para algumas empresas o planejamento pode não ser fácil, mais colocando em pratica corretamente, começa a virar rotina na empresa, tendo resultados ótimos, podendo assim ter uma visão de como sua empresa vai estar futuramente, e fazer planos para melhorias e implantações.

Para se obter sucesso existes 2 aspectos importantes a ser utilizado: determinação dos objetivos e a escolha dos meios.

Existem 6 ferramentas importantes que ajudam na organização da empresa.

1ª ferramenta:

Missão – finalidade da existência da empresa, motivo que foi criada, ou seja, “quem ela é”.

Visão – é criada para enxergar o futuro da empresa, como ela vai estar daqui uns anos, ou seja, “aonde ela quer chegar”.

2ª ferramenta:

Análise 360° - essa ferramenta avalia o desempenho da empresa, ajuda a ver se as idéias que estão tendo para a empresa é viável ou não colocar em pratica

3ª ferramenta:

Análise de SWOT – mostra os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças contra a empresa

4ª ferramenta

As 5 forças de Poter – ajuda analisar os clientes, fornecedores e barreiras. Tem uma visão se está tendo alguma empresa que está em competição com a sua.

5ª ferramenta:

Matriz BCG – essa ferramenta é utilizada para fazer uma analise por período na empresa, para assim melhorar sua oferta de produtos e serviços.

6ª ferramenta:

Metas – colocar metas nas empresas serve para ter uma visão melhor sobre os seus objetivos executados.

Há também uma ferramenta importante que a maioria das empresas não usam é a pesquisa.

A pesquisa é uma ferramenta e não só ela unicamente, através dela analisa-se o mercado, forma-se um plano de ação, a implementação desse plano e finalmente o controle. De uma ferramenta utilizada forma-se um leque de opções para concluir o planejamento (COLOMBO ET AL., 2005). (MENDONÇA, Sandro Augusto Teixeira, 2017, p.55)

As micro e pequenas empresas tem características exclusivas e possuem também suas diferenças.

As micro e pequenas empresas têm características únicas, como por exemplo, suas decisões centralizadas no proprietário ou administrador, o gestor tem atitudes mais rápidas potencializando os recursos para alcançar metas, ele atua dentro de uma base real, coloca em pratica o planejamento estabelecido, tem sempre a preocupação em manter o sistema funcionando. ((MENDONÇA, Sandro Augusto Teixeira, 2017, p.64)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com