TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento estratégico governamental

Por:   •  15/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina “Planejamento estratégico governamental”

Professor Coordenador: Profª. Marco Antonio Conejero

Atividade 2

Aluno: Edimar Henrique Silva

Questão 1)   Procure diferenciar o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) dos métodos tradicionais de planejamento estratégico. Nesse processo, apresente o significado do termo “planejar”.

Resposta:  O método PES, apareceu por volta da década de 1970, como resultado da busca de uma ferramenta de suporte ao mesmo tempo científica e política para o trabalho cotidiano de dirigentes públicos e outros profissionais em situação de governo. Seu criador foi o ex-ministro de Planejamento chileno do governo Allende, Carlos Matus.

Nas suas próprias palavras, o método PES nasceu de um longo processo de reflexão ocorrido no período em que ele ficou preso em função do golpe militar, o qual levou à morte o presidente Allende, em setembro de 1973. Essa linha de pensamento o levou a formular uma crítica ao planejamento governamental tradicional e propor uma  alternativa levando em conta o caráter situacional (situação do ator que planeja) e estratégico o qual deveria possuir o planejamento, em especial aquele necessário para lidar com as particularidades do Estado latino-americano. De acordo com Matus 1997, O PES apresenta três características principais. A primeira é o subjetivismo, que tem por objetivo identificar e analisar uma situação problemática, centra-se nos indivíduos envolvidos (atores), em suas percepções e pontos de vista, pressupondo, portanto, que se cada indivíduo tem suas próprias características, sua interpretação de determinada situação vai depender de seus conhecimentos, experiências, crenças, posição no jogo social etc. De acordo com Matus,o planejamento tradicional, que este autor chama de normativo, não distribui o instrumental sufuciente para que o ator participe deste jogo de maneira mais efetiva.

O jogo social requer um tipo de planejamento que articule técnica com política, estabeleça, coerentemente, as ações face aos objetivos e aos meios para alcança-los e formule estratégias para o encontro com outros atores. Uma das principais críticas que Matus faz ao planejamento tradicional diz respeito a não consideração da existência de outros atores. Paradoxalmente penso encontrar em Matus indícios de que o outro, no momento estratégico, também é desconsiderado. Em outras palavras, parece que a estratégia em Matus é um sinal de advertência inútil. Inútil, porque se o nosso ator seguir todos os passos da montagem da trajetória estratégica, ele deverá atingir seu objetivo. Assim, tenho a impressão que Matus considera e desconsidera o outro simultaneamente. Segundo Matus planejar significa atingir algum objetivo enfrentando as incertezas e as atividades colocadas pela realidade, alcançando os objetivos que o plano se propõe.

Questão 2) Apresente o Triângulo do Governo e como o seu funcionamento influencia o sucesso da aplicação do PES.

Resposta: Esse triângulo é formado por três variáveis interdependentes e cada uma dessas variáveis se encontra em uma das quinas do Triângulo. Um conjunto de pessoas que pretende governar formula um Projeto de Governo, que pode ser entendido como o grupo dos objetivos que ele possui e que expressam os desejos da parte da população que o elegeu, conferindo assim, Apoio Político ao governo eleito.

             É evidente a idéia de que o Apoio Político, em qualquer mandato de um governo eleito, começa alto diminui. Assim como a de que um Projeto de Governo que não pretende mudar a situação previamente existente um projeto meramente “administrativo” não irá requerer uma alta governabilidade, pois não existirão muitos obstáculos à sua ação. Ao contrário, um Projeto de Governo “transformador”, que expressa uma grande ambição do ator social de mudar a situação previamente existente, exigirá alta governabilidade. Então, o grau de Governabilidade que um ator social precisa para governar é inversamente proporcional ao Projeto de Governo, entendido este como a ganância de mudar aquilo já existente.

Questão 3) Descreva como aplicar os métodos de Diagnóstico de Situações e Planejamento de Situações e como esses métodos se inserem nos 4 momentos da Gestão Estratégica.

Resposta:

        

A gestão Estratégica é um conceito formulado por  uma composição de quatro momentos principais.

Segundo Matus, momento é algo que se repete, passado por um processo contínuo, sem um princípio e sem fim. Seu conceito não é cronológico e indica instancia, ocasião, circunstância ou conjuntura, por qual passa por um processo contínuo ou em cadeia, sem começo e nem fim bem definidos. Seu contexto está baseado em Diagnóstico, formulação. Estratégia e operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com