TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil do Administrador

Por:   •  27/5/2017  •  Monografia  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE SUMARÉ[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR: O PERFIL DO ADMINISTRADOR

PARA O MERCADO DE TRABALHO.

São Paulo

2017

YASMIN PIRES PAULINO

PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR: O PERFIL DO ADMINISTRADOR PARA O MERCADO DE TRABALHO

Projeto Profissional Interdisciplinar I do curso de Administração da Faculdade Sumaré, para obtenção de nota semestral.

São Paulo

2017

RESUMO

Esse artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o perfil do Administrador atual exigido pelo mercado de trabalho, no qual realiza abordagem qualitativa de forma analítica. Os dados foram extraídos através de artigos acadêmico-científicos e livros que demonstram uma ampla visão da função. Diante desta pesquisa, observou-se a importância do administrador obter uma visão ampla de sua profissão, pois é necessário estar capacitado para atender todas as exigências.

Palavras Chaves: Perfil; Administrador; Mercado de trabalho

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        METODOLOGIA        6

3        O PERFIL DO ADMINISTRADOR        7

4        MERCADO DE TRABALHO E DASAFIOS        9

5        VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR        10

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

7        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Administração é o conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma empresa. Princípios essenciais que guiam o administrador na sua tomada de decisão, induzindo a transformação do conhecimento de forma criativa através da aprendizagem, diante das atividades propostas. Seu objetivo é o de direcionar as empresas a compreenderem as tendências que compõem  o  mercado  onde  elas  estão  inseridas.

O administrador atua em um campo minado com inúmeras surpresas e mudanças constantes. É a profissão que requer contínuo aprimoramento, no qual é necessário o profissional ter ciência da sua importância na empresa, atendendo as exigências do mercado e se sobressaindo diante da concorrência acirrada. O uso das suas habilidades e competências é de suma importância para aumentar a eficiência dos processos e dos resultados da organização.

Observando no contexto geral não é diferente, também é necessário tornar-se um profissional  flexível diante das novas exigências do mercado e se destacar sobre a concorrência acirrada, para garantir seu lugar no mercado de trabalho.

Atualmente o profissional atual busca a qualificação na expansão do seu pensamento, alcançando a empresa ou uma organização como um todo, no qual é necessário adquirir conhecimentos específicos, como especializações e cursos, sendo de grande importância para desenvolvimento de suas atividades. Segundo Drucker (1998, p. 187) o conhecimento é diferente de todos os outros recursos. Torna-se constantemente obsoleto. Assim o conhecimento de hoje é a ignorância de amanhã. A economia continuará a ser altamente turbulenta e competitiva propensa a oscilações abruptas assim com a natureza

Já os administradores que estão conectados no mercado de trabalho atual preparam se para atender a essa nova era da transformação e informação que exige cada vez mais dos profissionais, pois quando a entidade constata a necessidade de transformação, precisará que os seus funcionários também assumam tal atitude. Portanto, o objetivo deste artigo foi analisar o perfil do Administrador exigido pelo o mercado de trabalho atual. Contudo, buscou-se, identificar as vantagens e desvantagens da área de trabalho do administrador e compreender se o profissional está qualificado para atender as necessidades do mercado de trabalho.

A proposta desse trabalho deste trabalho é apresentar a sociedade e ao profissional, principalmente o da área administrativa, a importância de uma boa capacitação para enfrentar os desafios que surgirão no mercado de trabalho nos dias atuais. Ajudando, no entanto aqueles que estão iniciando sua carreira.

Pesquisa de caráter exploratório e descritivo, pois busca obter dados para o mercado de trabalho sobre os administradores, no qual trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os levantamentos serão baseados em artigos acadêmicos/científicos e livros. Na introdução foi realizada a apresentação e relevância do trabalho no qual em base na pesquisa cientifica concentrou-se o referencial teórico em seis capítulos.

O segundo capítulo consiste em explicar a metodologia utilizada para desenvolvimento da pesquisa. No terceiro capítulo resume o perfil do administrador e a importância de sua capacitação. O quarto capítulo contextualiza o mercado de trabalho no todo e os desafios encontrados para atender o perfil desejado. O quinto capítulo foi abordado às vantagens e desvantagens da profissão do Administrador. No sexto é feita a conclusão da pesquisa de acordo com os resultados obtidos.

  1. METODOLOGIA

Analisar o perfil do administrador exigido pelo mercado de trabalho nos dias atuais foi o tema para realização dessa pesquisa. Diante da proposta de estudo optou-se por utilizar abordagem qualitativa, entendendo que proporciona ao pesquisador uma aproximação dos sujeitos pesquisados que melhor corresponde na busca de compreender fenômenos que envolvem o social. A respeito, Minayo (1994, p.21-22) diz:

A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Na pesquisa qualitativa, segundo Leopardi (2002), o conhecimento é originado de informações de pessoas diretamente vinculadas com a experiência estudada, portanto não podem ser controladas e generalizadas. No entanto, por serem experiências verdadeiras de pessoas, elas não podem ter qualquer manipulação intencional, portanto não podem ser suspeitas e tidas como não verdades. Sendo assim, os dados, por sua vez, não são coisas isoladas, acontecimentos fixos, percepções puras e definidas, de modo que todos os acontecimentos em um contexto são igualmente importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com