TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO GMK NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.385 Palavras (18 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO GMK NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

SÃO PAULO

2014


ANA LUCIA A. DA SILVA – RA B9744B-6

GABRIELA L. MONGS – RA T11148-0

GLAUCIA F. R. SANTOS – RA B9502I-2

MARCUS VINICIUS G. A. LIMA – RA T246JH-8

PRISCILLA CORREIA BATISTA – RA B93DDC-0

ROBERTA FANTON GENARI – RA T19576-4

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO GMK NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação dos 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação da Profª Dra. Bernadete Lenza.

SÃO PAULO

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        REVISÃO CONCEITUAL        4

2.        ESTUDO DE CASO        9

2.1.        Perfil da Organização        9

2.1.1.        Apresentação da empresa        9

2.1.2.        Força de trabalho        10

2.1.3.        Produtos e clientes        10

2.1.4.        Principais concorrentes da organização        10

2.1.5.        Principais insumos        10

2.2.        Coleta de Dados        11

2.3.        Análise dos Dados        12

2.4.        Interpretação dos Dados        15

2.4.1.        Pontos fortes        15

2.4.2.        Pontos de melhoria        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

APÊNDICE        19

ANEXOS        20


INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administração por meio de um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de pequeno porte (conforme BNDES). A empresa escolhida foi a GMK Negócios Imobiliários Ltda.

Para tanto, este trabalho inicia com uma revisão conceitual acerca do tema recursos humanos (suas características e implicações), baseada nas obras de Araujo (2009) e Chiavenato (2009). O segundo capítulo é dedicado ao estudo de caso feito na empresa acima citada, em que foram abordados o perfil da organização, a coleta de dados, a análise dos dados e a interpretação dos mesmos, com levantamento de pontos fortes e sugestões de melhoria. Na sequência, apresentam-se as considerações finais, as referências bibliográficas, apêndice e anexos.


  1. REVISÃO CONCEITUAL

A sociedade Moderna é uma sociedade repleta de organizações, que podem ser definidas, com forma Chiavenato (2009), como um sistema de atividades coordenadas conscientemente por duas ou mais pessoas a fim de alcançarem um objetivo comum. E, para tanto, faz-se necessário a comunicação e a disposição entre os participantes entre contribuir com a ação conjunta.

Durante o século XX, as organizações passaram por três fases distintas que provocaram impactos na sociedade e na vida das pessoas, que foram: a era da industrialização clássica; a era da industrialização neoclássica; a era da informação.

Na era da industrialização clássica, segundo Chiavenato (2009), as pessoas representavam fatores de produção inertes e estáticos que poderiam ser controlados (pessoas como fornecedoras de mão-de-obra). Na era da industrialização neoclássica, as pessoas eram os recursos da organização que precisavam ser administrados. Já na era da informação, as pessoas eram compreendidas como “seres humanos proativos, dotados de inteligência e habilidades e que devem ser motivados e impulsionados” (CHIAVENATO,2009, p.12), ou seja, pessoas fornecedoras de conhecimentos.

A expressão recursos humanos refere-se às pessoas que trabalham nas organizações, e essa denominação reducionista vem desde a era industrial. Atualmente, pessoas passaram a ser parceiros capazes de provocar sucesso e deixaram de ser meros recursos da organização. O que ocorre então é uma troca: as organizações precisam de pessoas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões e as pessoas precisam das organizações para alcançarem objetivos pessoais.

Com o crescimento das tarefas organizacionais no início do século XX e após o grande impacto da Revolução Industrial, surge a área de recursos humanos como sendo uma atividade mediadora de conflitos entre pessoas e organizações, mas que recebia o nome de relações industriais. Em meados de 1950, passou a ser chamado de administração de pessoal, em que não se tratava apenas de mediar conflitos, mas de administrar pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente. A partir da década de 1970, conforme Chiavenato (2009), surge o conceito de Recursos Humanos, mas ainda com um olhar sobre as pessoas como agentes passivos, como recursos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com