TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BRAFFIX THERMOTRANSFERS

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.330 Palavras (26 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS

HUMANOS NA EMPRESA BRAFFIX THERMOTRANSFERS

SOROCABA

2015

[pic 1]

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS

HUMANOS NA EMPRESA BRAFFIX THERMOTRANSFERS

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4º semestre, do curso de Administração.

Orientador: Prof.ª Leonor

SOROCABA

2015

SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO        ...................................4

1 REVISÃO CONCEITUAL        .........5

2 ESTUDO DE CASO        22

2.1 Perfil da Organização        22

2.1.1 Apresentação da Empresa        22

2.1.2 Força e Trabalho        23

2.1.3 Produtos e Clientes        24

2.1.4 Principais Concorrentes        ........  24

2.1.5 Principais Insumos        25

2.2 COLETA DE DADOS        25

  2.2.1 Mapear o processo de Avaliação de Desempenho de pessoas (recursos   humanos) da organização ou empresa.        ..25

     2.3 AVALIAÇÃO DA EMPRESA/ORGANIZAÇÃO QUANTO Á SUA             EFEICIÊNCIA E ADAPTABILIDADE DO PROCESSO ........................................................................................        ......27

    2.3.1  Analisar e avaliar o desempenho do processo (mapeado em 2.2.1)           considerando:.................        ..28

    a-) os objetivos da organização em relação ao processo de Avaliação de desempenho;         ..28

    b-) os indicadores que a organização possui para a avaliação de desempenho do processo de Avaliação de Desempenho;         28

    c-) sugestão de  melhoria: mapear um novo processo que inclua ao menos uma melhoria no processo de Avaliação de Desempenho.        29

Considerações finais        29

Referências        30

INTRODUÇÃO

A APS (Atividades Práticas Supervisionadas) objetiva o conhecimento da importante contribuição de conteúdos e conceitos a respeito do inicio da área de Gestão de pessoas até ela se tornar o que é hoje, reunindo as principais teorias sobre área e a sua aplicação nos setores da organização, decompondo e sugerindo melhorias e estratégias de acordo com a fundamentação teórica analisada.

A aplicação desse conhecimento se dá através do estudo e mapeamento dos processos de avaliação de desempenho da Empresa Braffix Transfers, localizada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo que tem como objeto a produção de Thermotransfers e etiquetas para personalização. Para realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas, entrevista com os gestores responsáveis pela área de gestão de pessoas da empresa. Em seguida será apresentado o mapeamento das avaliações existentes e suas aplicações, seguindo de sugestões de melhoria e conclusões finais.

1 - REVISÃO CONCEITUAL

        Gestão de Pessoas

Segundo Chiavenato (2005), o departamento de Recursos Humanos surgiu no século XIX, com a necessidade de “contabilizar” os registros dos trabalhadores, as faltas e os atrasos. Os “chefes de pessoal”, naquela época, tinham como característica a inflexibilidade, o estrito seguimento das leis e eram conhecidos por serem donos de uma frieza incalculável, principalmente na hora de demitir funcionários. Ao ser comunicado que deveria ir ao Departamento de Pessoal, o trabalhador já imaginava que seria demitido. Por muito tempo foi assim, e talvez, em algumas empresas isso ainda persista. O processo evolutivo dos recursos humanos das organizações passou por fases distintas.

        Avaliação de Desempenho

        O que é Avaliação de Desempenho.

Segundo Chiavenato (2009) a avaliação desempenho é uma visualização sistêmica do desempenho de um individuo estabelecido em seu respectivo cargo e de sua perspectiva de futuro na organização. Toda avaliação tem como objetivo estimular ou julgar o valor e as qualidades de cada pessoa.

Existem diversos tipos de abordagens para se realizar uma avaliação individual, essas mesmas recebem diversificados nomes e se utilizam de diferentes formatos para avaliar e alcançar seus resultados. Em resumo a avaliação do desempenho é um conceito dinâmico, pois os empregados são sempre avaliados, formal ou informalmente, e o desempenho no cargo é extremamente contingencial, variando de individuo para individuo. Além do mais a avaliação é uma técnica de direção das atividades administrativas pela qual se podem localizar problemas e desenvolver formas de solucioná-los adequando uma política adequada de RH as necessidades da organização.

        A Responsabilidade pela Avaliação

        Segundo Chiavenato (2009), diante das diversas formas de avaliação existem diferentes tipos de atribuições aos responsáveis pelas suas aplicações, conforme a política de RH adotada pela organização. Assim, podemos visualizar o papel do responsável ou dos responsáveis nos diferentes métodos de avaliação.

        O gerente, por exemplo, caso seja o responsável, cabe a ele a avaliação em conjunto com o órgão de gestão de pessoas, que apoia em montar, acompanhar e controlar a avaliação, dando maior liberdade e flexibilidade ao gestor em liderar e desenvolver suas equipes.

        Nas organizações mais democráticas, o individuo tem o poder de se auto avaliar, ser o próprio responsável por avaliar seu desempenho e desenvolver suas mudanças perante os resultados.

        Mas em algumas organizações a avaliação é feita em conjunto, gerente e individuo avaliado. A avaliação passa a ser extremamente flexível pelas necessidades decididas no processo por ambos. Se tornando muito mais um treinamento motivacional do que um julgamento de seus possíveis problemas de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (471.9 Kb)   docx (194.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com