TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

superior de tecnologia em gestão de recursos humanos

ZENILDO DE SOUZA COSTA LIMA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS

[pic 3]

PALMARES

2014

ZENILDO DE SOUZA COSTA LIMA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho apresentado ao Curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o trabalho interdisciplinar individual , 3º Periodo.

Professores. Rinaldo Lima, Jossan Batitute, Vania Machado, Cládia Cardoso M. Napoli, Ana Céli Pavão.

Tutora. Luiza Omena.

PALMARES

2014

SUMÁRIO

  1. Introdução..................................................................... 04
  1. Relevância do Planejamento dos Processos de RH.................................................................................. 05
  1. Considerações Finais..................................................... 12

     4. Referências....................................................................... 13

INTRODUÇÃO

Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam, forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, é mutável e turbulento, onde há mudanças em aspecto constante.

Este trabalho busca analisar a relevância do planejamento dos processos de RH. O campo da Administração de Recursos Humanos é imenso, e constitui um sistema interdisciplinar, envolvendo um amplo mundo de saberes, de várias ciências e especializações.  A gama de assuntos e problemas também é diversa, abordando recrutamento e seleção, aprendizagem individual e coletiva, trabalho em equipe, planos de carreira, estruturação salarial, capacitação e especialização, gestão de desempenho, planejamento de mão de obra, mudança organizacional, alimentação, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, motivação no trabalho, assistência social, relações trabalhistas e sindicais, transporte de pessoas, mercado de trabalho, arrecadação e recolhimento de tributos, entrevistas, demissões, admissões, entre outros.

A seleção adequada de funcionários garantirá condições para uma gestão mais qualificada que acabara em promover mais sucesso à empresa e também economia com a parada na rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS

A globalização da economia, ela está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas, costumes e criando um mundo inteiramente novo e diferente. Os líderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econômica de suas nações, enquanto os líderes das grandes organizações se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada.

O mundo da globalização oferece de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica e por outro lado é extremamente exigente no preparo, na capacitação para um melhor desempenho dos trabalhadores para que os mesmos possam usufruir das novas oportunidades. Um aspecto fundamental do ambiente contemporâneo é o impacto da alta tecnologia como uma força dominante em nossas vidas. Para muita gente, a tecnologia é a vilã da história: a máquina no lugar do homem, ocupando espaços antes ocupados por ele e provocando o desemprego estrutural.

Principais Características que as Empresas Esperam dos Profissionais - Segundo dados levantados por estudiosos, a maior dificuldade encontrada nos últimos anos pelos recrutadores é por profissionais habilitados para resolverem os problemas mais complexos advindos da globalização. E as principais exigências das empresas para contratação desses profissionais. A Ética esta em primeiro lugar, seguido pelo trabalho de equipe, Liderança, conhecimento em computação, matemática básica, conhecimento teórico e prático, resolução de problemas, Criatividade, Comunicação Escrita e Oral, conhecimento em Inglês e domínio da língua local. Encontra profissionais com todas essas qualidades não é algo muito fácil de conseguir, assim, o que cabe a empresa é fazer uma boa seleção na hora da contratação e uma vez contratado, treinar, capacitar e preparar esse funcionário para que o mesmo possa adquirir experiência adaptando-o para o perfil da empresa.

Descrição de Cargos - Gerente Administrativo: Gerenciar departamento e atender usuários, fornecendo e recebendo informações; organizar documentos variados, cumprir todos os procedimentos necessários referentes aos mesmos; preparar relatórios e planilhas. Executar o fechamento de caixa, programar as compras e controlar estoque.

Atividades Típicas Do Cargo - Tratar documentos: Registrar a entrada e saída de documentos; fazer uma triagem, conferir e distribuir documentos; verificar documentos conforme normas; conferir notas fiscais e faturas de pagamentos; identificar irregularidades nos documentos; conferir cálculos; submeter pareceres para apreciação da chefia; classificar documentos, segundo critérios pré-estabelecidos; arquivar documentos conforme procedimentos. Elaborar planilhas de cálculos; confeccionar organogramas, fluxogramas e cronogramas; efetuar cálculos; elaborar correspondência; dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos.

Acompanhar processos administrativos - Verificar prazos estabelecidos; localizar processos; encaminhar protocolos internos; atualizar cadastro; convalidar publicação de atos; expedir ofícios e memorandos.  Atender usuários no local ou à distância: Fornecer informações; identificar natureza das solicitações dos usuários; atender fornecedores.

Apoiar a área de recursos humanos - Executar procedimentos de recrutamento e seleção; dar suporte administrativo à área de treinamento e desenvolvimento; orientar servidores sobre direitos e deveres; controlar frequência e deslocamentos dos servidores; atuar na elaboração da folha de pagamento; controlar recepção e distribuição de benefícios; atualizar dados dos servidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com