TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidiciplinar Ambiente Empresarial

Por:   •  20/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente financeiro - 2021, sob a orientação dos Professores Tutores Gabrielle Carvalho e Márcio Francisco.

São Paulo - SP

2021

RESUMO

A felicidade é o sentimento que cada ser humano busca durante a sua vida.

Este trabalho tem como objetivo apresentar a definição de felicidade e como ela é enxergada pela ótica dos alunos participantes.

Após esta análise, será apresentada a visão de como a felicidade impacta no ambiente empresarial, como ela afeta a eficiência, produtividade, engajamento e satisfação dos funcionários e como nós, na posição de gestores, podemos promover a felicidade na organização.

Será abordado também a metodologia FIB – Felicidade Interna Bruta e seus pilares, surgindo com uma visão baseada na felicidade do indivíduo, que leva em conta a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo e como é benéfico inseri-la no ambiente empresarial.

Palavras-chave: Felicidade, engajamento, produtividade.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 5

2.FELICIDADE.............................................................................................................6

2.1.FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO 7

3 FIB INDIVIDUAL.......................................................................................................8

4 NUVEM DE PALAVRAS...........................................................................................

4REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

Na primeira parte deste trabalho, apresentaremos de forma objetiva a definição de felicidade e como ela é enchergada de forma diferente por cada indivíduo.

No que se norteia a base do bem-estar do indivído, como a felicidade pode afetar o seu modo de trabalhar e como a empresa e os gestores pode promover a promover um clima organizacional que promove o bem-estar dos colaboradores?

A partir destes entendimentos, será possível apresentar estratégias visando melhorar cada vez mais o clima da empresa para o bem-estar comum, ganho de produtividade e maior qualidade nos produtos ou serviços entregues aos clientes.

2. FELICIDADE

Podemos definir “felicidade” como uma “sensação real de satisfação plana; estado de contentamento, de satisfação” ou “condição da pessoa feliz, satisfeita, alegre, contente” (FELICIDADE, 2020).

Observando a definição desta palavra, é possível que imaginemos que felicidade, ou o que ela representa, tenha um significado absoluto ou singular. Pelo contrário, o significado é muito mais amplo. Segundo Achor (2012, p.45), “a felicidade depende da pessoa que a vivência. É por isso que os cientistas muitas vezes se referem à felicidade em termos de “bem-estar subjetivo” — porque tudo depende de como nos sentimos em relação à nossa própria vida”.

A felicidade é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo específico, como um sonho realizado, um desejo atendido. É um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

A felicidade é algo individual, intransferível e pessoal. A partir disto, podemos concluir que esta palavra pode impactar grandemente na forma que conduzimos nossa vida, pessoal e profissional.

2.1. FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

Há muito tempo se acredita que as únicas formas de engajar um funcionário são por dar bons salários, cargos, planos de carreira, etc. Este pensamento não está incorreto. Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, a saúde mental contribui bastante para que haja um clima organizacional estável e feliz.

A felicidade no ambiente de trabalho é fundamental para o desenvolvimento individual e com isso resulta na felicidade coletiva da empresa.

Como administrador, nosso dever é melhorar e promover um ambiente feliz para um ganho de qualidade e produtividade, pois pessoas felizes dão melhores resultados.

O trabalho é como um “ecossistema”, onde a vida pessoal do funcionário é diretamente ligada ao seu desempenho profissional. Então, é dever da empresa promover o equilíbrio entre esses ambientes. Precisamos ser motivadores e desperta a paixão do trabalhador pelo trabalho, pois assim ele se dedicará mais e aprenderá melhor.

Podemos utilizar o exemplo da empresa HDI Seguros S.A. No ano de 2019 foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com