TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE

Por:   •  4/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.935 Palavras (20 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

[pic 2]

SEILA MARIA GANDRA MORETI

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE

MACHADINHO D’OESTE

2020

Seila Maria Gandra Moreti

[pic 3]

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE

                                          [pic 4]

                                                             

[pic 5]

   

Machadinho D’Oeste

2020

[pic 6]

RESUMO[pic 7]

O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode interferir diretamente no sucesso ou insucesso da empresa. Portanto, algo indispensável no período contemporâneo onde tudo acontece muito rápido, o mercado muda com uma velocidade extrema e o empresário precisa de meios para acompanhá-lo.  Se não planeja, o risco de não alcançar os objetivos é muito maior; além disso, o empresário pode até conseguir um resultado satisfatório, porém como o planejamento não ocorreu, a chance desse resultado não se sustentar é grande. Conhecendo pouco os seus pontos fortes e não os explorando no mercado a empresa pode ter um sucesso instantâneo. A metodologia utilizada é a revisão de literatura.

PALAVRAS-CHAVE: PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA, EMPRESAS.

[pic 8]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        05

2. REVISÃO DE LITERATURA        07

2.1 Conceituação de Planejamento Estratégico        07

2.2 Vantagens do planejamento estratégico        10

2.3 Aplicações do planejamento estratégico        12

3. CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17

1 INTRODUÇÃO

        O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode interferir diretamente no sucesso ou insucesso da empresa. Portanto, algo indispensável no período contemporâneo onde tudo acontece muito rápido, o mercado muda com uma velocidade extrema e o empresário precisa de meios para acompanhá-lo.

        No mundo corporativo, uma descoberta logo deixa de ser novidade: gestores de qualquer empresa precisam estar sempre atentos para que a concorrência não os ultrapasse. A subestimação do tempo é a razão que levou muitas empresas ao insucesso. Com o planejamento estratégico, a empresa tem condições de formular objetivos e a partir deles definir seu plano de ação e o que fazer para executá-lo.

        Se não planeja, o risco de não alcançar os objetivos é muito maior, além disso, o empresário pode até conseguir um resultado satisfatório, porém como o planejamento não ocorreu, a chance desse resultado não se sustentar é grande. Conhecendo pouco os seus pontos fortes e não os explorando no mercado a empresa pode ter um sucesso instantâneo.

        O próprio substantivo planejar já indica algo que antecede a uma ação, a decisão é pensada e pode interferir na execução ou não da ação, planejamos aquilo que faremos no futuro, mesmo que este seja o minuto seguinte. Quando há um planejamento, é porque existe um controle maior sobre aquilo que ainda não aconteceu, mas se quer que aconteça de determinada forma.

        Planejar é uma maneira de organizar para o futuro diminuindo as incertezas. A ação condicionada à atitude de planejar, certamente depende de outros fatores externos que podem impedir a sua finalização.

        Antes de definir como vai agir, a empresa precisa conhecer seus pontos fortes e fracos, pois dessa forma saberá onde deve melhorar e como utilizar-se de características já existentes para competir de forma vantajosa.

        Traçando um comparativo do ambiente externo com o meio interno da organização, pode-se entender o que a empresa tem de melhor frente aos seus concorrentes, o que ela pode oferecer que as demais não podem ou ainda não oferecem.

        No entanto, essas características não são determinadas pela opinião do gestor, e sim pelo comportamento do setor. Deve-se tomar muito cuidado com as idéias que nascem sem precedentes, sem um estudo anterior que prove ser aquela uma idéia que realmente trará benefícios para a empresa. Desta forma, o tema do presente trabalho é o planejamento estratégico como ferramenta de competitividade. A metodologia utilizada é a revisão de literatura

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Conceituação de Planejamento Estratégico

        Para Ansoff (1990), o planejamento consiste em elaborar estratégias como uma maneira de controlar a relação entre a empresa e seu ambiente externo e interno. O planejamento estratégico é um processo em que enxerga-se que o meio ambiente está interligado com tudo aquilo que ocorre no interior do mundo corporativo.

        Se o mercado demanda a prestação de serviços de alguma forma, não adianta o empresário insistir e fazer de uma maneira oposta, ele deve entender o desejo de se seu público-alvo e sempre buscar superar as expectativas de seus clientes.

        Com uma análise cuidadosa, pode-se observar que o planejamento estratégico nasce praticamente junto com a história da administração. Mas, no início do século XX passa a ser adotado nas principais escolas de administração de empresas, porém apenas na década de 60 é que o planejamento estratégico começa a ser visto como um instrumento de força incomparável no mundo empresarial (LAKATOS, 1998).

        Por volta dos anos 50, as empresas começaram a perceber que apenas políticas bem formuladas não eram suficientes para acompanhar a velocidade em que as mudanças ocorriam no mercado. Nesse período, o ato de planejar inicia o seu fortalecimento como algo independente, começa a ser dada a devida importância para a diferença entre as empresas que planejam e as que não planejam (GERBER, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com