TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Marketing

Por:   •  5/3/2019  •  Monografia  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 7

Como ocorre o crescimento (em altura e em diâmetro) nas árvores?

O crescimento em altura ocorre pelos meristemas apicais, onde fisiologicamente o ápice é geralmente mais velho que a parte de baixo. Já o crescimento em diâmetro é resultado da atividade do câmbio, que possui as células de floema e xilema, sendo a divisão tangencial (periclinal) responsável pelo crescimento em diâmetro e a divisão radial (anticlinal) responsável pelo aumento da circunferência.

Por que em condições tropicais não é possível determinar a idade das árvores por meio da contagem dos anéis de crescimento? Porque em regiões tropicais não há estações do ano com um período bem determinado, ou seja, as estações não são bem definidas, podendo ocorrer várias vezes durante o ano o crescimento do câmbio e assim a formação de vários anéis.

Por que o anel primaveril (ou inicial) é mais largo e menos denso que o outonal (ou tardio)? Porque a gema apical produz maior quantidade de auxina, o crescimento vegetativo é intenso, as células são de maior diâmetro, maior lúmem, menor comprimento e mais finas, diferente do anel outonal que há menor produção de auxina em relação ao giberelina, as células são de menor diâmetro, menor lúmem e maior comprimento.

Por que o cerne é mais resistente ao apodrecimento do que o alburno?

O Cerne é mais resistente ao apodrecimento do que o alburno porque além dele estar na parte interna do lenho, ele é fisiologicamente inativo, suas células já estão mortas, lignificadas e tem como função apenas a sustentação da árvore, diferente do alburno que está fisiologicamente ativo, tem a função de condução e armazenamento, além se ser suscetível organismos xilófagos.

Quanto às características anatômicas, o que diferencia a madeira de coníferas e folhosas? A principal diferença entre a madeira de coníferas e folhosas é que somente nas folhosas existem os vasos que correspondem a 20% da madeira das folhosas. Além disso, as coníferas possuem 90% traqueídeos (fibras), 5 a 8% de células de raio, 0,5 a 1% de células de parênquima enquanto as folhosas possuem 60% de fibras, 20% de vasos, 10 a 15% de células de raio e 5 a 10% de células de parênquima.

Quais são os elementos (camadas) que compõem o tronco? As camadas que compõe o tronco são, de fora para dentro: Córtex, Floema, Câmbio, Alburno e Cerne.

Qual é a função do câmbio? O câmbio é o responsável pelo crescimento em diâmetro do tronco e pela produção das células de xilema e floema.

Quais os elementos químicos orgânicos compõem a madeira? Qual a proporção aproximada de cada um desses elementos na madeira?

Os elementos químicos orgânicos que compõe a madeira são: Carbono (de 48 a 49 %), Oxigênio (de 44 a 45 %), Hidrogênio (de 5 a 6 %) e Nitrogênio (0,3 %). Essas proporções pode variar de acordo com a classe, gênero, espécie e parte da árvore. Além disso, 0,5% de sua constituição é de elementos inorgânicos (minerais) como Ca, K, Mg, Na, Al, Fe, Mn, Zn e Cu.

Quais as principais substâncias químicas estruturais da madeira?

As principais substâncias químicas estruturais da madeira são Carboidratos (Celulose e Hemicelulose) e Substâncias Fenólicas (Lignina). A madeira possui também substâncias químicas extrativas, como Tanino, Resina, Óleo, Cera e Corantes.

Como se caracteriza a molécula de celulose?

A Celulose é um polissacarídeo de cadeia longa, linear, insolúvel em solventes orgânicos, água, ácido e bases diluídas, constituído única e exclusivamente de unidades de β-D-glicose unidas por ligações do tipo (1-4). É uma estrutura organizada e parcialmente cristalina e está localizada principalmente na parede secundária da célula.

Qual a diferença entre celulose e hemicelulose?

Celulose: unidades de glicose ligadas entre si; grau de polimerização elevado; forma arranjo fibroso; forma regiões amorfas e cristalinas; sofre ataque lento por ácido mineral diluído quente; insolúvel em álcali.

Hemicelulose: várias unidades de açúcar (manose, glicose, xilose, arabinose) ligadas entre si; grau de polimerização baixo; não forma arranjo fibroso; formação somente de regiões amorfas; sofre ataque rápido por ácido mineral diluído quente; é solúvel em álcali.

O que são “substâncias extrativas” da madeira? Qual sua função?

Substâncias extrativas da madeira são componentes da madeira não pertencentes à parede celular, geralmente de baixo ou médio peso molecular, solúveis em água ou solventes orgânicos neutros. São responsáveis por características como cor, cheiro, sabor e têm como principais funções proteção e reserva. De acordo com características fisiológicas, são classificadas como: Materiais de reserva (ácidos graxos, açúcares, gorduras e óleos); Materiais de proteção (terpenos, ácidos resinosos, fenóis, ceras); e Hormônios vegetais (betulinol, sististerol, etc).

Porque a presença de nó na madeira é considerada um defeito quando se usa a madeira para fins industriais?

A presença de nós é considerada um defeito pois deixa a madeira enfraquecida (com rachaduras e falhas), além de não ser uma boa qualidade estética, reduzindo o preço do produto final.

O que é a madeira de reação?

A madeira de reação (reação da árvore a uma ação mecânica, por exemplo, inclinação ou curvatura) tem características anatômicas e químicas diferentes da madeira normal. As conífera produzem madeira de compressão e as folhosas produzem madeira de tração.

Quais as diferenças entre a madeira de reação formada em coníferas e em folhosas?

Coníferas  Madeira de Compressão:

  • Formada no lado interno da curvatura do tronco das coníferas.
  • Mais avermelhada, dura e quebradiça.
  • Seus traqueídeos são mais curtos, parede celular mais espessa e mais escura que a parede normal.
  • Apresenta, em sua composição química, maior porcentagem de lignina e menor porcentagem de celulose que a madeira normal.

Folhosas  Madeira de Tração:

  • Formada no lado externo da curvatura de troncos inclinados de folhosas.
  • Mais clara, mais maleável, mais macia.
  • Fibras mais numerosas e com menor diâmetro, desenvolvimento de uma camada gelatinosa no interior da fibra.
  • Apresenta, em sua composição química, menor porcentagem de Lignina e Hemicelulose e maior porcentagem de Celulose que a madeira normal.

Dentre as propriedades térmicas da madeira qual é a mais importante quando a madeira se destina à produção de energia? Porque?

Para a produção de energia, a propriedade térmica mais importante da madeira é o Poder Calorífico (quantidade de calorias produzidas pela combustão completa de 1 kg de determinado material.Depende da composição química e do teor de umidade), pois quanto maior o poder calorífio, maior a capacidade de produzir calorias (poder energético).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com