TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Gerente

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Módulo: I

Atividade: Atividade individual

Título: Papel do Gerente

Aluno:

Disciplina: Introdução à Administração

Turma:

Introdução

É o profissional responsável por coordenar todos os recursos da empresa visando os resultados corporativos, gerindo pessoas. Planejando, organizando, controlando e assessorando a área de recursos humanos e operacional, traçando estratégias, estabelecendo metas.

O gerente das organizações contemporâneas tem-se o papel de Administrar coisas, entretanto, o gerente organizacional ideal necessariamente tem também um papel de liderança, tendo em sua característica o fator humano e ações para influenciar seus liderados, apresentando resultados obtidos anteriormente em sua trajetória para e motivar sua equipe, procura capacitar os membros, fazer discípulos e exerce uma vocação, preocupando-se com o ser.

 

Com a mudança do mundo coorporativo, os gerentes estão se adaptando a nova gestão de negócios e obtendo novos resultados positivos. Uma Gerência voltada a administrar não só a negócios, bens ou serviços, mas também Liderar pessoas, focar em desenvolvimento humano, busca o êxito coletivo tende-se a obter resultados mais satisfatórios e com menos prazo nos indicadores e, portanto obtendo mais posicionamento de seu produto no mercado.

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente

O Gerente organizacional possuí tarefas e responsabilidades diversas, de acordo com a organização e mercado ou seção em que atua. Porem suas atribuições básicas estão em:

- Planejamento estratégico, com foco a longo prazo e que estão ligados ao nível institucional e envolve toda a organização, e que são tomadas as principais decisões de longo prazo tratando a empresa como um todo, formular suas diretrizes estratégicas.

Planejamento tático, é focado em médio prazo e consiste em organizar e detalhar o planejamento estratégico, afim de que possa passar informações para a área operacional, é também a área responsável pelas diretrizes e objetivos que uma empresa devem atingir.

Neste planejamento estão envolvidos os planos financeiros com responsabilidade de aplicar os recursos necessários para suportar as operações da empresa; o marketing que         tem por objetivo vender, atender cliente, posicionar o produto ou serviço no mercado e pesquisas; e por fim o departamento de recursos humanos que envolvem recrutamento, seleção, treinamento dos colaboradores de diversas atividades da empresa.

- Planejamento Logístico operacional, criando novos métodos e estratégias para redução de custos e prazos identificando oportunidades para otimização dos processos. Criar indicadores de desempenho com a visão de no cliente final, garantindo produtos de boa qualidade, custo baixo e menor prazo de entrega.

Competências e habilidades demandadas do gerente

Um gerente ideal tem a visão no planejamento estratégico e humano, para isso, suas competências e habilidades são:

Orientação para resultados, com a capacidade de focar seus objetivos e trabalhar para alcança-los, concretizando os objetivos e serviços garantindo o resultado como planejado.

Identificar oportunidades quanto a oferta de um produto ou serviço no mercado, inovando e buscando e concretizando a oportunidade, e inserindo no mercado.  

A Comunicação é muito importante para a boa liderança. Peter Drucker afirma que “Setenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”. Saber ouvir, entender e se expressar é a forma mais básica de estar junto aos seus liderados.

Focar no cliente, elaborando pesquisas para coletar números que permitam avaliar seus padrões comportamentais, hábitos, gastos financeiros, identificando o perfil do consumidor.

Desenvolvimento do pessoal das habilidades e dos próprios potenciais,  e conhecimento humano, melhorando a qualidade de vida pessoal e profissional

Ter liderança e unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

O Planejamento é uma importante tarefa de gestão e administração, relaciona, organiza e estrutura de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução de tarefas

Conclusão

Tendo como base o exporto, o papel do gerente nas organizações tem modificado seu perfil de modo para acompanhar as mudanças no mundo empresarial.

O avanço da tecnologia nas organizações tem ocorrido de modo muito acelerado e intenso, novas descobertas, novos processos e a nova visão estratégica no mundo dos negócios exigem profissionais que buscam constantemente se qualificar e se adaptar com a nova cultura para atuar em diversas áreas de negócio.

Para que o gerente continue em seu processo evolutivo e de liderança, ele deve estar focado e comprometido com as mudanças. Para se manter a frente de sua equipe, é fundamental estar constantemente em comunicação com seus liderados, mantendo-os sempre atualizados com novos processos e politicas, buscando sempre a confiança para que alcance os objetivos da empresa com eficácia, entender o mercado.

Referências bibliográficas

Artigo: Thiago Cury é consultor da Crescimentum:

Disponível em: http://cio.com.br/carreira/2014/12/05/gerente-eficiente-ou-eficaz-que-papel-assumir/

 

RICCIO, Vicente. Introdução à administração (apostila). Rio de Janeiro: FGV, [ca. 2008].

Artigo: Professor Julio Cesar S Santos:

Disponível em:  http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/conhecimentos-e-habilidades-para-a-competencia-gerencial/51712/

Artigo disponível em : http://blog.hospedin.com/gerente-geral-formacao-funcoes-e-qualidades/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com