TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Gerente

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O papel do gerente pode ser diverso e vai variar de acordo com o ambiente organizacional. O mundo empresarial está cobrando modificações no formato de gerenciar. Adaptações estão sendo necessárias, além de muito aprendizado e a necessidade da figura de liderança.

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente

O gerente tem a função de dirigir uma organização.

Cabe a ele planejar, organizar, controlar, contratar pessoas e tomar decisões. Essas são as tarefas clássicas de um gerente.

A organização contemporânea exige mais do que isso. O novo gerente deve ser capaz de liderar as pessoas (entusiasmar, motivar, promover a autoconfiança).

Conhecer a sua equipe, as habilidades de cada um, permitindo com que trabalhem de forma mais independente, porém ser capaz de apoiar e conduzi-la em momentos necessários, nas possíveis crises. Ser um facilitador entre as demais equipes e as demais áreas.

Saber dar exemplo, agir com clareza e coerência. Permitir o autogerenciamento, liberdade de trabalho para que as pessoas possam desenvolver suas habilidades, ou até mesmo descobrir novas, desempenhando o papel de coach da equipe.

Estar sempre atento as necessidades do cliente, do mercado e por fim, mas não menos importante, da sua equipe.

Competências e habilidades demandadas do gerente

Primeiramente, o gerente precisa ter conhecimentos profissionais adequados para assumir um cargo de gestão (formação adequada, experiência, especialização, ...).

Além disso, algumas características pessoais são interessantes para o mundo contemporâneo: saber ouvir, ter maturidade, lidar bem com a pressão externa e interna a equipe. Pró-atividade e criatividade para lidar com as constantes necessidades de inovação do mercado de trabalho e das organizações.

Autoconhecimento e interesse em trabalhar com pessoas e de conhece-las.

Trabalhar duro e estar disposto a assumir os desafios que surgem, envolvendo decisões que antes eram tomadas apenas por pessoas em cargos de alta direção.

Conclusão

Concluo falando do gerente eficaz, que precisa estar sempre disposto a aprender e atento as mudanças: seja na sua equipe, com ideias e soluções de melhoria ou seja na empresa, visualizando as necessidades para atender a diretoria e as outras áreas. E procurar estudar sempre as novidades que o mercado empresarial apresenta.

Acredito que não existam tarefas e habilidades constantes para os gerentes eficazes, a todo o momento ele estará renovando e descobrindo a melhor forma de fazer a gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com