TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.088 Visualizações

Página 1 de 2

        Resenha

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chaga), São Paulo, v.77., maio, p.53-61, 1998.

Organização do texto:

Resumo;
A pesquisa qualitativa;
O projeto;
Focaliza
ção do problema;
Procedimentos metodológicos;
O que antecipar no projeto;

Principais ideias:

- O mais comum entre as pesquisas qualitativas é sua abordagem hermenêutica, ou seja, ter como partida que “as pessoas agem em função de suas crenças, percepções, sentimentos e valores e seu comportamento tem sempre um sentido, um significado que não se dá a conhecer de modo imediato, precisando ser desvelado.” P. 54

- Três características essenciais da pesquisa qualitativa, segundo Patton: visão holística, abordagem indutiva e investigação naturalista.

- “A realidade é uma construção social da qual o investigador participa e, portanto, os fenômenos só podem ser compreendidos dentro de uma perspectiva holística” p. 55

- Guba (1978): duas dimensões de manipulação da pesquisa – dos estímulos e das respostas. Dos estímulos: grau que o pesquisador interfere nas condições antecedentes dos fenômenos. Das respostas: grau de rigidez quanto as respostas possíveis.

- Trabalhar de forma altamente indutiva pode resultar na perda do pesquisador em um emaranhado de dados sem conseguir extrair significados.

- O projeto de pesquisa deve indicar o que se pretende investigar, como se planejou conduzir a investigação de modo a responder as questões propostas e porque o estudo é relevante.

- A focalização do problema estabelece as fronteiras da investigação e orienta os critérios de inclusão e exclusão de informações.

- Pode se adotar um quadro teórico a priori para a identificação de aspectos significativos dentro o observado ou deixar que a teorização emerja da análise dos dados.

- O modelo metodológico específico deve ser pertinente adequado ao objetivo da pesquisa.

- Três grandes etapas da metodologia qualitativa: período exploratório, iventigação focalizada e análise final com elaboração do relatório.

- O pesquisador “deve aprender a usar sua própria pessoa como principal e mais confiável instrumento de observação, seleção, coordenação e interpretação” (Sanday, 1984, p20).

- Sobre a observação deve-se indicar: o nível de participação do pesquisador, o grau de conhecimento dos observados, o contexto da observação, uma provável duração e a forma de registro da observação.

- A análise dos dados requer um processo continuado de identificação de dimensões, categorias, padrões, tendências, relações, desvendando-se os significados.

- A avaliação da viabilidade e do impacto do estudo proposto, quando se trata de um pesquisador iniciante, tem que se basear exclusivamente no documento apresentado. p.61

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com