TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico Governamental

Por:   •  17/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

No início dos anos 90, pesquisas apontavam uma série de problemas relacionados à implementação dos panos formulados no âmbito estatal. Tais problemas, tornaram-se senso comum na crítica ao planejamento estratégico governamental. De acordo com essas pesquisas, mencione quatro (04) problemas identificados.

R: - Descrença nas ações de resultados futuro mais distantes;

- Falta de integração na estrutura divisional do aparelho estatal;

- Esvaziamento do conteúdo estratégico X ênfase no conteúdo operacional;

- Cultura do planejar é uma coisa, fazer é outra

2 De acordo com o pesquisador Peter Wright, mencionado no texto complementar produzido para a disciplina, defina com suas palavras o que vem a ser administração estratégica.

R: Chamamos de administração estratégica a parte da administração que usa como parâmetro a MISSAO, VISAO e VALORES de uma Instituição, gerando subsídios para garantir um mercado eficiente e a sobrevivência da organização. É o planejamento de recursos e que destaca os pontos fortes e fracos da Organização, para melhorar o seu desempenho diante do Mercado.

3 O vem a ser macroambiente das organizações?

R: É uma complexa rede de forças ambientais, afetadas por tendências e sistemas políticos legais, econômicos tecnológicos e sociais onde estão inseridas todas as organizações.

Defina o conceito de “competências essenciais” e explique o caminho percorrido para desenvolvê-las, segundo o modelo de formulação estratégica baseado em recursos conhecido como RBV.

R: Competências essenciais são recursos e capacidades que podem estabelecer as condições para o desenvolvimento da organização numa base sólida.

O caminho percorrido pelas competências essenciais: o ponto de partida é a identificação e gestão dos recursos de maneira a extrair capacidades efetivas. Tais capacidades representam a habilidade que a organização possui de organizar e integrar seus recursos em direção a uma condição pré-determinada. A última instancia do modelo de formulação estratégica baseado em recursos é a formação de competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com