TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA DE AGROPECUARIA SILVA E SILVA

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 13

0

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO AGRONEGÓCIO

Cícera Heleney G. da Silva RA 0500374

Waynner Jhordan Silva

RA 0504502

PIM V

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA DE AGROPECUARIA SILVA E SILVA

QUERÊNCIA/MT

2019

1

PIM V

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA DE AGROPECUARIA SILVA E SILVA

Projeto Multidisciplinar V apresentado à

Universidade        Paulista                UNIP        ,        como

requisito        parcial        para        a        obtenção        do

Titulo        em        Superior        de        Tecnologia        do

Agronegócio.

QUERÊNCIA/MT

2019

2

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade a observação de uma empresa, com a finalidade de aliar teoria e pratica, com pecuária de bovinos de corte de ciclo completo, dividido em três áreas: Fazenda Santa Izabel, Fazenda Palmeira e Fazenda Estrela. O estudo foi desenvolvido no município de Querência no Estado de Mato Grosso.

Palavras chaves: Cadeias produtivas, matemática financeira movimentação e Armazenagem.

This work aims at the observation of a company, with the purpose of allying theory and practice, with beef cattle of complete cycle, divided into three areas: Fazenda Santa Izabel, Fazenda Palmeira and Fazenda Estrela. The study was developed in the city of Querencia in the State of Mato Grosso.

Keywords: Productive chains, financial mathematics, and warehousing.

3

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        04

2-DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA        05

3-MATEMATICA FINANCEIRA        09

4-MOVIMENTACAO E ARMAZENAGEM        15

5-CONCLUSÃO        18

6-REFERENCIAS        19

4

1 INTRODUÇÃO

O rebanho bovino brasileiro apresenta grande potencial de expansão, não só em termos de unidade animal, mas também pelo aumento da produtividade através da melhoria dos índices zootécnicos (ABIEC, 2015b). O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina desde 2004 com um rebanho de aproximadamente 209 milhões de bovinos segundo o IBGE, sendo assim o maior rebanho comercial do mundo (ABIEC, 2015a). Cerca de 80% do rebanho é composto por zebuínos (Bos indicus), tendo a raça Nelore uma representatividade de 90%. Esta predominância é devida a maior adaptação e rusticidade que estes animais apresentam na maior parte do território nacional. Apenas a região Sul se diferencia, pelas diferenças no clima e com pastagens naturais de maior valor nutritivo, onde se encontram animais de raças taurinas (Bos taurus) (ABIEC, 2015b). Dentro deste cenário está incluído o Rio Grande do Sul e o município de Camaquã. No Estado existe predominância da cultura de arroz irrigado, cerca de 1 milhão de hectares na safra 2004/05, tendo o Estado 61% da produção nacional (SOSBAI, 2014). Nestas áreas se insere a pecuária de corte pela rotação ao longo dos anos, como é o caso da Fazenda Santa Izabel, da Fazenda Palmeira e da Fazenda Estrela, todas pertencentes a empresa de AGROPECUARIA SILVA E SILVA.

5

2 DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA

2.1 CARACTERIZAÇÃO DAS FAZENDAS PALMEIRA, SANTA IZABEL E ESTRELA

As três propriedades - Fazenda Santa Izabel, Fazenda Palmeira, Fazenda Estrela - são situadas no município de Querência-MT e pertencem a AGROPECUARIA SILVA E SILVA. Juntas equivalem a uma área de 4.100 hectares. A lavoura é a principal atividade da empresa, sendo que a integração com a pecuária se deu pelas vantagens que a mesma gera para o sistema onde se insere a lavoura. Como exemplo, algumas áreas eram infestadas por arroz vermelho e com o uso de rotação com pastagens e pastejo por animais, junto ao sistema Clearfield® no arroz, favoreceram a produção. Em todas as fazendas a área é dividida, sendo a rotação feita com arroz por dois anos, seguido por quatro anos de pecuária. Na saída do arroz é implantada pastagem de azevém (Lolium multiflorum Lam.) e trevo branco (Trifolium repens). Esta pastagem perdura em bom estado até o segundo ano, sendo que no terceiro e quarto ano a área se torna um campo nativo melhorado. Para a pecuária, os benefícios são o maior controle de daninhas e também a correção do solo que é feita no último ano do arroz, pelos arrendatários, conforme análise laboratorial. Em termos de índices zootécnicos, a rotação com arroz favoreceu a redução da idade ao abate, idade ao primeiro serviço das novilhas e aumento da natalidade. Na pecuária, a alimentação dos animais é dada completamente a pasto com uso de suplementação para categorias específicas, que serão tratadas mais à frente. A criação é realizada com a raça Devon, sendo que na Fazenda Estrela é feito cruzamento obtendo um animal 3/8 Nelore 5/8 Devon, denominado Bravon. A empresa está há anos dentro do 11 melhoramento genético do Devon, desde 1946, tendo papel importante no histórico nacional da raça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (691.3 Kb)   docx (923.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com