TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Controle de Produção

Por:   •  5/11/2018  •  Monografia  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Conclusão

Após todos os temas abordados neste trabalho, concluímos que as ferramentas vistas são de extrema importância para as empresas, e com certeza elas necessitam ter o conhecimento para poder aproveitar da melhor forma todas as vantagens que essas ferramentas trazem como também conhecer até onde elas podem ajudar no dia-a-dia.

No trabalho quando abordamos os estoques, chegamos a conclusão que eles são muito importantes para a empresa e que todo controle bem realizado é válido, fazendo com que as empresas possam obter de maneira eficiente e eficaz um bom gerenciamento de tudo que entra e sai de sua produção.

Já o sistema MRP demonstrou ser uma boa ferramenta que auxilia o Planejamento e Controle de Produção, por que integra os diversos departamentos (Produção, Vendas, Compras, Almoxarifado, Contábil) e processa dados e informações que são essenciais para a gestão da produção. Porém, sua implantação deve ser bem gerenciada para que esta seja bem sucedida. Tudo indica que, o principal motivo que leva uma empresa a implantar um sistema MRP II é a possibilidade de integração de boa parte das áreas da empresa.

Conseqüentemente, isto implica em modificações nos métodos de trabalho das áreas, requerendo um maior nível de comprometimento dos funcionários na fase de implantação e manutenção do sistema. Além disso, o treinamento é essencial para o sucesso da implantação, todos os usuários devem ser devidamente treinados para que o sistema funcione de maneira eficaz.

Outra questão a ser salientada, é em relação ao nível de envolvimento e comprometimento por parte da alta administração da empresa, a qual deve designar expressamente um executivo para apoiar as tarefas de implantação, a fim de assegurar os objetivos estratégicos da empresa.

A escolha do software que seja mais adequado às necessidades operacionais e estratégicas da empresa, deve ser uma tarefa de análise bastante criteriosa dos produtos oferecidos pelos representantes, pois exige uma definição clara de diversos fatores. Dentre estes, pode-se citar: a lógica de funcionamento de cada produto, o tempo necessário para treinamento do pessoal da empresa, o número de horas de assistência durante e após a implantação previstas no contrato e a adaptação das atividades operacionais “tradicionais” para migrar para o sistema informatizado. Se a avaliação for feita de forma apressada, pode requerer customizações desnecessárias aumentando demasiadamente o orçamento previsto. A decisão quanto às customizações implica em algo mais delicado, que é a geração de problemas, impedimentos ou demoras de se fazer upgrades do sistema comprado.

No caso específico da área de Planejamento e Controle da Produção, a implantação requer definições bem detalhadas dos diversos parâmetros de produção, tais como: horas-homens, horas-máquina, lead time de produção e de compras, tamanho dos lotes econômicos de produção e de compras e níveis dos estoques.

Finalmente, é necessário deixar bastante claro que os benefícios apresentados pelos representantes, de fato, são reais. Entretanto, ressalta-se que estes são alcançados a longo prazo. Além disso, este sistema é uma ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de tarefas, pois a tomada de decisão é sempre responsabilidade do planejador, visto que o sistema gera informações que devem ser analisadas com critério, ou seja, o sistema não “pensa”. Em resumo, o gerente de produção desenvolve suas habilidades, do ponto de vista de tomada de decisão, baseado no acesso rápido a informações relevantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com