TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico Governamental

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Quais são as principais características que contrapõe o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?

O Estado Necessário tem como objetivo compreender, por meio de pesquisa e análise de dados, e atender as reais necessidades da sociedade quanto a diversos aspectos sócio econômicos e políticos a fim de estabelecer planos, metas e planejamentos capazes de promover o bem estar social, tendo como perspectiva as diferentes necessidades daqueles indivíduos que compõem a população de um local determinado.

O Estado Herdado, por sua vez, é caracterizado pela manutenção do “status quo” através da reprodução e continuação de políticas realizadas por governos e governantes anteriores, sendo herdeiro do autoritarismo, clientelismo e patrimonialismo, mantendo os vício sócio políticos até então observados. Sem visar a quebra de paradigmas ou objetivar atender a massa da sociedade, prioriza apenas os interesses de uma porcentagem minoritárias da população, privilegiada pelas políticas anteriores.

De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?

O Planejamento Estratégico Governamental é capaz de direcionar assertivamente ações governamentais para atender às necessidades e interesses da população ao possibilitar o estabelecimento de metas e objetivos pautados em fatos e dados, assim subsidiando as decisões de gestores públicos e serviços públicos para melhorar os níveis de desenvolvimento socioeconômicos. O Planejamento estratégico profissionaliza e subsidia as ações realizadas pela administração pública, aumentando o controle sobre os resultados e eficiência da gestão pública.

Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?

Segundo a autor, a “administração geral” tem como objeto de estudo conceitos, fatos e dados ligados intrinsecamente à área empresarial, que não se assemelham ou se aplicam diretamente à gestão pública. Diversos conceitos da Administração geral, porém, podem contribuir para a gestão pública ao respeitar as particularidades quanto ao ambiente público e aspectos de suas principais áreas de atendimento (como segurança, educação, entre outros) para a criação e controle de políticas públicas de forma mais assertiva e efetiva.

Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?

A administração pública concentra enfoque em planejamento, controle, coordenação e organização dos recursos organizacionais e estruturais do Estado e setor público, visando eficiência ao atender o interesse público.

A gestão pública, por sua vez, tem enfoque mais estratégico para alocação de recursos (orçamentários ou não), focado na aplicação de modelos e conceitos de gerenciamento provenientes do setor privado/“administração geral” ao contexto do setor público e da administração pública. .

ATIVIDADE - SEMANA 2

Qual a diferença entre o Planejamento Estratégico Situacional e o Planejamento Tradicional? Aponte as características principais de cada, enriquecendo sua resposta com exemplos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com