TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de pesquisas qualitativas em educação

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

        Esse trabalho tem por objetivo buscar entender como se dar a relação da cidade de Quixabeira, com as redes de gêneros alimentícias onde ganhas maiores destaque o Supermercado Hiper Barbosa, onde foram coletados dados da referida empresa através de entrevistas com funcionários e proprietários, onde podemos observar como se dar a relação de comercio, quais produtos são mas comercializados e quais as preferencias pelos consumidores.        

      A empresa pesquisada tem por nome Supermercado Hiper Barbosa, CNPJ-10437261000166, estar localizada na Avenida Jovito Souza Novais, na cidade de quixabeira no interior da Bahia, há 21 anos estar trabalhando no ramo de gênero alimentício, onde se iniciou em um pequeno espaço onde era alugado, os trabalhadores era marido Sua estrutura da organização se divide, por hierarquias onde o proprietário exerce o papel de Presidente que desenvolve a função de Diretor Geral, sua esposa trabalha na área de finanças onde fica encarregada de fazer todos os contatos com os representantes comerciais, juntamente tem o diretor de estoque onde faz a função de liderar e incentivar toda a equipe de funcionários.

      Os clientes na sua maioria são aposentrados, a media de idade varia 55 a 65 anos, a faixa etária de renda e de um salario mínimo por cliente, os produtos mas utilizados são feijão, farinha, refrigerantes, arroz e açúcar, esses elementos são os mais utilizados entre os clientes, os clientes em sua maioria são casados e tem filhos, em media de uma hora os clientes utilizam para fazerem as suas compras, entre outros produtos um dos mais consumidos  e a Coca-Cola, quando falta esse produto os clientes optam pela Pepsi ou Antártica.

        De forma regular o supermercado faz suas atualizações de preço de acordo com o aumento inflacionário, os pontos  que são utilizados conforme as demandas dos produtos podemos perceber que quanto a demanda e maior com frequência a sua variação de preço sobe, a empresa faz frequentemente comparativo de preços entre os seus representantes comerciais, visando os melhores produtos com menores preços.

        Na cidade de quixabeira tem o hiper- Barbosa que e o maior supermercado no ramo de gênero alimentício, onde tem a concorrência da ZM, supermercado, as estratégias utilizada pelos concorrentes são os preços baratos, propagandas utilizados nos meios de comunicação.

         A inflação interfere diretamente nas cotações de preços pois a mesma tem influencia direta na alta de preços.

         Em nosso dia a dia, estamos cercados de situações que nos exigem uma ligação profunda com o universo matemático e quantitativo. Expressões como percentuais, indicadores, déficit, entre outros são componentes de comunicação apresentados nas ruas, nos mais variados meios de comunicação. Os negócios, cuja importância é indiscutível em tempos de globalização, encontram-se diretamente vinculados à evidência de decisões quantitativas. Os gráficos instrumentalizados e as análises numéricas realizadas pelos gestores mediante o levantamento de dados proporcionam um conhecimento mais profundo e detalhado de sua realidade no ramo de gêneros alimentícios.

        O papel dos métodos quantitativos nas empresas está intimamente ligada aos processos decisórios estratégicos das mais diferentes áreas da administração, desde os recursos humanos, passando pelas finanças, marketing, produção e logística. O uso deste conhecimento é uma ferramenta fundamental a ser incorporada à experiência, inteligência, intuição no diagnóstico, a avaliação e tomada de decisão.
Esses são métodos que integram o ramo da estatística descritiva, onde são utilizados para descrever e analisar fenômenos coletivos, que por sua vez estão divididos em: Medidas Descritivas; Números-Índices e Deflação de Dados.

       O gerenciamento de estoques visa, por meio de métodos quantitativos aplicados, o pleno atendimento às expectativas de produção ou consumo das organizações, com a máxima eficiência, redução de custos e tempo de movimentação. Busca-se maximizar o capital investido, em busca de retornos satisfatórios sobre o investimento realizado.

       Desta maneira, os estoques não podem ser considerados como excesso de recursos, ou materiais ociosos, devido à representatividade financeira dos mesmos, a necessidade pelo índice de cobertura e vendas. Portanto, os níveis estocados devem ser revistos continuadamente, evitando problemas de custos excessivos de armazenagem e movimentação interna e externa aos depósitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com