TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Controle da Produção

Por:   •  29/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.751 Palavras (20 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 20

1. Introdução

        Se uma empresa não planeja, programa e controla o que produz provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de qualidade e produtividade que o mercado exige. Para que isso não ocorra é necessário gerenciar a organização de forma objetiva, dinâmica e eficaz. A garantia de bons resultados está diretamente ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo processo de produção, tornando possível que o trabalho saia da forma que foi planejada e possibilitando a redução dos custos operacionais.

        Planejamento e Controle da Produção (PCP) consiste em processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção, as atividades são desenvolvidas por um departamento de apoio à produção, sendo este responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor forma possível aos níveis estratégicos, tático e operacional. O PCP controla a atividade de decidir sobre a melhor utilização dos recursos de produção, com o objetivo de assegurar o que foi previsto no tempo certo, na quantidade certa e com os recursos corretos.

        O PCP trata os dados de diversas áreas, transformando os mesmos em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue no prazo certo conforme o que foi solicitado.

        Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

  1. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – PCP

  1. Conceito

O planejamento e controle da produção apresentam funções de grande importância capital na fabricação e, em grande parte, estabelecem o ritmo das atividades gerais. O departamento de PCP deve ser conduzido da forma mais hábil possível, tendo em vista que cabe a esse departamento, a responsabilidade de planejar e controlar todo o ciclo de produção, ou seja, quanto melhor o trabalho foi desempenhado, tanto mais se consegue que a organização funcione com o máximo de eficiência, conseguindo assim maximizar o seu lucro. (CAVALCANTE, 1984).

O planejamento e controle da produção objetivam comandar o processo de produção e coordená-lo com os diversos setores administrativos de uma empresa através de diversas funções inter-relacionadas. O propósito do PCP é garantir que a produção seja eficaz, produzindo os serviços e produtos da maneira mais adequada. Isso requer que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, momento e qualidade adequada.

É importante salientar que as funções dependem do tipo de indústria onde são empregadas, podendo ser muito utilizadas em um tipo de indústria e quase inexistente em outro. Além disso, uma certa função poderá ser executada dentro de normas diferentes em um mesmo tipo de indústria, alterando a forma de comandar e controlar o processo produtivo e de coordená-lo com as outras atividades administrativas da empresa.

Um PCP bem sucedido minimiza as ociosidades de homens e máquinas, mantém o material em níveis de estoque satisfatórios, reduz a movimentação de materiais e o custo de armazenagem e, consequentemente, permite obter uma produção, na quantidade e qualidade desejada, a custo mais baixo. Ele vem para dar suporte à gerência na tomada de decisão, já que está nela os maiores problemas de produção, onde o seu objetivo maior é sempre esquecido, o de gerenciar os meios planejados e não as metas de produção. (Russomano, 1995).

O PCP consegue dar informações à gerência, e esta tem capacidade de decidir melhor. Além da empresa conseguir uma melhor compatibilização dos produtos entre a produção e as vendas, levando a um produto capaz de atender ao cliente e a produção, já que neste setor este fato é de suma importância, dada a diversificação que os modelos podem alcançar. Em suma, o PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.

  1. Pré-requisitos do PCP

Para que o PCP funcione é necessário conhecer as necessidades de vendas. Sua tarefa é garantir a movimentação de todo os departamentos para cumprir solicitações de Vendas. Dois pré-requisitos são indispensáveis: o conhecimento do produto acabado e um roteiro da produção e a existência de facilidades industriais e de recursos financeiros compatíveis com o programa de vendas acertado.

  1. Funções do PCP

        O PCP serve para definir diversos fatores que acontecem nos processos que ocorrem antes, durante e depois da implementação de uma empresa. Basicamente, o PCP deve responder o que será feito, por quem, como, por que, com que recursos, onde e quando. Para que o planejamento seja efetuado com sucesso, é necessário que sejam feitos documentos e planos para auxiliar na organização. As funções do PCP se dividem em seis principais:

  1. Definição das quantidades a produzir;
  2. Gestão de estoques;
  3. Emissão de ordens de produção;
  4. Programação das ordens de fabricação;
  5. Movimentação das ordens de fabricação ;
  6. Acompanhamento da produção;

Definição das quantidades a produzir: esta função fica responsável por analisar a demanda existente no mercado e definir as quantidades de produto a serem produzidas.

Gestão de estoques: função pela qual o PCP mantém a produção abastecida de matérias-primas, acessórios, componentes, peças, material auxiliar, etc.

Emissão de ordens de produção: função que garante que se tenha a tempo todos os itens necessários para o programa de produção.

Programação das ordens de fabricação: função de preestabelecer a ocasião em que serão executadas as operações de fabricação pelas quais passarão as peças e componentes.

Movimentação das ordens de fabricação: providenciar as informações do que foi fabricado. Em muitos casos essa função é mais ampla, sendo responsável por: retirá-la de matéria prima, liberação das Ordens de Fabricação, contagem, transferências e entregas de peças produzidas.

Acompanhamento da produção: função que permite a introdução de correções que garantirão a execução do programa previsto.

Para a lucratividade, é preciso que todos esses fatores sejam organizados, fabricar no momento certo, com os requisitos requeridos e preços competitivos. Conseguindo isso por meio de um bom planejamento e controle da produção. Um bom sistema envolve as seguintes funções:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (193.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com