TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDICIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  23/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – UNIFRAN

BACHARELADO EM ADMISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROJETO MULTIDICIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

SÃO PAULO - SP

2021

PROJETO MULTICIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

O trabalho do projeto, apresenta ao curso de

Administração de empresas, como parte do

Requisito para a conclusão da disciplina projeto

Multidisciplinar – ambiente empresarial - 2021 sob

Orientação dos Prof. Tutor Marcio Francisco Formado

SÃO PAULO – SP

2021

RESUMO

O presente trabalho acadêmico tem, por objetivo, relacionar, na teoria e na prática o dia a dia de pessoas no trabalho e fora dele para avaliar os impactos da felicidade nesses ambientes. A partir de análises interpessoais onde tivemos relatos de rotinas, textos, gráficos, imagens e explicações será possível conhecer e compreender melhor esse comportamento. Será possível também entender melhor como é o ambiente de felicidade dentro das empresas e seu impacto dentre os colaboradores. O texto analisa a viabilidade de utilização do índice de felicidade interna bruta (FIB) para esse processo.

Palavras-chave: Felicidade no trabalho, impacto no ambiente empresarial, o papel da felicidade no ambiente de trabalho.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................5

  1. FELICIDADE....................................................................................................6
  1. FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO.....................................7
  1. FIB INDIVIDUAL..............................................................................................8
  1. CONCLUSÃO................................................................................................28

   

       

 

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem como a finalidade descobrir qual a influência da felicidade interna bruta (FIB). Além dos níveis de satisfação humana como todos nós observamos, o trabalho ocupa grande parte de nossas vidas, logo é fundamental e essencial que o mesmo seja visto como uma peça chave para a felicidade do ser humano e como tal é de grande importância que os colaboradores se sintam bem e reconhecidos, e trabalhem em um ambiente favorável e fazendo o que se gosta.

Quando o indivíduo está realizado com o seu emprego, ele experimenta uma série de sensações positivas, como alegria, motivação, bem-estar e disposição.

E isso reflete também em outros âmbitos.

A felicidade é um sentimento perene, ou seja, está presente constantemente e não apenas durante uma promoção ou aumento de salário, por exemplo. Quem não gosta de ser tratado com cordialidade ainda ter seu trabalho elogiado, não é mesmo?

É possível, sim, encarar a vida profissional de um jeito otimista e fazer dela mais que uma obrigação.

FELICIDADE

O que podemos dizer sobre felicidade? Será a compra de um carro uma roupa uma casa, ou está nas coisas simples como almoçar com a família, assistir um filme, ter tempo para fazer algo que te dê prazer?

Nós, seres humanos, passamos por muitos momentos difíceis - doenças, contas, procura por emprego, etc. - mas como extrair um pouco de felicidade disso tudo, em um dia-a-dia corrido, sem tempo para nada? Horas e horas atrás de alternativas para conseguir um pouco de estabilidade, tentamos sempre olhar o lado positivos das coisas como elas são sem nos apegarmos a bens, dinheiro, etc?

A felicidade existe ou é apenas um momento de alegria onde tudo passa em um breve momento? Quando éramos crianças, pensávamos que a felicidade chegaria quando chegássemos a maior idade, quando abríssemos nossa conta no banco tivéssemos nosso cheque, tiraríamos nossa carteira de motorista... enfim, até hoje procuramos realmente nossa felicidade.

Ela está nos breves momentos, quando compramos um carro parcelado, no instante da compra somos felizes ao adquirir um bem, mas ao mesmo momento que esse carro te fez feliz ele te fará triste quando chegar o vencimento da prestação. O mesmo pode se dizer quando você come alguma coisa que goste. Por exemplo, um pastel, o primeiro pastel vai ser maravilhoso, vai liberar a felicidade extrema, o segundo também te fará feliz, a partir do terceiro quando você já vai estar saciado o mesmo pastel que e fez feliz vai te deixar triste por que não vai conseguir comer mais. Felicidade são breves momentos de prazer.

Afinal, nós merecemos ser felizes, merecemos aproveitar a vida como ela é. Viver com alegria sem se importar com as dificuldades - que passam rápido - enquanto a vida continua. A vida é para ser celebrada e festejada, relembrando que felicidade e sofrimento não estão nas coisas materiais, mas vemos as relações com elas.

Seja bom, plante sementes do bem. Seja agradável e otimista, pense antes de falar ou até mesmo antes de agir. Reflita sobre tudo, não deixe para amanhã o que pode ser dito ou feito hoje. Seja paciente. Desapegue-se das coisas e bens materiais deixe as surpresas da vida te fazer feliz. As pessoas mais felizes são mais confiáveis e sociáveis, também sabem perdoar mais e são mais amorosas com outras pessoas.

FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

Há vários estudos e pesquisas feitas que a felicidade no mercado de trabalho pode influenciar diretamente no rendimento de colaboradores como Warwick University, onde aponta que os trabalhadores mais felizes entregam 20% mais produtividade.

O que fazer para que uma instituição ou empresa possa criar um espaço ou ambiente adequado de trabalho, para que seus colaboradores possam ser felizes trabalhando e não apenas indo buscar seus salários ou benefícios?

Seria interessante criar pesquisas internas como a FIB (FELICIDADE INTERNA BRUTA), para apontar ou evidenciar aos superiores o que os colaboradores pensam ou desejam o que seria um ambiente te de trabalho feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (760.5 Kb)   docx (570.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com